Publicidade ou texto publicitário

Publicidade ou texto publicitário – é um texto que tem como objectivo chamar a atenção aos consumidores quanto a um produto ou serviço, convencendo-os a comprar.

Exemplos de textos publicitários: A publicidade comercial; A publicidade não comercial ou institucional.

1.1Tipos de publicidade

a)     Publicidade comercial – aquela que tem como objectivo dar a conhecer um produto; convencer, persuadir, seduzir o público a comprar um produto ou a aderir a um serviço.     

b)    Publicidade não comercial ou institucional – destina-se, sobretudo, a alertar o público para determinados aspectos da vida da sociedade, nomeadamente os anúncios de prevenção e implementação de regras de vida (ex: campanhas de solidariedade, campanhas de vacinação prevenção de doenças, prevenção do meio ambiente, prevenção de acidentes, etc.).

 

1.2 Características do texto publicitário

Apresenta argumentos que expressam os motivos pelos quais a pessoa deve comprar algo (apresenta características específicas do produto ou empresa).

O texto publicitário é constituído por um texto linguístico (o slogan e o texto de argumentação) e o texto icónico (a imagem).

Para atrair a atenção do leitor, o texto publicitário utiliza vários recursos (ex.: rimas, jogos de palavras, frases do tipo imperativo, interjeições, adjectivação, figuras de estilo como a metáfora, comparação a antítese ou a antonímia, a hipérbole e outras ).

1.3 Estrutura do texto publicitário

Os textos publicitários são produzidos em função do meio onde vão ser difundidos. Existem textos para a televisão, para a rádio, para o jornal, para a revista, para catálogos e para internet.

Quanto à estrutura, os textos publicitários são constituídos por:

Título – que indica a ideia chave ou a promessa do texto;

Corpo do texto – é a parte que apresenta a síntese das ideias principais, texto curto, de leitura fácil;

Slogan – é a frase identificativa que expressa o posicionamento da empresa ou marca; é curta, fácil de memorizar e capaz de provocar o desejo de adquirir o produto ou serviço a ser prestado. 

Elementos da publicidade comercial

 Uma publicidade comercial bem elaborada deve ter em conta cinco elementos fundamentais que são: Atenção, Interesse, Desejo, Memorização e Acção ou aquisição.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui