A emergência do Feudalismo na Europa

A emergência do Feudalismo na Europa

Caro  estudante vamos a partir de já falar de um novo tema relacionado com a vida da Europa no séc. V ao século XV. Quando dissemos emergência referimonos ao surgimento deste novo modo de vida que começava no continente Europeu.

Então. Mãos a obra e bons estudos!

O que foi Feudalismo?

O Feulalismo foi um sistema baseado nas relações de servidão ente o senhor feudal (grande proprietário de terras) com o servo (trabalhador rural). Este regime desenvolveu-se na Europa entre os século V a XV.

Então como surgiu o Feudalismo na Europa? Ora vejamos...!

O sistema feudal surgiu na Europa com a decadência do Império Romano do Ocidente e com a invasão dos povos Germânicos (os Bárbaros).

Afinal quem eram considerados Bárbaros? 

Os povos Bárbaros eram povos seminómadas que viviam nas regiões vizinhas do Império Romano em grupos ou tribos a destacar: Visigodos, Suevos, Vândalos, Hérculos, Ostrogodos, Francos, Lombardos, Anglos Saxões e outros.

No século II n.e. as tribos bárbaras migraram em direcção ao sul da Europa à procura de terras para agricultura devido ao frio das zonas nortenhas onde viviam e aumento da população. No século II n.e. começaram a entrar em guerra com os romanos iniciando desse modo as invasões do Império Romano. 

Devido a crise, a insegurança e ao medo da invasão violenta dos bárbaros, a população fugiu da cidade para o campo em busca de segurança e protecção junto dos proprietários de grandes de terras, castelos reais e monsteiros. A maior parte da população tornou-se dependente dos grandes proprietários de terras (senhores feudais)porque era onde podiam viver em segurança e trabalhar para o seu sustento. A partir deste momento a vida dos romanos concentrou-se no campo, devido a anarquia causada pelo atque dos bárbaros no nas cidades romanas.A economia romana tornou-se rural ao passar da cidade para o campo. O comércio e a moeda desapareceram, a agricultura de subsistência tornou-se principal actividade económica e a posse de terras transformou-se na principal fonte de riqueza.

A ecomomia europeia no período feudal

Depois da chegada dos povos bárbaros, como era a vida nos territórios romanos? Lê e anote o seguinte...!

Durante o período da Idade Média, na Europa feudal predominava uma economia natural e rural, caracterizadapela agricultura de subsistência. Este tipo de agricultra baseava-se somente na produção de alimentos para a satisfação das necessidades básicas. Produzia-se cereais, leguminosas e frutos. A produtividade era baixa porque produziam somente para o consumo; utilizavam instrumentos de madeira; técnicas de rotação de culturas e o pousio dos campos; usavam estrume de animais e cinzas para fertilizar o solo e, usavam o arado e a charua de ferro.

Na economia Feudal não existia o excedente, isto é, produziam apenas para o consumo. Em anos de baixa colheita, a população passava fome associada a péssimas condições de higiene e ao atraso da ciência médica. Estes, geralmente eram assolados por pestes contagiosas.

A actividade comercial e monetária regrediu; em seu lugar desenvolvia-se a troca directa, isto é, havia falta de moeda daí que as trocas comerciais eram feitas através da troca de poroduto por produto.

Durante o regime Feudal, a terra era a única fonte de riqueza. Os donos das grandes parcelas de terra eram designadas por senhores e as suas propriedades eram senhorios ou domínios senhoriais. Os domínios senhoriais dividiam-se em duas partes: a reserva e o manso. A reservaera explorada directamente pelo senhor recorrendo aos servos (camponeses livres); o manso sãopequenas parcelas de terras arrendadas pelo senhorio à família de camponeses para viver e trabalhar.A renda pela exploração do manso era paga com trabalho, géneros agrícolas e animais.

 

Representação da estrutura de um domínio senhorial

A sociedade no período feudal

Depois de falarmos das mudanças havidas na vida dos antigos Romanos, vamos estudar a estrutura da sociedade dos Europeus durante o Feudalismo. Lê e anote devidamente o seguinte...!

A Europa feudal era constituída por uma sociedade tripartida, ou seja, estava dividida em três grupos sociais ou estados: o 1ª Estado (Clero), 2º Estado (Nobreza) e o 3º Estado (Povo). Cada grupo social tinha suas funções.O povo trabalhava, a nobreza lutava e defendia a nação e o clero rezava pela salvação da humanidade.

O 1º Estado -Clero - era constituído pelos Abades,Bispos, Párocos e os Monges. Os Abades e os Bispos levavam uma vida faustuosa, osPárocos das aldeias e os Mongesviviam com muitas dificuldades. Este grupo social (o Clero) tinha a função de manter a paz espiritual, dar assistência aos pobres e doentes, tinham grandes extensões de terras, cobravam dízimos à população, interferiam na vida política e dinamizavam a cultura com a produção de manuscritos.  

 

O clero feudal

2º Estado- Nobreza - era constituido pelo Rei (senhor dos senhores ou o suserano dos suseranos), Duques,Condes e Cavaleiros. Tinham a função de dirigir os senhorios, declarar guerra aos inimigos e organizar o exército.

A Nobreza da Espada

3º Esrado -Povo -era constituído pelos camponeses, pastores, artesãos. Estavam sujeitos ao pagamento de impostos ao rei, clero e nobreza. Os camponeses viviam nos domínios senhoriais e tinham muitas obrigações como: pagar uma renda; prestar dias de trabalho gratuítos nas terras dos senhores; utilizar obrigatoriamente o forno, o bosque e o moínho do senhor pagando em género ou serviços pelo seu uso e, servir o senhor nos ataques dos invasores.

 


O terceiro Estado: o Povo, a classe trabalhadora.


Nas propriedades do senhor ou domínios senhoriais viviam os camponeses conhecidos por vilões e servos. 

Os Vilõeseram camponeses livres que exploravam as terras concedidas temporariamente, mas podiam abandonar sempre que quisessem.

Os Servos estavam dependentes do senhor e ligados à terra e não podiam abandonar, só em caso de troca de senhor.

Os Servos e os Vilões tinham a obrigação de pestar a corveia (trabalho braçal) na reserva do senhor, por exemplo: o cultivo dos campos do senhor, preparação das muralhas do castelo, a conservação dos caminhos, abertura de poços e outras actividades.

 

Estrutura da sociedade feudal


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui