Significado de risco

 Significado de risco

Risco é uma incerteza ou situação, positiva ou negativa, que pode ocorrer na sua vida ou da empresa em que você não esperava.


Tal como dissemos na introdução, há sempre duas possibilidades na vida, estar bem ou estar doente. Se for uma empresa, pode ter sucesso ou pode fracassar ou falir.

No caso dos negócios ou empresas, quando uma determinada situação acontece e não favorece a sua empresa ou negócio, dissemos que é uma ameaça. Contudo, quando favorece a sua empresa ou seu negócio, dissemos que é uma oportunidade.

O importante, é sempre ter em mente de que um dia pode acontecer algo que não esperávamos. E esse, algo representa risco quer para nós como pessoas quer para empresa.

 Tipo de riscos nos negócios

As empresas ou negócios estão expostos a diversos tipos de riscos, aqui vamos descrever alguns:

Risco de mercado: este risco resulta das perdas que sua empresa pode ou negócio pode vir a sofrer por causa das mudanças no comportamento dos clientes, aumento de custos de matéria-prima e mudanças das taxas de câmbios e juros. Por exemplo, se você estiver a vender arroz Xirico, e de repente os clientes deixar de comprar esta marca de arroz, passarem a comprar arroz Feliz Família.

Riscos de liquidez: este risco resulta da incapacidade de pagar um determinado bem que prendia comprar num determinado momento, quer por falta de tempo para ir pagar, quer por falta de dinheiro. Imagina, que você tenha uma divida com um seu fornecedor, e tinham combinado um determinado dia para você pagar o dinheiro e não consegue por falta de tempo ou por falta de dinheiro. Você corre o risco de perder credibilidade perante o seu fornecedor.

Risco de crédito: é a possibilidade de não conseguir recuperar um dinheiro que um cliente está a dever-lhe. Se você estiver a vender os seus produtos a créditos, isto é, o cliente levar os produtos para pagar num outro dia combinado. Pode acontecer que o cliente não consiga dinheiro para vir pagar no dia combinado. Por essa razão, você está exposto ao risco onde receber ou não receber esse dinheiro. 

Risco operacional: nas operações de produção da sua empresa pode ocorrer algumas falhas, resultados em produtos com defeitos de fabricos ou má qualidade dos serviços prestados. Por exemplo, você querer produzir 5 chapéus de palha e acontecer que dois destes chapéus não apresentam qualidade desejada devida a erros de fabrico.

Risco legal: é a possibilidade de, durante a sua actividade empresarial, as entidades do governo lhe aplicar uma multa por não ter observado adequadamente alguma ordem. Ou podem acontecer, ter que indemnizar um trabalho.

Formas de gestão de riscos 

 Como já sabe que em qualquer negócio sempre haverá riscos. Como forma de se precaver dos ricos, sobretudos aqueles que não são favoráveis a empresa, você precisa de adoptar forma de gerir os ricos. Para tal, é necessário seguir os seguintes passos:

  • Identificar os possíveis riscos que podem afectar o seu negócio;
  • Fazer uma avaliação qualitativa dos riscos;
  • Preparar alternativas de combater os riscos;
  • Controlar e avaliar a eficiência e eficácia das alternativas implementa como forma e combater os riscos.

Por exemplo, porque você sabe que um dia poder, acontecer um acidente no local de trabalho ou mesmo roubo, você prepara-se para combater esses ricos, procurando sinalizar os espaços que representam perigo para os trabalhadores e contratar os serviços de segurança.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui