TEXTOS ADMINISTRATIVOS: CARTA COMERCIAL
Textos específicos:
Carta comercial
Apresentação do Texto da
Carta Comercial
Texto
A
Companhia
vidreira
End.
Telegráfico: CVID
Av.
Das Industrias Matola – Machava
Exmo Senhor
Ferreira Neto
Av. Eduardo Mondlane Quelimane
s/referência S/comunicação N/referência Matola - Machava
393/2017
19/Maio/2017
100/GFE
22/Maio/2017
Assunto: GARRAFA DE FORMATO ESPECIAL
Exmo.
Senhor
Acusamos a recepção da carta acima referida e agradecemos a V. Ex.a
a encomenda com as características indicadas na sua carta de 19 de Maio, de
pedido, que executaremos no prazo e pelo preço indicados no nosso orçamento de
3 do corrente.
Com toda a consideração e estima,
subscrevemo-nos.
De V.as Ex.as
Atentamente,
COMPANHIA VIDREIRA
O Director
_______________________
(Assinatura)
(Texto adaptado)
Texto B
Casa
Chibanga
Av.
Marien Nguabi
Maputo
Exm.os Senhores
Armazéns Xavier e Irmãos, Lda.
Rua Correia de Brito, 613,
C.P. 544, Beira
S/
referência s/
comunicação N/ referência Data
……………….
………………
74645449/2017
22/05/2017
ASSUNTO: Devolução de mercadoria
Exm.os
Senhores,
Anteontem procedemos ao levantamento, na central da camionagem, da
mercadoria que V. Ex.as nos devolveram, alegando deficiência de
fabrico e má marcação dos tamanhos.
O nosso encarregado de armazém, após uma inspecção pormenorizada, detectou
essas deficiências em apenas 45 das 600 peças fornecidas, pelo que não podemos
aceitar de modo algum a devolução do restante artigo sem deficiências. Além do
mais, a mercadoria fornecida a 27 /01/2017 só agora é que V. Ex.as
procederam à sua devolução, quando nas nossas facturas está expressamente
estipulado que as reclamações só serão aceites num prazo máximo de quinze dias.
Vamos aceitar a devolução das 45 peças com defeito, embora a reclamação
tenha sido feita fora do prazo, visto que é pela primeira vez que V.Ex.as
transaccionam connosco e porque a nossa firma tem como lema “cliente bem
servido é um amigo adquirido”. Quanto às restantes peças sem defeito, já as
fizemos seguir hoje através da CFM.
Lamentando o incidente ocorrido, ficamos a aguardar as v/ prezadas
ordens. Com os n/ melhores cumprimentos subscrevemo-nos.
De V.asEx.as
Atentamente
O Gerente
_________________________________
(Assinatura)
Anexo:
senha CP no 3038
P.S.:
Informamos V.Ex.as de que as n/ facturas vencem a 60 dias.
In Livro de traduções comerciais,
s/d (adaptado)
Prezado/a estudante:
Estes textos são aqueles que
estabelecem uma relação entre o indivíduo e a instituição. Às vezes queremos pedir um emprego e não falamos
oralmente, mas sim fazemos uma carta onde colocamos o nosso pedido . Quando estamos numa situação em que não
podemos estar com a pessoa face a face para colocarmos o nosso pedido com o
responsável da empresa ou sector público, usamos uma forma de comunicação, esta
é a carta.
Definições e conteúdo
Textos administrativos
São textos de carácter documental, de comunicação entre instituições e
utilizam-se no mundo do trabalho.
Existem diferentes tipos de textos de natureza administrativa, tais como:
Requerimento, Convocatória, Acta, Carta Comercial, Ofício, Curriculum Vitae,
etc.
Aqui nos reservamos a
analisar a carta comercial.
O que vem a ser uma carta
comercial? Antes de falarmos o que é uma carta comercial devemos primeiro saber
o que é uma carta e tipos de carta. Então, o que é a carta?
Carta
A carta é um
meio de comunicação ao qual recorremos para nos comunicarmos com os outros.
De acordo com o tipo de comunicação, as cartas apresentam diferentes
características.
Tipos de carta
1. Carta pessoal, familiar ou privada. É a carta que dirigimos a um
amigo, a um familiar, … para lhe comunicarmos os nossos sentimentos, desejos,
opiniões.
2. A Carta comercial. É a carta que se escreve para oferecer um produto,
fazer um pedido ou formular uma reclamação. Pode-se entender a carta
comercial como um documento escrito, trocado por empresas ente si ou entre
as empresas e os seus clientes e vice-versa, visando iniciar, manter ou
encerrar transacções. Incluem ainda as cartas de candidatura a emprego e as
cartas de resposta a anúncios. A carta comercial pode dividir-se ainda em:
Carta de
oferta: quando o objectivo é dar a conhecer um produto,
uma firma, serviço que se possa prestar, etc.
Carta de
informação: quando o objectivo é apenas informar.
Carta de
pedido: quando o objectivo é fazer uma encomenda.
Carta de
reclamação: quando o objectivo é apresentar uma queixa ou
protestar contra um mau serviço.
Estrutura do texto da carta Comercial
A carta comercial pressupõe relações de negócio, pelo que quem a escreve
provavelmente desempenhará um papel nessa relação negocial.
São partes que constituem uma carta comercial:
Cabeçalho –
é a parte do texto onde se redigem elementos que identificam a firma ou
indivíduo remetente; o destinatário, as referências e o Assunto
da carta.
Corpo da carta (Desenvolvimento) é a parte do desenvolvimento do assunto. O corpo da carta inicia com o vocativo ou saudação inicial – que é a parte que antecede o texto em que o remetente utiliza, para com a pessoa a quem se dirige, uma expressão de deferência, de acordo com a intimidade que os liga.
Encerramento –
é o último parágrafo da carta e precede a assinatura do remetente. Apresenta um
aspecto bastante formal e contém normalmente um verbo no gerúndio.
Pos-scriptum ou P.S. (“pós-escrito”)
– local onde é mencionado, com brevidade, um assunto que não diz respeito ao
texto, ou que, embora diga, foi esquecido por lapso.
Tipo de linguagem
A carta comercial recorre a uma linguagem técnica, objectiva, directa,
simples e clara.
A linguagem deve ser técnica de acordo com a área específica, isto é, uma
linguagem adequada à área. Exemplo: os termos técnicos da oficina não são os
mesmos da contabilidade.
A linguagem deve ser objectiva, de modo a não suscitar várias
interpretações;
A linguagem deve ser directa, de modo a suprimir palavras e frases
desnecessárias;
A linguagem deve ser simples
e clara, de modo a ser entendida ou compreendida por qualquer leitor.
Como redigir uma carta comercial
Para redigir uma carta comercial é necessário o uso de regras
específicas:
1a regra: indicar, no canto superior esquerdo, quem escreve e
a quem se escreve na linha abaixo no canto superior direito, com os respectivos
endereços. Na linha a seguir, indicar as referências (s/r – sua referência; n/r
– nossa referência). A data vem mais abaixo, à direita. Indicar o assunto da
carta.
2a regra: deixar um espaço, no mínimo de duas linhas e iniciar
o corpo da carta começando pela saudação, depois o texto, a fórmula de
despedida e no final a assinatura do remetente, o seu nome e o cargo que
exerce.
3a regra: Fazer uma pequena introdução explicando a razão de
ser da carta e incluir num parágrafo cada questão que se quer colocar.
4a regra: Construir um texto claro, coerente e conciso.
5a regra: usar uma linguagem precisa e apropriada ao nível do
destinatário.