O que é a Física?

Desde os tempos remotos, o homem se deparava com acontecimentos em sua volta, como é o caso da chuva, relâmpago, trovoada, o movimento dos animais, seja no ar na água e na terra, entre outros acontecimentos. Por estes motivos, procurou entender o porquê de cada acontecimento. 

A esses acontecimentos damos o nome de Fenómenos Naturais e ao resumo por ele feito hoje chamamos de Ciência, que mais tarde o cientista ARISTÓTELES(384-322 antes da nossa era), o maior dos cientistas da antiguidadeveio a dar o nome de Física.

Com isso podemos definir Física, como sendo a ciência que estuda os Fenómenos Naturais e suas transformações.

A Física é uma das ciências da Natureza, cujo seu nome provém da palavra grega “physike”, o que quer dizer “Natureza” (todos os seres que constituem o Universo).

Resumindo: Física é uma ciência que estuda fenómenos físicos que ocorrem na natureza, suas causas e determina leis que regem sobre estes fenómenos.

Além da definição  da Física como ciência, podemos definir alguns conceitos tais como:
Ciência significa conhecimento sistematizado ou organizado.
Fenómeno Natural é todo acontecimento que ocorre na terra sem a intervenção directa do homem.
Exemplo: Relâmpago, Chuva, vento, a queda de coco, a fusão do gelo etc.
Estes fenómenos podem ser de Natureza Mecânica, Térmica, Eléctrica e Luminosa. 
Todos estes Fenómenos chamam-se Fenómenos Físicos porque ocorrem sem que haja mudança nas propriedades dos corpos, isto é, não origina o surgimento de novas substâncias. A fusão do gelo, a ebulição da água, a queda de um corpo, o relâmpago, chuvas, são exemplos de Fenómenos Físicos.

Fenómenos Químicos aqueles que ocorrem com as substâncias e se verifica a transformação das suas propriedades iniciais, isto é, originam o surgimento de novas substâncias com novas propriedades. Quando se queima papel, o bolor de pão, apodrecimento da comida, estes são exemplos de Fenómenos Químicos.
Há outras áreas das ciências que estudam a Natureza, nomeadamente a Astronomia, a Química, a Geografia, a Botânica e a Zoologia. 

Métodos de estudo da Física
O Homem desde antiguidade vem observando e estudando a Natureza, por exemplo, o movimento dos astros, a luz, o som, as propriedades e transformações de Energia e matérias, modificando-as e adaptando-as as suas necessidades.
Por isso dizemos que a Física é uma ciência experimental. Para descobrir as leis e regras a que fenómenos naturais obedecem, a Física como outras ciências, tal como a Química, utiliza uma metodologia, designado por método científico e consiste em:  
- Observar directamente os fenómenos, registando e organizando os factos que parecem importantes, estabelecendo relações entre eles.
- Formular hipóteses, tentando explicar o fenómeno observado para responder AA questões previamente colocadas. As hipóteses formuladas são ideias que poderão responder às questões levantadas.
- Conceber experiências, em condições o mais próximo da natureza e em maior número possível, para testar essas ideias, ou seja, confirmar as hipóteses formuladas. Essas experiências podem ser modelos.

(Modelo é uma idealização ou simplificação da realidade)
- Elaborar teorias, enunciando leis (hipóteses confirmadas). Uma teoria explica não só os fenómenos observados, mas também outros até então não compreendidos e leva a ciência à descobrir novos factos.
Observação: As actividade experimentais, aliadas às teorias, conduzem os Cientistas e os técnicos a descobertas importantes, que ajudam cada vez mais o Homem na exploração e aplicação dos fenómenos naturais visando o bem da humanidade.

Caro Estudante vai, em seguida, resolver um conjunto actividades de fixação para que tenha uma boa aprendizagem dos conteúdos abordados durante a lição e depois prossiga com as actividades da lição, sem ajuda do professor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui