O inicio da Guerra: decurso – fases

 O inicio da Guerra: decurso – fases

Os principais países envolvidos na guerra juntaram-se e formaram dois grupos: os do Eixo e os Aliados.

O Eixo Roma-Berlim-Tóquio era uma aliança formada pela Itália, Alemanha e Japão. Do lado dos Aliados encontrava-se a Inglaterra e a França e mais tarde juntaram-se a URSS e os EUA.

 O ataque alemão à Polónia

Em Março de 1939, a Alemanha assinou o pacto germano-soviético, o qual Hitler separava a Rússia das potências ocidentais e impedia que ela lhes prestasse auxílio. Comprometia-se igualmente, a partilhar alguns territórios que futuramente ocupasse.

Ao invadir a Polónia, a Alemanha justificou que a Polónia já teria mobilizado e cometido actos hostis contra a Alemanha e que a perseguição no corredor de Dantzing a homens, mulheres e crianças alemãs já não podia ser tolerada por uma grande nação. A acção contra a Polónia foi definida como um contra-ataque a uma perseguição.A 2ª Guerra Mundial decorreu em três fases nomeadamente:

 1ª Fase: Guerra - relâmpago com vitória dos países do Eixo (Roma – Berlim, 1939-1941).

2ª Fase: Generalização da guerra – equilíbrio de forças (1941-1943).

3ª Fase: Contraofensiva e vitória dos Aliados (1943-1945).

 

1ª fase: Guerra - relâmpago – vitória dos países do Eixo Roma-Berlim (1939-1941)

A Alemanha invadiu a Polónia, em Setembro de 1939, utilizando a táctica de invasão relâmpago – Blitzkrieg em que os bombardeiros atacavam cidades e caminhos-de-ferro, sendo logo seguidos por colunas de tanques.

Neste ataque surpresa, atacou também a Dinamarca e a Noruega.

Em Maio de 1940, invadem a Holanda e depois entraram em território francês obrigando as forças inglesas estacionadas em França a retirarem-se mediante grandes bombardeamentos.

Assim, Paris caiu em poder dos alemães e o Marechal Petain assinava a capitulação nas condições impostas por Hitler.

A Inglaterra sofreu bombardeamentos alemães no verão de 1940. Com auxílio dos radares e das barreiras anti-aéreas, a aviação inglesa (R.F.A) acabaria por sair vitoriosa desta batalha. Enquanto decorria o ataque alemão à Inglaterra, a Itália fazia a sua intervenção nos confrontos ao lado da Alemanha. Os alvos preferenciais dos italianos foram as posições inglesas no Norte de África e o Canal de Suez, onde a intenção era de cortar a ligação entre a Inglaterra e suas colónias do Extremo Oriente e a África Oriental.

As ofensivas conjuntas ítalas – alemãs foram lançadas na Grécia, Jugoslávia e em toda a região balcânica em 1941. No fim desta fase, a Alemanha surgia vitoriosa e senhora da Europa, enquanto a Inglaterra se apresentava isolada frente a um inimigo poderoso que dominava toda a Europa Central

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui