História das TIC

História das TIC

O estudante deve estar a questionar-se, como é que surgiram as TIC? Sendo o computador uma das componentes chaves das TIC, quando, onde é como é que surgiu? 

Para darmos resposta a estas e outras questões que possam surgir vamos acompanhar atentamente os avanços tecnológicos que deram origem ao computador actual. Assim dividimos o tempo de evolução por gerações.

GERAÇÃO ZERO

O ábacoé considerado o primeiro instrumento a ter possibilitado a realização de cálculos aritméticos simples. A sua existência remonta a 3000 a.C. e muitos foram os povos da antiguidade que dele se serviram para realizar os cálculos simples do dia-a-dia. Os ábacos são ainda hoje usados na China, no Japão eem algumas regiões de África.

John Napier, por volta de 1617, inventou um dispositivo mecânico, construído com cilindros de osso, que permitia efectuar multiplicações, divisões e raízes quadradas. Esta máquina ficou conhecida como Ossos de Napier,em virtude de o material utilizado para a construção dos cilindros ser o marfim.

Blaise Pascal, por volta de 1642, desenvolveua primeira calculadora mecânica da história.

Esta máquina automática permitia somar, subtrair e multiplicar e funcionava de forma semelhante à de um velocímetro de automóvel. Pascal atribuiu à sua invenção o nome de Pascalina.

Leibniz adicionou à Pascalina as propriedades da multiplicação e divisão, ficando, em 1694, este novo invento conhecido como a multiplicadora de Leibniz.

PRIMEIRA GERAÇÃO (1951-1959)

Os computadores desta geração funcionavam por meio de circuitos e válvulas electrónicas, os quais possuíam o uso restrito, além de serem grandes consumiam muita energia. Um exemplo é o EDVAC (Electronic Discrete Variable Automatic Computer) que operava com base em codificação decimal, depois surgiu o ENIAC (Electronic Numeral Integrator And Computer) que consumia cerca de 200 Kilowatts e possuía 19000 válvulas.

SEGUNDA GERAÇÃO (1959 – 1965)

Ainda com a dimensão muito grande, os computadores funcionavam por meio de transístores, os quais substituíram as válvulas que eram maiores e mais lentas. Neste período inicia-se a comercialização dos computadores. A IBM (International Business Machine) lança o computador com a possibilidade de programação.

TERCEIRA GERAÇÃO (1965 – 1975)
Os computadores funcionavam por meio de circuitos integrados, os quais substituíram os transístores e já apresentavam uma dimensão menor e maior capacidade de processamento. Foi neste período que os chips (processadores) foram criados e a utilização de computadores pessoais PC’s (Personal Computer) começou. A empresa Intel (International Electronics) inicia a comercialização dos computadores em larga escala.
QUARTA GERAÇÃO (1975 – ATÉ OS DIAS ACTUAIS)
Com o desenvolvimento da tecnologia de informação, os computadores diminuem de tamanho, aumentam a velocidade e a capacidade de processamento de dados. São incluídos os microprocessadores com gasto cada vez menor de energia. Na década de 80, foi criado o circuito integrado em larga escala, onde foram desenvolvidas técnicas para se aumentar cada vez mais o número de componentes no mesmo circuito integrado até 300000 componentes numa pastilha.

Como acabou de observar nas imagens acima, a partir da década de 90, há uma grande explosão dos computadores pessoais. Além disso, surgem os softwares integrados e a partir da virada do milénio, começam a surgir os computadores de mão, ou seja, os Smartphones, os iPad’s e Tablets, que incluem a conexão móvel de dados, com a navegação na Web (internet). Admite-se a hipótese de que provavelmente estejamos já na quinta geração de computadores se termos em conta os grandes avanços tecnológicos da actualidade.
Chegamos ao fim da nossa lição e esperamos que tenha gostado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui