Publicidade ou texto publicitário
Publicidade
ou texto publicitário – é um texto que tem como objectivo
chamar a atenção aos consumidores quanto a um produto ou serviço,
convencendo-os a comprar.
Exemplos de textos publicitários:
A publicidade comercial; A publicidade não comercial ou institucional.
1.1Tipos
de publicidade
a)
Publicidade comercial – aquela que tem como objectivo
dar a conhecer um produto; convencer, persuadir, seduzir o público a comprar um
produto ou a aderir a um serviço.
b)
Publicidade não comercial ou institucional –
destina-se, sobretudo, a alertar o público para determinados aspectos da vida
da sociedade, nomeadamente os anúncios de prevenção e implementação de regras
de vida (ex: campanhas de solidariedade, campanhas de vacinação prevenção de
doenças, prevenção do meio ambiente, prevenção de acidentes, etc.).
1.2 Características
do texto publicitário
Apresenta argumentos que
expressam os motivos pelos quais a pessoa deve comprar algo (apresenta características
específicas do produto ou empresa).
O texto publicitário é
constituído por um texto linguístico (o slogan
e o texto de argumentação) e o texto icónico (a imagem).
Para atrair a atenção do leitor, o texto
publicitário utiliza vários recursos (ex.: rimas, jogos de palavras, frases do
tipo imperativo, interjeições, adjectivação, figuras de estilo como a metáfora,
comparação a antítese ou a antonímia, a hipérbole e outras ).
1.3 Estrutura
do texto publicitário
Os textos publicitários são produzidos em função do
meio onde vão ser difundidos. Existem textos para a televisão, para a rádio,
para o jornal, para a revista, para catálogos e para internet.
Quanto à estrutura, os textos publicitários são
constituídos por:
Título – que indica a ideia chave ou a promessa do texto;
Corpo
do texto – é a parte que apresenta a síntese das ideias
principais, texto curto, de leitura fácil;
Slogan – é a frase identificativa que expressa o posicionamento da empresa ou
marca; é curta, fácil de memorizar e capaz de provocar o desejo de adquirir o
produto ou serviço a ser prestado.
Elementos
da publicidade comercial
Uma
publicidade comercial bem elaborada deve ter em conta cinco elementos
fundamentais que são: Atenção, Interesse, Desejo, Memorização e Acção ou
aquisição.