FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA: CONJUGAÇÃO PRONOMINAL

 Conjugação pronominal

Veja como termina o texto B da lição anterior. Já pôde observar?

O texto B, no seu último parágrafo termina desta forma: “Com os n/ melhores cumprimentos subscrevemo-nos.” O que aconteceu com esta forma verbal destacada na frase? Certo! Apresenta um pronome que está ligado a forma verbal.

O que acontece quando acoplamos um pronome à uma forma verbal. A forma verbal liga-se ao pronome. Na unidade um, conjugamos os verbos irregulares. Aqui um novo elemento aparece: o pronome. O que é um pronome? Pronome significa o que é a favor do nome, isto é, uma palavra que substitui o nome (como a própria palavra sugere).

Conjugação pronominal

Conjugação pronominal – chama-se conjugação pronominal quando os verbos estão conjugados com os pronomes. Existem, no entanto, algumas diferenças que são dependentes dos pronomes usados.

Com os pronomes pessoais: o, a, os, as, lo, la, los, las, nos, nas.

Exemplos:

Sorriu para os filhos e acarinhou-os. (Aqui o pronome os está em vez do nome filhos)

Quis vê-la pela última vez. (o pronome la está em vez de um nome feminino que nos remete ao pronome pessoal ela).

Estes são os túmulos dos meus avós, observem-nos bem. (o pronome nos está em vez do nome os túmulos).

 Pronomes pessoais reflexos

São pronomes pessoais reflexos me, te, se, nos, vos.

Conjugação pronominal reflexa é a conjugação feita com os pronomes me, te, se, nos e vos e chama-se reflexa porque o sujeito pratica e sofre ao mesmo tempo a acção que ele próprio pratica. O pronome aparece como complemento direito.


 Acho que é necessário explicar estas formas …

Os pronomes reflexivos propriamente ditos

São aqueles em que os pronomes pessoais me, te, se, nos e vos indicam uma acção que recai ou se reflecte no agente, ou seja, uma acção que é realizada e sofrida pelo sujeito.

Conjugação do verbo subscrever-se , numa pronominal reflexa, nos tempos do modo indicativo

Modo

Tempo

Indicativo

Presente

Pretérito perfeito

Pretérito imperfeito

Pretérito mais que perfeito

Futuro

Eu subscrevo-me

Tu subscreves-te

Ele/a subscreve-se

Nós subscrevemo-nos

Vós subscreveis-vos

Eles subscrevem-se

subscrevi-me

subscreveste-te

subscreveu-se

subscrevemo-nos

subscrevestes-vos

subscreveram-se

Eu subscrevia-me

Tu subscrevias-te

Ele subscrevia-se

subscrevíamo-nos

subscrevíeis-vos

subscreviam-se

Eu subscrevera-me

subscreveras-te

subscrevera-se

subscrevêramo-nos

subscrevêreis-vos

subscreveram-se

Eu subscrever-me-ei

Tu subscrever-te-ás

Ele subscrever-se-á

subscrever-nos-emos

subscrever-vos-eis

subscrever-se-ão

Conjuntivo

Que eu me subscreva

Que tu te subscrevas

Que ele/a se subscreva

Que nós nos subscrevamos

Que vós vos subscrevais

Que eles se subscrevam

 

Se eu me subscrevesse

Se tu te subscrevesses

Se ele se subscrevesse

Se nós nos subscrevêssemos

Se vós vos subscrevêsseis

Se eles/as se subscrevessem

 

Quando eu subscrever-me

Quando tu subscreveres-te

Quando ele subscrever-se

Quando nós subscrevermo-nos

Quando vós subscreverdes-vos

Quando Eles subscrevem-se

Condicional

Eu subscrevê-lo-ei

Tu subscrevê-lo-ás

Ele/a subscrevê-lo-á

Nós subscrevê-lo-emos

Vós subscrevê-lo-eis

Eles/as subscrevê-lo-ão

 

 

 



Conjugação pronominal recíproca (pronomes pessoais Recíproco )

É a conjugação feita com os pronomes pessoais do plural (nos, vos e se), exprime uma relação de reciprocidade na acção praticada.


 Melhorar a exemplificação

 Será um verbo???

 Concordância???

Conjugação pronominal recíproca, Modo conjuntivo

Verbo Subscrever-se

Presente

Pretérito imperfeito

Futuro

Que nós nos subscrevamos

Que vós vos subscrevais

Que eles se subscrevam

Se nós nos subscrevêssemos

Se nós vos subscrevêsseis

Se eles se subscrevessem

Se nós nos subscrevermos

Se vós vos subscreverdes

Se eles se subscreverem


 ??? como explicar a reciprocidade??

Se passivo

O se é pronome passivo, quando não se refere ao sujeito da frase. Por outras palavras, o elemento se, por vezes, é empregue com a função de um pronome passivo. Exemplo: vende-se a casa. A frase está na voz passiva. Na voz activa seria: a casa é vendida.

Os pronomes usados na conjugação pronominal são: me, te, se, nos, vos, lhe, lhes.

Formas combinatórias e contracções dos pronomes: lho = lhe +o;

no-la = nós + (l)a;     ma = me+a;     tas = te+ as

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui