O Movimento de Libertação Nacional (MLN)

 O Movimento de Libertação Nacional (MLN): exemplo do MLN

Os Movimentos de Libertação Nacional na Ásia (índia) e América Latina (Cuba)

Veja como a Índia e Cuba alcançaram as suas independências

A resistência à ocupação imperialista foi abalada maioritariamente nos finais do século XIX e inicio do século XX. No entanto, novas formas de resistência contra a presença e dominação coloniais ganharam campo e novos contornos a partir do século XX.

Esta resistência contínua e secular organizou-se e transformou-se em movimentos nacionalistas que procuravam acabar definitivamente com a ocupação colonial e obter a independência dos respectivos países. Tais movimentos verificaram-se em todos os continentes onde a colonização se fez sentir, nomeadamente na Ásia, África e América Latina.

 

Exemplo de Movimentos de Libertação Nacional na Ásia.

A Índia foicolonizadapela Inglaterra. Desencadeou a sua resistência através do Congresso Nacional Indiano (INC) fundado por Mahatma Gandi.

 

Na sua luta pela independência privilegiou a luta não violenta através de greves e sabotagem, cujo ponto máximo se atingiu com o boicote ao consumo de manufacturas inglesas privilegiando tecidos produzidos localmente pelos indianos.


 

A União Indiana ascendeu à independência a 26 de Janeiro de 1947 e, sob acção de Nehru libertou outros povos indianos ainda oprimidos.

Depois da morte do Gandi, Nehru liderou a Índia e criou junto com Ahmed Sukarno, Gamal Abda el-Nasser e Tito o conceito de Não-alinhamento.


Exemplo de Movimentos de Libertação Nacional na América Latina

Em Cuba

Perceba como Cuba alcançou a sua segunda independência.

Cuba foi o último a obter a independência no continente americano. Depois de se libertar dos espanhóis, nos finais do século XIX, ficou submetida a outra dominação, a dos EUA.

Os americanos selaram a sua presença em Cuba apoiando os governos de ditadura de Gerardo Machado e Fulgêncio Baptista. A 31 de Dezembro de 1958, Fidel Castro conduziu uma rebelião composta por guerrilheiros de Ernesto Che Guevara e Camilo Cienfungos. 

 


Como resultado, Cuba conheceu a 2ª independência, em relação aos EUA, a 1 de Janeiro de 1961. Como consequência, os EUA, sob liderança do John Kennedy, tomaram medidas radicais contra cuba, como o rompimento das relações diplomáticas e invasão de mercenários cubanos com apoio aéreo na baía dos porcos em 1961.

Em 1964, os EUA impuseram o bloqueio económico à Cuba, medida que não impediu este país de manter solidariedade com outros países em luta (Bolívia, Colómbia, etc) da América Central, onde actuava pessoalmente Che Guevara morto em Outubro de 1961.

Estes dois países (Cuba e EUA) voltaram a ter aproximações nas décadas 70 e 80 com abertura das representações diplomáticas em ambos países.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui