Diferenças entre empreendedor e gestor

Diferenças entre empreendedor e gestor

Ciente de que, o nosso caro estudante, aprendeu e apreendeu efectivamente, nas lições anteriores desta unidade temática o conceito de empreendedor e as principais características que o caracterizam, aqui definiremos o conceito de gestor e depois mostraremos as diferenças e semelhanças com empreendedor.

Para iniciar a nossa aula, anotemos que gestor é aquele que cuida da gestão da empresa. Mas, afinal de conta o que é gestão? Bom, gestão tem sido definido como sendo uma actividade que consiste na combinação e coordenação racional de todos recursos (humanos, financeiros, materiais), necessários para a produção e distribuição de bens e serviços de forma eficiente e eficaz.

Ora, da definição de gestão acima apresentada, podemos deduzir que o conceito de gestor nos seguintes ter:

Gestor é aquele indivíduo que, de forma racional, eficiente e eficaz, combina e coordena todos recursos (humanos, financeiros e humanos) necessários para a produção de bens e serviços dentro de uma organização.

Em suma, o gestor de uma organização ou empresa é aquele indivíduo que exerce as funções de planear todas actividades, organizar e controlar os recursos matérias, financeiros e humanos, visando a produção de bens e serviços que a empresa se dedica a produzir, encarregando-se também por dirigir todos os processos de produção. 

Diferença entre gestor e empreendedor:

Lembre-se, antes porém, que o empreendedor é aquele identifica uma oportunidade, criando para tal um negócio para aproveitar a oportunidade identificada. Ou introduz dentro da organização já existente, novos produtos e/ou novos processos de produção, visando minimização os custos de produção e maximizar os rendimentos da empresa.

Olhando para as definições de empreendedor e de gestor facilmente notará que o gestor não cria sua própria organização, ele trabalha numa organização criada por uma outra pessoa. Ele também não introduz novos produtos ou processos de produção dentro da empresa. Ele se limita a planear, organizar, controlar e dirigir. Enquanto o empreendedor ele cria o seu próprio negócio ou introduz um produto e/ou um processo de produção novo dentro de uma organização. 

Empreendedor

Gestor

Cria sua própria empresa ou negócio

Trabalha numa empresa já criada

Introduz nos produtos e processos de produção

Adapta-se aos novos processos de produção e orienta a produção de produtos introduzidos.

Planeia as actividades, determina os recursos necessários e procura os recursos para a realização das actividades empresárias

Planeia as actividades e determina os recursos, esperando que a organização disponibilize os recursos para a realização das actividades.

Inicia mudanças dentro da estrutura existente

Adapta-se às mudanças introduzidas na estrutura

Tabela 1. Síntese das diferenças entre empreendedor e gestor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui