O lento processo de hominização

O lento processo de hominização

O que entendes por hominização? Veja!

Hominização é o conjunto de transformações físicas e mentais que levaram hominídeos, numa lenta evolução, a adquirirem características sucessivamente mais próximas às do Homem actual.

Os hominídeos para poderem evoluir e atingirem características idênticas às do Homem actualforam influenciados por vários factores nas suas modificações. 

Quais são esses factores que influenciaram as modificações dos hominídeos?São de destacar os seguintes factores:

A capacidade de adaptação ao meio;

As condições tecnológicas criadas pelos hominídeos.

Com estes factores, os hominídeos se distinguiram na natureza e dominaram-na.


Etapas da evolução do Homem

Ao longo do processo de hominização, os hominídeos passaram por cinco (5) etapas oufases de evolução:

1ª - Australopiteco                     

2ª - Homo hábil

3ª - Homo erectus

4ª - Homo sapiens

5ª - Homo sapiens sapiens

Já mencionamos as etapas pelas quais os hominídeos passaram até chegarem às características iguais às do ser humano actual.
Mas, quais as características de cada hominídeo? Leia com atenção!

Australopiteco
Tem uma posição erecta, um crânio muito menor, uma face projectada para frente e a dentição próxima da nossa. Este conseguiu conquistar a bipedia. Os seus restos ósseos foram descobertos apenas em África (Austral e Oriental).

Homo habilis
Tinha capacidade de fabricar e utilizar instrumentos e construçãodos primeiros abrigos para habitar.

Homo erectus
Tem a posição vertical; fronte achatada; maxilar muito forte e caninos (dentes) desenvolvidos. 
Desenvolveu o fogo; era caçador; desenvolveu a linguagem e instalou-se em grutas e em acampamentos ao ar livre.
Os restos deste hominídeo e seus utensílios foram descobertos na Ásia (Ilha de Java e China), na África Oriental e do Norte e na Europa.
Homo sapiens(verdadeiro Homem)detinha uma estatura pequena de cerca de 1,60m de altura; cabeça volumosa, braços muito compridos, joelhos flectidos ao andar. 
Desenvolveu a inteligência, fabricava instrumentos especializados com base na pedra e enterrava os seus mortos. Os seus restos foram encontrados na região da Alemanha.
Homo sapiens sapiens(hominídeo superior semelhante aos esqueletos do Homem actual). Tinha 1,30m de altura; ombros largos; testa elevada; capacidade craniana próxima a do Homem actual e dentadura humana.
Fabricava instrumentos de pedra e de ossos, era caçador e desenvolveu as primeiras manifestações artísticas.
O Homo sapiens sapiensviveuna Europa, na África e na Ásia. Os especialistas consideram que a divisão das raças terá começado a partir deste tipo humano.
 
Actividade
Muito bem! Agora faz uma pequena pausa e resolve um pequeno exercício de fixação.
1.Onde foram descobertos os restos ósseos do Australopiteco?
2.Mencione as etapas da evolução do Homem.
Já resolveu o exercício? Muito bem. Pode apresentar a sua resposta ao seu tutor para ver se está correcta ou não.

Principais transformações físicas dos hominídeos
A evolução do Homem foicontínua e graduale não de um momento para o outro, pois passaram milhões anos para que ocorressem alterações físicas e intelectuais que transformaram o hominídeo no homem actual. Por isso, há hominídeos que se extinguiram e os que resistiram sofreram transformações como:
Verticalidade;
Libertação das mãos;
Desenvolvimento do cérebro 
Linguagem
Agora, vamos caracterizar as transformações para melhor compreensão. 

Verticalidade 
 A mudança do clima húmido para o clima seco deu origem a uma nova vegetação – a savana. Esta alteração do meio ambiente contribuiu para a modificação do modo de vida e da constituição física dos hominídeos. 
A necessidade de adaptação às exigências da Natureza fez com que alguns primatas endireitassem o corpo para se orientar na busca de alimentos e observar os perigos que os rodeavam.Assim, gradualmente foram adquirindo a posição vertical passando a caminhar apenas sobre os pés – a bipedia.

Libertação das mãos
Ao utilizar a bipedia, o hominídeo libertou as mãos da sua anterior função locomotora e passou a utilizá-las para procurar e pegar alimentos, pedras, paus e outros objectos.
À medida que manipulava objectos, fabricava e utilizava instrumentos, o dedo polegar tornava-se diferente dos outros, ganhando maior capacidade de segurança. Portanto, a libertação das mãos da locomoção, constituiu uma das fases mais importantes da evolução física dos hominídeos.

O desenvolvimento do cérebro
A posição erecta, a libertação das mãos e a utilização destas em actividades que estimulam o pensamento, conduziram ao aumento da caixa craniana e da massa cerebral, o que significou o desenvolvimento da inteligência.
Como é que este hominídeo desenvolveu a linguagem? Veja!

Linguagem 
Como consequência da posição vertical, alinhou a laringe em relação à boca e, por conseguinte, a libertação das cordas vocais, o que possibilitou a emissão de sons mais articulados. A necessidade de se comunicar com os seus semelhante no dia – a – dia, na aprendizagem do fabrico de instrumentos, na caça, na recolecção, etc, estimulou o desenvolvimento da linguagem, o que permitiu a comunicação dentro das comunidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui