Significado de gestão

 Significado de gestão 

A gestão é o processo de conseguir resultados (bens e serviços) através da utilização dos recursos existentes na empresa. Gestão também pode ser definida como o processo de organizar e controlar os recursos humanos, materiais e financeiros para que sejam produzidos bens e serviços dentro do tempo e qualidade desejada pela empresa. 

Funções de gestão 

A função principal de gestão é interpretar os objectivos da empresa e transformá-los em actividades visando produzir bens e serviços. Para tal, cabe ao gestor da empresa exercer as seguintes funções: planeamento, organização, direcção e controlo. 


Planeamento: é o processo de definir antecipadamente o que deve ser feito e como deve ser feito. Planear consiste em estabelecer o que a empresa vai fazer, quem vai fazer o quê, quais com que meios, que actividades e funções cada pessoa vai desenvolver e quando vai desenvolver. 


Organização: esta função consiste em relações formais entre todos recursos (materiais, financeiros e humanos) para atingir os objectivos da empresa. Esta função é responsável por assegurar que pessoa certa, com qualificações certas, está no local e no tempo certos, com o material e matéria-prima necessários para que melhor sejam compridos os objectivos e as metas da empresa.  



Direcção: esta função consiste em influenciar o comportamento dos outros. O gestor de uma empresa deve ser capaz de motivar, liderar e comunicar com os outros trabalhadores da empresa. 


Controlo: processo de comparar o actual desempenho da empresa com aquilo que havia planeado antes. Esta função consiste em verificar se os planos da empresa estão sendo compridos dentro do período e recursos planeados ou não. Caso não estejam, o gestor deve tomar medidas visando corrigir algumas falhas. 

 

Tarefas e aptidões de um gestor de uma pequena empresa 

O gestor de uma pequena empresa tem duas tarefas principais, a saber: garantir a eficiência e eficácia dentro da empresa. 


Eficiência: relação entre a quantidade e qualidade dos meios usados para produção e qualidade e quantidade dos produtos produzidos. Assim, quanto maior for a quantidade e qualidade dos produtos conseguido com poucos recursos de produção, maior será o grau de eficiência do gestor.

Um bom gestor é aquele maior que, com poucos recursos (pessoas, materiais, dinheiro) que a empresa dispõe consegue produzir maior número de produtos com qualidade.


Eficácia: é a relação entre o planeado com o conseguido. Neste caso, eficácia é quando os resultados conseguidos por um gestor de uma pequena empresa estiverem de acordo com os objectivos da empresa. Quanto menor for a diferença entre o planeado e o realizado, maior é o grau de eficácia do gestor de uma pequena empresa.

 Em geral, o gestor de uma pequena empresa é avaliado pelo grau de eficiência e eficácia. Todavia, para que um gestor seja eficiente e eficaz ele deve possuir e procurar desenvolver três aptidões principais: aptidão conceptual, aptidão técnica e aptidão em relações humanos.


Aptidão conceptual: é a capacidade de transformar ideias em coisas concretas. Inclui também a capacidade de olhar para empresa na sua totalidade, procurando ver como é que as diversas áreas da mesma se complementam, e como é que a empresa se relaciona com o ambiente. Um gestor de uma pequena empresa, dever ser capaz de transformar as suas ideias e dos outros trabalhadores em coias concretas, bem como olhar a empresa na sua totalidade. 


Aptidão técnica: é a capacidade que o gestor de uma empresa deve ter para usar conhecimentos, métodos ou técnicas específicas do seu trabalho concreto. Para ser um bom gestor de uma pequena empresa, você precisa também de saber fazer. 


Aptidão em relações humanas: é a capacidade de compreender e motivar os outros. Um gestor de uma pequena empresa deve ser capaz de ouvir a opinião dos outros trabalhadores, e saber lhes motivar para trabalhar.  

Importância de gestão 

O processo de gestão é bastante importante para a vida de uma empresa, pois, visa a organização da rotina, definição de objetivos e metas, planeamento e execução das actividades, redução de custos, prestação de contas em relação às metas traçadas e desenvolvimento das lideranças.

De forma resumida, uma boa gestão proporciona a empresa:

Estimula a motivação dos trabalhadores;

Adequação dos processos e das funções; 

Redução dos custos de produção;

Aumento nas vendas; e

Melhores resultados.

Indicadores de sucesso de uma pequena empresa

Para que o gestor de uma pequena empresa tenha sucesso no seu trabalho é necessário conhecer os indicadores de sucesso de uma pequena empresa. O conhecimento desses indicadores, vai-lhe permitir acompanhá-los adequadamente para melhor gerir a empresa. Em geral, os indicadores de sucesso de uma empresa são: qualidade dos produtos, satisfação dos clientes, aumento de vendas e lucro.


Qualidade dos produtos: refere-se aos atributos dos produtos que a empresa produz. Quanto maior forem os atributos, maior é a qualidade dos produtos. O gestor da empresa deve garantir que os produtos da empresa tenham a máxima qualidade possível.

Satisfação dos clientes: o sucesso de uma empresa pode ser medido pela satisfação dos clientes. Quanto maior for a satisfação dos clientes, maior será ao sucesso da sua empresa, pis, estes sempre virão comprar os bens e serviços da empresa.

Aumento nas vendas: refere-se ao número de produtos que uma empresa venda num determinado período de tempo. Quanto maior for o úmero de produtos vendidos, maior é o sucesso de uma empresa. Para tal, o gestor deve procurar saber se as vendas estão a aumentar ou a baixar. E se baixar, deve procurar adoptar medidas para aumentar. 

Lucro: o lucro representa a diferença entre o dinheiro gasto com as despesas de produção e o dinheiro ganho pelas vendas. Quanto maior for o valor ganho pelas vendas em relação ao das despesas, maior será o sucesso da empresa. 

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