Os Músculos da Expressão Facial

 Apesar de serem designadas sob esta denominação de caráter funcional, as suas funções mais importantes, na verdade, relacionam-se com a alimentação, mastigação, fonação e o piscar dos olhos. Situam-se logo abaixo da pele e constituem uma camada quase única. Compõem o grupo de músculos mais delicados e fracos do corpo. Por se inserirem na cútis (e também na mucosa), são chamados de cuticulares. O nervo motor desses músculos é o facial (KREIA, TANAKA, 2013 [s.p.]).

Curiosidade

 Os músculos da expressão facial são responsáveis por expressar as nossas emoções e estão na dependência do sistema nervoso.

•Quando realizamos expressões de reflexão e de concentração, ocorre uma contração principalmente do músculo corrugador do supercílio e em menor nível do músculo orbicular do olho. 

•Nas expressões em que estamos em situação de ameaça e agressão, apresentamos a ação do músculo prócero, que ocasiona uma dobra horizontal na região inferior à glabela. 

•Expressões de surpresa e de espanto tendem a afastar a rima bucal e as palpebrais por conta da significativa ação do músculo frontal e do relaxamento dos músculos elevadores da mandíbula.

•O músculo depressor do ângulo da boca age diante de revelações de expressões de sofrimento, tristeza ou dor.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui