Diferenças entre empreendedor e gestor
Diferenças entre
empreendedor e gestor
Ciente de que, o nosso caro
estudante, aprendeu e apreendeu efectivamente, nas lições anteriores desta
unidade temática o conceito de empreendedor e as principais características que
o caracterizam, aqui definiremos o conceito de gestor e depois mostraremos as
diferenças e semelhanças com empreendedor.
Para iniciar a nossa aula,
anotemos que gestor é aquele que cuida da gestão da empresa. Mas, afinal de
conta o que é gestão? Bom, gestão tem sido definido como sendo uma actividade
que consiste na combinação e coordenação racional de todos recursos (humanos,
financeiros, materiais), necessários para a produção e distribuição de bens e
serviços de forma eficiente e eficaz.
Ora, da definição de gestão acima
apresentada, podemos deduzir que o conceito de gestor nos seguintes ter:
Gestor é aquele indivíduo
que, de forma racional, eficiente e eficaz, combina e coordena todos recursos
(humanos, financeiros e humanos) necessários para a produção de bens e serviços
dentro de uma organização.
Em suma, o gestor de uma
organização ou empresa é aquele indivíduo que exerce as funções de planear
todas actividades, organizar e controlar os recursos matérias, financeiros e
humanos, visando a produção de bens e serviços que a empresa se dedica a
produzir, encarregando-se também por dirigir todos os processos de
produção.
Diferença entre gestor e empreendedor:
Lembre-se, antes porém, que
o empreendedor é aquele identifica uma oportunidade, criando para tal um
negócio para aproveitar a oportunidade identificada. Ou introduz dentro da
organização já existente, novos produtos e/ou novos processos de produção,
visando minimização os custos de produção e maximizar os rendimentos da
empresa.
Olhando para as definições
de empreendedor e de gestor facilmente notará que o gestor não cria sua própria
organização, ele trabalha numa organização criada por uma outra pessoa. Ele
também não introduz novos produtos ou processos de produção dentro da empresa.
Ele se limita a planear, organizar, controlar e dirigir. Enquanto o empreendedor
ele cria o seu próprio negócio ou introduz um produto e/ou um processo de
produção novo dentro de uma organização.
Empreendedor |
Gestor |
Cria sua própria empresa
ou negócio |
Trabalha numa empresa já
criada |
Introduz nos produtos e
processos de produção |
Adapta-se aos novos
processos de produção e orienta a produção de produtos introduzidos. |
Planeia as actividades,
determina os recursos necessários e procura os recursos para a realização das
actividades empresárias |
Planeia as actividades e
determina os recursos, esperando que a organização disponibilize os recursos
para a realização das actividades. |
Inicia mudanças dentro da
estrutura existente |
Adapta-se às mudanças
introduzidas na estrutura |
Tabela 1. Síntese das diferenças entre empreendedor e gestor.