A 2ª Guerra Mundial (1939-1945)

 A 2ª Guerra Mundial (1939-1945)

i.                    A Europa e o Mundo nas vésperas da 2ª Guerra Mundial

Observa como era a situação da Europa nas vésperas da II Guerra Mundial. Faz anotações dos aspectos importantes no seu caderno

A crise económica criada pela Grande Depressão em 1929 impôs os interesses nacionalistas e destacaram-se os líderes que defendiam as ditaduras. A situação da Europa era tensa e o conflito era eminente.

As democracias liberais e burguesas estavam ameaçadas devido a crise económica, financeira e política; aos novos conflitos com o proletariado e as respectivas tensões laborais e políticas; lutas internas em algumas zonas da Europa; humilhação sofrida pelos alemães no final da 1ª Guerra Mundial e o Tratado de Versalhes; defesa de medidas ditatoriais para solucionar a crise de 1929; as perdas materiais e as pesadas baixas sofridas na 1ª Guerra Mundial

Neste período, assiste-seo retorno à corrida ao armamento, onde cada país procurava tornar-se auto-suficiente em todos os aspectos, inclusive no campo militar. A Alemanha era o mais evidente, pois construiu novas indústrias de guerra.

Ocorrem neste período movimentos expansionistas ditatoriais imperialistas a destacar:

  • Em 1931, o Japão invade a Manchúria no Nordeste da China;
  • Em 1935, a Alemanha ocupou a zona norte do Sare e a Renânia;
  • Entre 1936 a 1937 assiste-se a formação do Eixo Eixo Berlim – Roma – Tóquio.
  • - Entre 1936-1939 deu-se a guerra civil na Espanha que contribuiu no agravamento das tensões internacionais;

  • - Em 1938, a Alemanha anexou a Áustria; em Abril de 1939, Hitler exigiu à Polónia o corredor de Dantzig que atravessa a Alemanha;

    - Em Agosto de 1939 foi assinado o pacto germano-soviético de não agressão entre a Alemanha e Rússia.

    A Sociedade das Nações (SDN) tentou evitar essas agressões, mas não tinha força internacional suficiente, limitando-se a ser uma pequena sociedade europeia, pois os Estados Unidos já tinham saído, tal como o Japão e a Alemanha. A França e a Inglaterra tomavam atitudes passivas e não reagiam a estas primeiras agressões.

     

      As causas da 2ª Guerra Mundial: económicas, político-militares, sociais e ideológicas

    Depois de termos visto como se encontrava a Europa e o mundo, daremos continuidade com a nossa lição, observando as causas da 2ª Guerra Mundial em vários âmbitos.

     

    Causas económicas

    • Invasão do Japão à Manchúria (China) devido ao declínio das exportações japonesas de seda crua e tecidos de algodão durante a Grande Depressão de 1929;
    • Desenvolvimento das indústrias de guerra e o estabelecimento de um clima de desconfiança;
    • Expansão imperialista e conquistas militares.

     

    Causas político – militares

    Sentimento de humilhações pela Alemanha pelo Tratado de Versalhes. Com o ódio da derrota, estes não via outra alternativa senão continuar com outra guerra.

    • Desrespeito das cláusulas do Tratado de Versalhes;
    • O pacto de não agressão germano-soviético, em Agosto de 1939.
    • O fracasso da Sociedade das Nações.

     

    Causas sociais

    A degradação dos níveis de vida da classe média alemã, italiana e de outros países europeus favoreceu o surgimento de regimes totalitários e sentimentos nacionalistas que deram origem a actos de guerra e expansionistas.

     

    Causas geoestratégicas

    Os países ditatoriais como Alemanha, Japão e Itália, apresentavam um programa de partilha do mundo por meio da força. Este bloco contrapunha-se ao bloco dos aliados ocidentais (Inglaterra, França e Estados Unidos de América) que partilhavam o mundo e que desejavam conservar e alargar as suas zonas de influência política e económica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui