Algas do reino Protista e sua importância

Terminologia

Bioluminantes – seres que convertem a energia química em luminosa

Dinoflagelados – seres que apresentam dois flagelos

Características gerais das algas

As algas podem ser unicelulares e pluricelulares. Algumas são muito grandes chegando a atingir 60 metros de comprimento. Mas, por mais  complexas que pareçam são muito mais simples que as plantas.

Tem pigmentos fotossintéticos para a fixação da energia luminosa.

Os pigmentos podem ter cores diferentes, as quais lhes conferem as suas cores características: vermelhas, castanhas, verdes ou douradas.

a) Filo Pyrrophyta (lê-se Pirófitas)

As espécies pertencentes ao Filo Pyrrophyta apresentam um pigmento que lhes confere a cor vermelha de fogo que está na origem do nome deste filo. São seres unicelulares, marinhos, autotróficos, apresentam parede celular com celulose, armazenam o alimento em forma de amido, possuem clorofila e outros pigmentos como por exemplo os carotenóides. 

             Algas do reino Protista e sua importância      

Apresentam dois flagelos, por isso são chamados de dinoflagelados. As espécies pertencentes a este filo são bioluminantes isto é convertem a energia química em energia luminosa sob a forma de  faísca de luzes visíveis a noite sobre as cristas das ondas.

Possuem dois tipos de reprodução nomeadamente assexuada por bipartição que é a mais frequente  e sexuada com formação de um zigoto de parede espessa e inerte.

 

b) Filo crysophyta (lê-se crisofita)

Este Filo é rico em espécies no planctôn marinho. Apresentam paredes espessas, impregnada de silício composta por duas metades (diatomáceas). Não apresentam flagelo e no citoplasma existem cromatóforos dourados e cutículas de óleo, que para além de reserva energética facilitam a flutuabilidade. A reprodução é assexuada por divisão binária. Esta divisão binária é peculiar, isto é, quando a célula se divide uma das células filhas recebe a parte maior da carapaça e a outra a menor parte.  

 

c) Filo Euglenophyta (lê-se Euglenofíta)

As euglenofitas são unicelulares, não apresentam cílios e possuem flagelos. Têm cloroplastos e realizam a fotossíntese. Quando estão desprovidos de luz, vivem heterotroficamente. Podem viver em água doce e no mar. 

A seguir vamos ler sobre a importância ecológica das algas.

 

 Importância ecológica das algas

Desempenham um papel importante na economia da natureza tanto na água doce como nos oceanos porque realizam a maior parte da actividade fotossintética.

Constituem o principal componente do fito plâncton uma vez que são a fonte vital de alimento de muitos protistas heterotróficos e de pequenos animais aquáticos.

 Algumas algas consumidas por moluscos e outros organismos marinhos sem causar nenhum prejuízo contudo podem provocar a morte do Homem ou dos golfinhos.

 

O resumo que a seguir lhe dispusemos vai ajudar-lhe bastante para retirar as dúvidas que possa ter tido durante a sua leitura.


Nesta lição você aprendeu que:

       As pirófitas são seres unicelulares, eucarióticos, autotróficos, armazenam o alimento sob a forma de amido e apresentam

Resumo        parede celular com celulose; 

       Os protistas apresentam três filos de algas marinhas que são:

Euglenophyta, Crysophyta e Pyrrophyta

       São todas unicelulares, aquáticas de água doce e salgada, e constituem componentes do fictoplancton, constituindo uma poluição de águas por matéria orgânica.

       As algas por serem fotossintetizantes, são a fonte vital de alimento de muitos protistas heterotróficos e de pequenos animais aquáticos;

       consumo de algumas algas pode provocar a morte do Homem e/ou de outros mamíferos.

 

Agora vamos realizar conjuntamente as actividades que se seguem para que possa aprender como usar o conhecimento que acaba de adquirir

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui