TEXTOS ADMINISTRATIVOS: CARTA COMERCIAL

 Textos específicos:

Carta comercial

Apresentação do Texto da Carta Comercial

Texto A

Companhia vidreira

End. Telegráfico: CVID

Av. Das Industrias Matola – Machava

Exmo Senhor

Ferreira Neto

Av. Eduardo Mondlane Quelimane

 

s/referência                            S/comunicação           N/referência              Matola - Machava

393/2017                                 19/Maio/2017             100/GFE                      22/Maio/2017

 

Assunto: GARRAFA DE FORMATO ESPECIAL

Exmo. Senhor

Acusamos a recepção da carta acima referida e agradecemos a V. Ex.a a encomenda com as características indicadas na sua carta de 19 de Maio, de pedido, que executaremos no prazo e pelo preço indicados no nosso orçamento de 3 do corrente.

            Com toda a consideração e estima, subscrevemo-nos.

De V.as Ex.as

Atentamente,

COMPANHIA VIDREIRA

O Director

_______________________

(Assinatura)

(Texto adaptado)

 

 

 

Texto B

Casa Chibanga

Av. Marien Nguabi

Maputo

Exm.os Senhores

Armazéns Xavier e Irmãos, Lda.

Rua Correia de Brito, 613, C.P. 544, Beira

S/ referência                s/ comunicação           N/ referência                          Data

……………….            ………………                74645449/2017                  22/05/2017

ASSUNTO: Devolução de mercadoria

Exm.os Senhores,

Anteontem procedemos ao levantamento, na central da camionagem, da mercadoria que V. Ex.as nos devolveram, alegando deficiência de fabrico e má marcação dos tamanhos.

O nosso encarregado de armazém, após uma inspecção pormenorizada, detectou essas deficiências em apenas 45 das 600 peças fornecidas, pelo que não podemos aceitar de modo algum a devolução do restante artigo sem deficiências. Além do mais, a mercadoria fornecida a 27 /01/2017 só agora é que V. Ex.as procederam à sua devolução, quando nas nossas facturas está expressamente estipulado que as reclamações só serão aceites num prazo máximo de quinze dias.

Vamos aceitar a devolução das 45 peças com defeito, embora a reclamação tenha sido feita fora do prazo, visto que é pela primeira vez que V.Ex.as transaccionam connosco e porque a nossa firma tem como lema “cliente bem servido é um amigo adquirido”. Quanto às restantes peças sem defeito, já as fizemos seguir hoje através da CFM.

Lamentando o incidente ocorrido, ficamos a aguardar as v/ prezadas ordens. Com os n/ melhores cumprimentos subscrevemo-nos.

 

De V.asEx.as

Atentamente

O Gerente

_________________________________

(Assinatura)

Anexo: senha CP no 3038

P.S.: Informamos V.Ex.as de que as n/ facturas vencem a 60 dias.

 

In Livro de traduções comerciais, s/d (adaptado)

 

Prezado/a estudante:

Estes textos são aqueles que estabelecem uma relação entre o indivíduo e a instituição. Às vezes queremos pedir um emprego e não falamos oralmente, mas sim fazemos uma carta onde colocamos o nosso pedido .  Quando estamos numa situação em que não podemos estar com a pessoa face a face para colocarmos o nosso pedido com o responsável da empresa ou sector público, usamos uma forma de comunicação, esta é a carta.

 Definições e conteúdo

Textos administrativos

São textos de carácter documental, de comunicação entre instituições e utilizam-se no mundo do trabalho.

Existem diferentes tipos de textos de natureza administrativa, tais como: Requerimento, Convocatória, Acta, Carta Comercial, Ofício, Curriculum Vitae, etc.

Aqui nos reservamos a analisar a carta comercial.

O que vem a ser uma carta comercial? Antes de falarmos o que é uma carta comercial devemos primeiro saber o que é uma carta e tipos de carta. Então, o que é a carta?

 

Carta

A carta é um meio de comunicação ao qual recorremos para nos comunicarmos com os outros.

De acordo com o tipo de comunicação, as cartas apresentam diferentes características.

 

Tipos de carta

1. Carta pessoal, familiar ou privada. É a carta que dirigimos a um amigo, a um familiar, … para lhe comunicarmos os nossos sentimentos, desejos, opiniões.

2. A Carta comercial. É a carta que se escreve para oferecer um produto, fazer um pedido ou formular uma reclamação. Pode-se entender a carta comercial como um documento escrito, trocado por empresas ente si ou entre as empresas e os seus clientes e vice-versa, visando iniciar, manter ou encerrar transacções. Incluem ainda as cartas de candidatura a emprego e as cartas de resposta a anúncios. A carta comercial pode dividir-se ainda em:

Carta de oferta: quando o objectivo é dar a conhecer um produto, uma firma, serviço que se possa prestar, etc.

Carta de informação: quando o objectivo é apenas informar.

Carta de pedido: quando o objectivo é fazer uma encomenda.

Carta de reclamação: quando o objectivo é apresentar uma queixa ou protestar contra um mau serviço.

 Estrutura do texto da carta Comercial

A carta comercial pressupõe relações de negócio, pelo que quem a escreve provavelmente desempenhará um papel nessa relação negocial.

São partes que constituem uma carta comercial:

 

Cabeçalho – é a parte do texto onde se redigem elementos que identificam a firma ou indivíduo remetente; o destinatário, as referências e o Assunto da carta.

 

Corpo da carta (Desenvolvimento) é a parte do desenvolvimento do assunto. O corpo da carta inicia com o vocativo ou saudação inicial – que é a parte que antecede o texto em que o remetente utiliza, para com a pessoa a quem se dirige, uma expressão de deferência, de acordo com a intimidade que os liga.

 

Encerramento – é o último parágrafo da carta e precede a assinatura do remetente. Apresenta um aspecto bastante formal e contém normalmente um verbo no gerúndio.

 

Pos-scriptum ou P.S. (“pós-escrito”) – local onde é mencionado, com brevidade, um assunto que não diz respeito ao texto, ou que, embora diga, foi esquecido por lapso.

 

 Tipo de linguagem

A carta comercial recorre a uma linguagem técnica, objectiva, directa, simples e clara.

A linguagem deve ser técnica de acordo com a área específica, isto é, uma linguagem adequada à área. Exemplo: os termos técnicos da oficina não são os mesmos da contabilidade.

A linguagem deve ser objectiva, de modo a não suscitar várias interpretações;

A linguagem deve ser directa, de modo a suprimir palavras e frases desnecessárias;

A linguagem deve ser simples e clara, de modo a ser entendida ou compreendida por qualquer leitor.

 

Como redigir uma carta comercial

Para redigir uma carta comercial é necessário o uso de regras específicas:

1a regra: indicar, no canto superior esquerdo, quem escreve e a quem se escreve na linha abaixo no canto superior direito, com os respectivos endereços. Na linha a seguir, indicar as referências (s/r – sua referência; n/r – nossa referência). A data vem mais abaixo, à direita. Indicar o assunto da carta.

2a regra: deixar um espaço, no mínimo de duas linhas e iniciar o corpo da carta começando pela saudação, depois o texto, a fórmula de despedida e no final a assinatura do remetente, o seu nome e o cargo que exerce.

3a regra: Fazer uma pequena introdução explicando a razão de ser da carta e incluir num parágrafo cada questão que se quer colocar.

4a regra: Construir um texto claro, coerente e conciso.

5a regra: usar uma linguagem precisa e apropriada ao nível do destinatário.

 


as cartas não têm nada a ver com isto

 lembrar que é carta comercial

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