Estrutura política do período Feudal

Estrutura política do período Feudal

Durante o período Feudal,na Europa vigorava um regime político monarquirco (monarquia ou realeza). Contudo a autoridade dos monarcas (reis) encontrava-se enfraquecida porque os grandes senhores (nobreza) tornaram-se independentes construíndo seus castelos possuindo exércitos privados, administrando a justiça nos seus domínios e recebendo impostos dos seus vassalos.

O monarca (Rei) tinha uma autoridade religiosa representada pela coroa, anel, e o ceptro (veja a imagem). Contudo, o seu poder era fragilizado pela nobreza e pelo clero porque eram os grandes senhores feudais (independentes, com seus castelos, exército privado, administravam a justiças nas suas terras e recebiam impostos).     

 

Rei no feudalismo

Na sociedade Feudal as pessoas estavam unidas por laços de dependência (vassalagem). A partir do século X, o contracto de vassalagem (dependência) passa a fazer-se em cerimónia especial que consistiam em: Homenagem, Juramento de fidelidade e a investidura.

OHomenagemé o momento em que o vassalo se torna homem do suserano; 

Juramento de fidelidadeé a fase da cerimónia em que o vassalo jura sobre a Bíblia o seu comprometimento.

Investidura é a entrega simbólica nas mãos do vassalo de um pouco de terra, o ramo de uma árvora ou a chave de um castelo que representavam a entrega do feudo. Deste modo, o vassalo e o suserano ficavam unidos por um laço indissolúvel que lhes impunham direitos e deveres.

O vassalo tinha os seguintes deveres:Fidelidade ao senhor; presença no castelo quando convocado pelo suserano para prestar serviço militar ou de justiça; ajuda nas despesas financeiras por motivos de festas, guerras ou casamento da filha mais velha do suserano e o pagameto de rendas.

Deveres do suserano: Concessão do feudo; protecção; justiça; ajuda material em períodos de maus anos de colheitas agrícolas; julgar os habitantes dos seus domínios; obrigar os camponeses a usar o seu forno e o moínho mediante o pagameto de percentagens (banalidades) e a pestação das corveias. 

Direito do vassalo: O uso da terra

Direito do suserano: Receber vários impostos dos camponeses. Os impostos pagos eram feitos sobre os produtos, portagens (mercadorias em trânsito nos seus domínios), atravessia das pontes, casamentos e em ocasiões de transmisão de heranças.

 

Estrutura da social do período feudal


A Cultura no Feudalismo

As manifestações culturais do período feudal na Europa estão ligadas à religião cristã. A Igreja era o centro da vida porque esta estabelecia normas, orientava comportamentos e imprimia valores ideológicos no Homem medieval. Era o centro cultural, poisnos mosteiros funcionavam escolas monásticas, oficinas de cópias de manuscritos e as bibliotecas.

No século XII apareceram as primeiras Universidades com objectivo de dar uma formação mais sólida ao clero, formar médicos e técnicos administrativos dos reinos. Neste período os palácios se transformaram em centros culturais. Assim apareceu a cultura cortesã dominada pela poesia cantada, prosa, serões da corte, torneiros e festas animadas por trovadores que cantavam e dançavam ao som da música.

A inspiração do povo era a tradição oral através de provébios, contos e músicas transmitidas de geração em geração. 

Na religião destacou-se as perigrinações, processões, as pregações e as cruzadas. A Palestina (lugar onde Cristo morreu) e Roma (capital do cistianismo) eram os centros de perigrinação dos crentes dos vários cantos da Europa. As perigrinações, cruzadas e as feiras influenciaram em grande medida a abertura da Europa ao comércio internacional e ao intercâmbio cultural entre povos de vários países.

A arquitetura feudal dividia-se em religiosa (mosteiros, catedrais, igrejas e palácios),civil e militar (castelos e palácios).

 

Igreja de Santa Sofia - Estambul, Turquia

Na pintura e escultura caracterizou-se por representar imagens dos santos e cenas bíblicas, túmulos dos senhores da nobreza e do clero. Na Literatura,destaca-se a religiosa (Bíblia, vida dos santos) e a civil (a poesia dos trovadores). Na vida profana, o carnaval, as romarias e as diversões nas feiras constituíam as manifestações culturais do povo.

 

Pintura com imagem de Miguel Arcanjos  


A escultura no feudalismo


4.2.3. Decadência do Feudalismo

O sistema feudal, tal como outros regimes da antiguidade tiveram o seu fim. Vamos a seguir estudar as rezões que contibuíram para o fim do regime feudal. Lê e anote o seguinte..!

O regime Feudal conheceu o seu declíneo no século XIII como resultado dos progressos técnicos a agricultura, transportes e desenvolvimento do comércio. Aos poços, o comércio internacional criou condições para o surgimento de novas cidades e de um novo grupo social que vivia nos “novos burgos” ou cidades novas- a burguesia. Os burgueses eram pessoas que saíam do povo, mas dedicavam-se às actividades comerciais, acumulando muitas riquezas.

No século XIV o regime Feudal foi abalado resultandona decadência originada devido a seguintes factores:

Surgimento da classe assalariada devido às mudanças nas relações de produção (os camponeses deixam de ser servos);

Exploração intensiva das terras devido ao aumento da população conduzindo ao esgotamento e a infertelidade dos solos;

Os maus anos agrícolas que resultaram devido as mudanças atmosféricas (secas ou chuvas prolongadas), provocando a fome no seio da população europeia;

A guerra dos Cem anos (1337 a 1453) entre a França e a Inglaterra que afectou os reinos europeus e as suas economias;

A revolta dos camponese contra o clero e a nobreza como os grandes senhores feudais;

A Peste Negra que matou grande parte da população europeia nos finais do século XIV.

 

Pestenegra - doençaqueafectouoseuropeus no final do século XIV


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui