As várias tentativas de explicar a origem e evolução do Homem

 As várias tentativas de explicar a origem e evolução do Homem

Não existe consenso entre os cientistas em relação a origem da vida e do Homem. No entanto, há duas grandes correntes que tentam explicar a origem do Homem:

Teoria da Evolução ou evolucionista 

Teoria da Criação

Assim, vamos apresentar duas posições contraditórias em relação a estas duas teorias.


Teoria evolucionista

É defendida por Charles Darwin, naturalista e biólogo britânico, autor da teoria da evolução das espécies. Para ele, o Homem é produto da matéria abiótica, ou seja, sem vida e que, ao reproduzir-se foi se transformando em diferentes formas de vida.

De acordo com esta teoria, toda esta sucessão de coisas e fenómenos aconteceu sem ter havido uma direcção inteligente ou uma intervenção sobrenatural.
Darwin, chamou a esta teoria de “lei do mais forte”, “sobrevivência dos mais fortes” ou seja, a chamada “selecção natural”.
Darwin acreditava que a Natureza seleccionava as “mais aptas coisas vivas para a sobrevivência.” À medida que os mais aptos adquiriam novas características que lhes fossem vantajosas, evoluíam lentamente.

Teoria da criação
A Teoria da criação baseia-se na bíblia e no livro de Génesis (1:26, 27). Esta teoria defende que o Homem é um produto de criação divina, ou seja, de um ser sobrenatural e omnipotente, “Deus”. 
Leia o extracto da Bíblia que defende a teoria da criação:
“Façamos o Homem à nossa imagem e semelhança, e tenha ele em sujeição os peixes do mar, as criaturas voadoras dos céus, os animais domésticos e toda a terra, e todo o animal movente que se move sobre a terra. E Deus passou a criar o Homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou: macho e fêmea os criou”. (Génesis 1: 26, 27).

Como se pode compreender, a teoria da criação defende que: O Homem foi criado por Deus no sexto dia de criação do Universo depois de ter projectado e criado o Universo, Deus criou todas as espécies da vida na terra e também o Homem. O Homem foi feito à imagem e semelhança de Deus. 

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