Estado satélite ou vassalo

 • Estado satélite ou vassalo - é um dos nomes que se dá em política internacional a qualquer Estado, nominalmente independente e reconhecido por outros, que na prática se encontra sujeito ao domínio político ou ideológico de alguma potência.

Castelo -  Construção fortificada e muito grande da Idade Média que servia de residência real ou feudal.

Mosteiro - é uma construção suntuosa, onde vivem em comunidade os membros de ordens religiosas. Era o local para onde os monges se retiravam da vida mundana e viviam como eremitas, num regime de flagelações e  jejuns prolongados.Se formaram sociedades poderosas e bem organizadas, muito semelhante ao papel desempenhado pelos castelos feudais, onde os superiores tinham o mesmo poder dos nobres dos feudos. 

Senhor Feudal - era o proprietário do feudo, unidade de terra. Possuía muitos servos, que trabalhavam para ele, cobrando várias taxas pela utilização de suas terras. vivia em castelo e era protegido por cavaleiros. 

Anarquia ou anarquismo  é um sistema político que defende a anarquia, que busca o fim do Estado e da sua autoridade. A anarquia é contra a divisão em classes e por consequência é contra toda a espécie de opressão de uns sobre os outros. Vulgarmente é entendida como a situação política em que a constituição, o direito e as leis deixam de ter razão de existir.

Ceptro - Designação de cajado ou bastão que representa a soberania real.

Agricultura de subsistência - é uma modalidade que tem como principal objetivo a produção de alimentos para garantir a sobrevivência do agricultor, da sua família e da comunidade em que está inserido, ou seja, ela visa suprir as necessidades alimentares das famílias rurais.

Medieval (Idade Média) - é um período intermédio numa divisão esquemática da História da Europa.

Catedral ou Sé é o templo cristão em que se encontra a sede de um bispo e uma diocese, com seu cabido. Deriva do latim cathedra  (cátedra, cadeira), de maneira que o nome catedral faz referência ao trono do bispo.

Episcopal (governo episcopal), é uma das formas administrativas da Igreja.

Neste sistema os ministros principais da igreja são os bispos. Outros ministros são presbíteros e diáconos. Todos estes são mencionados no Novo Testamento. O Governo é centralizado na figura de um dirigente, responsável pelas decisões e destinos da igreja, mas que possui um grupo de subalternos, o Colégio Episcopal, responsáveis pela administração da gestão do sistema.


Monásticas (Monástico) - trata-se da escolha de um modo de vida isolado e ao mesmo tempo crítico, em relação à sociedade de consumo. Não se trata de uma fuga, mas um despojar-se de si mesmo para tomar a cruz e seguir Jesus Cristo.

Couro - é a pele curtida de animais, utilizado como material nobre para a confecção de diversos artefatos para o uso humano, tais como: sapatos, cintos, carteiras e bolas de determinados esportes como basquete, entre outros.

Hegemonia - a supremacia de um povo sobre outros povos, ou seja, a superioridade que um país tem sobre os demais, tornando-se assim um Estado soberano.

Animistas (animismo) - alegam que "Todas as coisas são Vivas", "Todas as coisas são Conscientes", ou "Todas as coisas têm ânima", que na visão cosmocêntrica significa energia, na antropocêntrica significa espírito e na teocêntrica alma; Pessoa que atribui a todos os elementos do cosmos (Sol, Lua, estrelas), a todos os elementos da natureza (rio, oceano, montanha, floresta, rocha), a todos os seres vivos (animais, árvores, plantas) e a todos os fenómenos naturais (chuva, vento, dia, noite) um princípio vital e pessoal, chamado de "ânima". Para essas pessoas, todos esses elementos são passíveis de possuírem: sentimentos, emoções, vontades ou desejos, e até mesmo inteligência.

Dinastia -é o período de sucessão, que reis e rainhas, pertencentes a uma mesmafamília,  permanecem no poder. A palavra dinastia tem origem no termo grego dynasteia, que significa poder, senhorio e comando. Na dinastia o poder é transmitido por hereditariedade, podendo a mesma família permanecer no trono durante séculos.

Tribo - é um conjunto de pessoas agrupadas por uma cultura, língua, história e costumes comuns. Cada tribo possui seus próprios costumes: dança, cânticos, instrumentos musicais, rituais, artesanato, pinturas e outros elementos que são reconhecidos como pertencentes a uma tribo.

Coesão social - representa as forças que mantém os homens juntos em sociedade e que lhes permite viver num certo consenso e ordem social.

Profano  (vida profana) - é tudo que transgride as regras sagradas.  É o que se torna contrário ao respeito devido às coisas divinas. Ser profano é violar as regras sagradas, é fazer uso abusivo de práticas impuras, indignas.

Corveia - é uma obrigação presente no modo de produção feudal e correspondia ao pagamento através de serviços prestados nas terras ou instalações do senhor feudal ou estado.

Poligamia é um sistema onde o homem tem mais de uma mulher ao mesmo tempo;  é o oposto de monogamia, e consiste no casamento com mais de uma pessoa, quando o homem possui e casa com várias mulheres.  


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui