Definição de seguro

 Definição de seguro

Refere-se é a forma de substituir um risco que você ou sua empresa pode vir a ter, transferindo-o para uma entidade chamada seguradora que se encarrega de reparar os prejuízos resultantes do risco sofrido.

 

O seguro baseia-se na associação de riscos enfrentados por pessoas, empresas, entre outros. As pessoas e empresas por estarem ciente de que um dia podem sofrer riscos e não ter dinheiro na hora para custear as despesas, optam em transferir as despesas que resultarão do risco para uma entidade chamada seguradora.

A transferência de despesas resultantes de riscos para uma seguradora é feito mediante a assinatura de um contro de seguro, no qual a pessoa ou empresa se obriga-se a pagar uma quantia de valor à seguradora e esta obriga-se a custear as despesas do individuo ou instituição em causa, em caso de sofrer risco.

Em Moçambique existe varias seguradoras. Contudo, podemos destacar a EMOSE e IMPAR.

 Importância de seguro

O seguro é importante tanto para pessoas como para empresas. Por exemplo, se você ou sua empresa tiver contraído uma divida com um banco, e o prazo em que se espera que pague a sua divida chegue antes de conseguir dinheiro suficiente para pagar. Se você ou sua empresa tiver um contrato com uma seguradora, esta, vai pagar o banco. Mas se você, não tiver um contrato com a seguradora, o banco vem arrancar os seus bens ou da empresa.

O seguro cria estabilidade na sua vida financeira e económica e da empresa, pois, por mais que aconteça um risco qualquer na sua vida ou da empresa, a seguradora sempre vai ressarcir os danos causados pelo risco. O seguro ajuda na reparação dos danos pessoais e materiais causados pelos riscos.

Em caso de doença ou acidente, se você tiver um contrato de segura, a seguradora vai pagar todas as despesas de receitas médicas.

Tipos de seguros

Na vida social e económica das pessoas e empresa existe vários riscos que podem acontecer. Por conta da diversidade de riscos, também existe diversos tipos de segura.

Seguro pessoal ou de vida

Este tipo de seguro é destinado para pessoas e visa assegurar que em caso de doenças e acidentes, a seguradora pague todas as suas despesas de hospital. Ao assinar um contrato deste tipo de segura, você se obriga a pagar, de forma periódica, uma quantia d dinheiro a seguradora. E esta, por sua vez vai costear as suas despesas de hospital em caso de doença e acidentes.

Seguro contra incêndios

Este tipo de seguira visa proteger os sus bens em caso de incendio. Se você optar por este tipo seguro, a seguradora vai repor os seus bens em caso de incêndios nas suas instalações.

 

Seguro contra roubo e assalto

Neste tipo de seguro, você se protege contra os prejuízos resultantes de roubo de mercadorias, bens, e outros bens. Isto significa que, em caso de prejuízos resultantes de roubo ou assalto a companhia de seguros vai pagar os bens roubados.

Perda de lucros

Você pode fazer um seguro contra perdas de lucros. Se você fizer este seguro, será compensado duma percentagem combinada das perdas sofridas.

 

Seguro automóvel

Este seguro á feito para assegurar os veículos contra todos os riscos. Este cobre os riscos de incêndio, roubo, acidentes, etc. O seguro contra todos os riscos, é muito bom para assegurar carros pessoais ou da empresa, pois, oferece protecção abrangente.

 

Seguro contra transporte de valores

O dinheiro a ser transportado dum lugar para outro por uma empresa pode ser segurado contra perdas em trânsito. Este seguro também pode ser feito para as instalações onde o dinheiro é guardado.

 

Seguro contra acidentes de trabalho

Um empreendedor pode efectuar um seguro contra os acidentes sofridos pelos trabalhadores no local de trabalho.

 

Avarias de máquinas e prejuízos indirectos

Você pode fazer um seguro contra os prejuízos resultantes de avarias de máquinas e prejuízos indirectos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui