A evolução do Universo

A evolução do Universo

O Universo é o conjunto formado pelo espaço celestial e por todos os astros existentes.

No entanto, há inúmeros astros iluminados pelo sol. Alguns são observados, facilmente, pelo Homem à noite. De recordar que mesmo de dia, também existem no espaço, só que não é possível vê-los devido a maior intensidade da luz do sol, Este é a maior estrela do nosso Sistema Solar.

Os astros e as diferentes formas de energia são os elementos fundamentais que constituem o que chamamos de Universo.

Como evoluiu o Universo?

Existem muitas teorias que explicam a origem do Universo, contudo, a teoria do Big Bang ou seja “Grande Explosão” é aceite pela maioria dos cientistas porque é a mais esclarecedora.

Segundo a teoria de grande explosão (Big Bang) “Há 15 milhões de anos houve uma grande explosão cósmica e os vestígios (matéria e energia) expandiram em todas as direcções do Universo”. Depois da explosão as diferentes matérias e formas de energia expandiram-se, arrefeceram e transformaram-se em outras matérias, dando origem às galáxias. Esta explosão, também foi responsável pela origem do Sistema Solar, o qual formou uma nuvem gasosa que se condensou e explodiu dando origem ao sol e dos seus astros (planetas e satélites naturais). 

Os astros do universo
Os astros do Universo observados pelo Homem são: galáxias, estrelas, nebulosas, cometas, planetas, satélites, planetóides e meteoritos.
As galáxias são consideradas os elementos básicos da massa do Universo, a mais conhecida e mais estudada é a via láctea, pois é, dentro dela que se encontra a Terra e o todo o Sistema Solar.
As estrelas são corpos gasosos, dotados de luz própria e possuidores de elevadas temperaturas e pressões.
O Sistema Solar está formado por um conjunto de astros que giram em torno do sol. Os astros que fazem parte do Sistema Solar são: os planetas, os satélites, os planetóides, os cometas e os meteoritos.
As suas órbitas são elípticas e variam em função da massa da velocidade e da distância em relação ao sol.   

O Sistema Solar compõe-se por seguintes astros:
Uma (1) estrela, o sol (centro do sistema)
Oito (8) planetas
Trinta e dois (32) satélites 
Milhares de planetóides
Numerosos cometas


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui