Informação digital e dados

Informação digital e dados

De certeza que o estimado estudante já digitou uma mensagem de texto no seu telemóvel que transmitiu uma informação para outrem. 

Afinal o que é informação digital? Por que é que assim o chamam? Qual é a diferença entre informação digital e dados? Pare e reflicta. A palavra dígito é comum na Matemática e você pode estar recordado que (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) constituem os dígitos. Recorde-se que na lição anterior definimos os dados como sendo representações codificadas de factos ou eventos, objectos, pessoas ou outro tipo de entidades. Essas representações codificadas podem ser palavras, números, datas ou outros tipos de códigos ou símbolos. Já a informação diz respeito a dados processados ou articuladosentre si de modo a assumirem um significado e a poderem traduzir-se em conhecimento para o ser humano. A informação é assim constituída por dados organizados e com significado ou pode ser um produto resultante do processamento dos dados.

Para distinguir um dado de uma informação existe uma regra que deve sempre ser aplicada, e

é a seguinte:

• De um dado pode ser retirada informação;

• De uma informação jamais pode ser retirado um dado.

exemplos de dados cujo significado se traduz em informação que é apresentada nas duas últimas colunas.
Cada vez mais o tratamento da informação é feito no sentido de esta poder ser facilmente transmitida, de um local para o outro, independentemente da distância.
É frequente ouvirmos dizer que vivemos na era digital, pois, diariamente, é-nos possibilitadoo acesso, quase instantâneo, a uma enorme quantidade e variedade de informação. O formato em que a informação se encontra permite-nos classificá-laem digital e não digital. 
Informação digital é toda a informação a que podemos aceder através do computador, o que pressupõe que esta exista em formato digital, isto é na forma de dígitos (0 e 1). 
Num computador, os dados ou a informação são representados por apenas dois estados, 0 e 1, que correspondem respectivamente a, por exemplo, 1 – ligado ou verdadeiro e 0 – desligado ou falso. Assim, a informação é codificada em zeros e uns, utilizando-se o sistema de numeração binário. Cada dígito binário tem o nome de bit, palavra resultante da contracção de binary digit. Tanto o processador (a unidade que processa as instruções, que executa os cálculos e que faz a gestão do fluxo de informação pelo computador) como osrestantes componentes envolvidos no tratamento da informação possuem a capacidade de lidarcom milhões de bits por segundo!
Um byte (lê-se ‟baite”) é um conjunto de 8 bits. Cada carácter (corresponde a cada espaço ocupado na memória do computador, quando teclamos), ocupa 1 byte quando é guardado na memória de um computador.
Vejamos a seguir como são designados os múltiplos do byte :
1 kilobyte (1 kb) = 1024 bytes (1024 b),     (210 = 1024)
1Megabyte (1Mb) = 1024 kb
1 Gigabyte (1 GB) = 1024 Mb
1 Terabyte (1 TB) = 1024 GB
etc.

Características da informação:
Para além das características da informação que vimos na lição anterior, a digital apresenta as seguintes propriedades específicas:
Manipulável (é fácil de fazer alterações sem necessidade de fazer borrões como acontece quando escrevemos nos nossos cadernos).
Partilhável (facilmente podemos enviar e receber, sem distinção entre a cópia e a original).
Compacta (podemos gravar em dispositivos como disco e pendrives (“flash”) de modo a facilitar o transporte de um ponto para o outro.
Comprimível (existem programas através dos quais podemos diminuir o tamanho dos ficheiros quando por exemplo queremos enviar de forma a minimizar os nossos pacotes de dados e garantir maior segurança).
Interactiva e multimédia (como por exemplo os vídeos e áudios).
Assim chegamos ao fim de mais uma lição e como é de costume esperamos que tenha conseguido fazer as anotações das questões mais importantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui