Sistema Muscular

 As células musculares são especializadas em atuar na contração e relaxamento e estão geralmente sob controle do sistema nervoso central. Elas se organizam em feixes formando, então, massas macroscópicas as quais chamamos de músculos (LOBAS, 2010). 

Os músculos são estruturas que se fixam por suas extremidades e movem os segmentos do corpo, voluntariamente ou não, por contração através de um encurtamento da distância que existe entre suas extremidades fixas. 

O aparelho locomotor se constitui de músculos, ossos e junturas. Os músculos são considerados como os elementos ativos do movimento e os ossos, os elementos passivos (alavancas biológicas). A musculatura não assegura só a dinâmica, mas também a estática do corpo humano (mantendo as peças ósseas unidas), determinando a posição e a postura do esqueleto (LOBAS, 2010).

Variedade dos Músculos 

O controle das células musculares se faz graças à divisão do nervo motor em muitos ramos, já que estas células estão sob controle do sistema nervoso, na maioria das vezes. 

A placa motora é um mecanismo especializado, caracterizado pelas divisões microscópicas do ramo nervoso. Ela transmite o impulso às células musculares, assim que o o impulso nervoso passa através do nervo, levando a sua contração. 

O músculo pode ser considerado voluntário, cuja contração é determinada por um impulso que resultou de um ato voluntário; ou involuntário, que funciona independentemente do nosso controle. 

Os músculos voluntários são, histologicamente, considerados como sendo do tipo estriados, por apresentarem estrias transversais e são também esqueléticos, isto é, estão fixados pelo menos por uma de suas extremidades ao esqueleto. Já os músculos involuntários são considerados músculos lisos, são viscerais e compõem diversos órgãos dos sistemas do organismo, como a musculatura cardíaca e a musculatura lisa, presentes respectivamente, no coração e em órgãos como estômago, intestino e útero. 

Você conhece a mecânica muscular?

Ao contrair o músculo, há uma redução do ventre muscular em relação ao estado de repouso, em cerca de um terço ou metade, ocorrendo, consequentemente, o deslocamento da peça esquelética. 

Ventre muscular é a porção carnosa do músculo, no qual há predominância de fibras musculares sendo, portanto, a parte ativa e contrátil do músculo.

A ação muscular, compreende normalmente ação principal do músculo, pois em qualquer movimento, há o envolvimento de vários músculos em ação conjunta. 

Este trabalho muscular em conjunto é chamado coordenação motora. Em um movimento voluntário, há um número enorme de ações musculares automáticas ou semiautomáticas.

Classificação dos Músculos

•Quanto à forma e ao arranjo das fibras 

Os músculos possuem as suas fibras organizadas de forma paralela ou obliquamente em relação à direção de tração praticada por elas. Podemos encontrar o arranjo paralelo das fibras musculares tanto nos músculos longos, nos quais predomina o comprimento, quanto nos músculos largos onde a largura e o comprimento são aproximadamente iguais. A disposição oblíqua das fibras ocorre com maior freqüência nos músculos denominados peniformes, em que as fibras são oblíquas em relação aos tendões. 

•Quanto à origem

 São denominados de bíceps, tríceps ou quadríceps, os que apresentam mais de uma cabeça e se originam por mais de um tendão. 

•Quanto à inserção 

A inserção dos músculos pode ser feita por mais de um tendão. São denominados de bicaudados quando há dois tendões ou policaudados quando há três ou mais tendões. 

•Quanto à ação 

Os músculos podem ser classificados quanto à sua ação principal em flexor, extensor, adutor, abdutor, rotator medial, rotator lateral, pronador, supinador, flexor plantar, flexor dorsal etc. 

Classificação Funcional dos Músculos

Agonista – quando o músculo é o elemento fundamental no desenvolvimento de um movimento. Antagonista – regula a potência e a velocidade da ação do músculo opondo-se ao trabalho de um músculo agonista. 

Sinergista – produz as contrações simultaneamente ao músculo agonista, porém, geralmente, em um movimento articular, existe mais de um músculo com essa característica e ele não é considerado o principal músculo responsável por um movimento ou pela manutenção de uma postura. 

Inervação e Nutrição

Foi citado, anteriormente, que a atividade muscular é geralmente controlada pelo Sistema Nervoso Central (SNC), por isso, nenhum músculo pode se contrair se não receber estímulo por meio de um nervo. Para executar seu trabalho mecânico, os músculos necessitam de energia proveniente das moléculas de trifosfato de adenosina, chamadas de ATP, as quais são produzidas nas mitocôndrias a partir da reação da glicose com o oxigênio que respiramos. Os músculos recebem suprimento sanguíneo através de uma ou mais artérias, que neles penetram e se ramificam intensamente, formando um extenso leito capilar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui