África – Berço da Humanidade

 África – Berço da Humanidade

Pode-se considerar que é em África que se encontram os grandes momentos da mutação que levou à emergência do género humano.

O processo da hominização teve início em África concretamente Perto do lago Turkana no Quenia, Olduvoi na Tanzania, Haddar e vale do Homo na Etiópia, Taung, Makapansgat, Sterkfontein, Kromdraai, Swartkrans na África do Sul. O crânio de um ser muito diferente do Homem actual foi descoberto em 1959 e a datação atribui a este hominídeo (Australopiteco) cerca de 6 milhões de anos. Este terá vivido no continente africano por ser uma região que apresentava condições climáticas, de fauna e flora mais favoráveis do que noutras regiões. 

Porque é que se diz que a África é o Berço da Humanidade?

A África é considerada ″Berço da Humanidade porque é a única região do mundo onde foram encontrados em sucessão regular e sem descontinuidadeos restos ósseos mais antigos da evolução humana.Estes restos ósseos foram encontrados na Tanzania, na Etiópia, no Quénia e na África do Sul.

Observa o mapa de África abaixo representando os locais onde foram descobertos os restos ósseos mais antigos dos hominídeos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui