RAMOS E IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA FÍSICA

Ramos da Física

No início do desenvolvimento das ciências, os sentidos do homem eram fontes de informação utilizadas na observação dos fenómenos que ocorrem na natureza. Por isso mesmo o estudo da Física foi se desenvolvendo, subdividido em diversos ramos, cada um deles agrupando fenómeno relacionados com sentido pelos quais eles eram percebidos. Então surgiram:  

1) Mecânica – É o ramo da Física que estuda os fenómenos relacionados com os movimentos dos corpos. Assim, estamos tratando fenómenos mecânicos quando estudamos o movimento de queda de um corpo, o movimento dos planetas, a colisão de dois automóveis, etc. 

A mecânica subdivide se em três partes, a saber: Cinemática, Dinâmica e Estática. 

2) Termodinâmica – Como o próprio nome indica, este ramo da Física trata de fenómenos térmicos. Portanto, a variação da temperatura de um corpo, a fusão de um pedaço de gelo, a dilatação de um corpo aquecido, são fenómenos estudados neste ramo da Física.  

3) Oscilações e Ondas – Neste ramo da Física estudam-se as propriedades das ondas que se propagam num meio material como, por exemplo, as ondas em uma corda ou na superfície da água. Também são estudados, aqui,neste ramo, os fenómenos sonoros, porque o som nada mais é do que um tipo de onda que se propaga em meios materiais.  

4) Óptica – É o ramo da Física que estuda os fenómenos relacionados com a luz. A formação da imagem dos objectos num espelho, a formação da sombra, a separação da luz solar nas cores do arco-íris etc., são fenómenos ópticos ou simplesmente fenómenos relacionados com a luz.  

5) Electromagnetismo – Neste ramo da Física, incluem-se os fenómenos eléctricos e magnéticos. Desta maneira, são estudadas: as atracções e repulsões entre os corpos electrizados, o funcionamento dos diversos aparelhos electrodomésticos, as propriedades de um íman, a produção de um relâmpago em uma tempestade, etc.  

6) Física Moderna – Esta parte, cobre o desenvolvimento da Física alcançado no século XX, abrangendo o estudo da estrutura do átomo, do fenómeno da radioactividade, da teoria de relatividade de Einstein, etc.

Importância do estudo Física 
Desde tempos remotos os homens e mulheres investigam os fenómenos natureza para poderem viver melhor. Sua curiosidade os fez aprofundar em seus conhecimentos sobre os ciclos do dia e da noite, sobre as fases da Lua, as estações do ano; sobre como se desenvolvem plantas e animais, para melhorar a agricultura e as criações, e assim produzir mais alimentos; sobre como produzir e controlar o fogo, e inventar ferramentas que facilitam o trabalho.
A construção de casas, represas, pontes; a utilização da roda, de carros e dos diferentes tipos de máquinas, tudo isso foi sendo incorporado ao conhecimento da humanidade.

Observação: Um dos ramos importantes da Física é a Física Nuclear, que deu origem a reatores nucleares que produzem energia eléctrica. Com os conhecimentos desse ramo da Física também foi possível construir bombas nucleares, que são as armas de destruição mais ameaçadoras, para a humanidade e para nosso planeta, já construída.

Aplicações da Física
Nos últimos séculos, a ciência vem avançando muito rapidamente, assim como a tecnologia, que aplica os conhecimentos científicos a situações práticas. Tornou-se possível fazer máquinas muito pesadas - os aviões - voarem, facilitando, depois, a construção de outras - as naves espaciais, que levaram o homem à Lua e que nos ajudam a desvendar os mistérios do universo, e hoje existem equipamentos que permitem aproveitar mais e melhor essa energia.
Em certos ramos podemos destacar algumas aplicações, tais como:
Na Medicina:  foram desenvolvidos equipamentos e técnicas que salvam muitas vidas, pois permitem saber como estão funcionando os órgãos no interior do corpo humano. Exemplo disso são as radiografias (chapas de raios X), as tomografias e as ultra-sonografias.

Aplicação da Física Atômica: permitiram-nos construir lâmpadas especiais que produzem o laser - um tipo luz dotada de certas características que permitem fazer microcirurgias (como as realizadas nos olhos), abrir cortes e fechá-los em cirurgias diversas, dispensando, em algumas situações a intervenção do Homem. O laser tem também muitas aplicações na indústria, como em dispositivos para cortar metais, em aparelhos de som que fazem as chamadas “leituras digitais” e em outros equipamentos.

Na sociedade: está sendo aproveitando cada vez mais os avanços científicos e tecnológicos que possibilitam uma melhor qualidade de vida para um número cada vez maior de pessoas. Os resultados desses avanços aparecem na maior quantidade e na melhor qualidade de alimentos, na melhoria da saúde, numa vida mais longa, na maior comunicação entre as pessoas (livros, jornais, rádio, televisão, informática), entre outras coisas.

Tome nota: Caro Estudante vai, em seguida, resolver um conjunto actividades de fixação para que tenha uma boa aprendizagem dos conteúdos abordados durante a lição e depois prossiga com as actividades da lição, sem ajuda do professor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui