Trade Marketing
Até pouco tempo, o Trade era uma silenciosa ferramenta de marketing dominada por poucos e escondida dentro das grandes corporações. O nome
saiu da academia e dos grandes grupos capitalistas e avançou para o mercado, mas ainda assim, carece de conhecedores principalmente entre as empresas de comunicação e agências de propaganda que lidam diretamente
com o Trade.
Mas em poucas palavras, o que significa Trade Marketing? Segundo os grandes conhecedores de marketing e vendas, significa adaptar os produtos, as
políticas e as estratégias de marketing das marcas, de modo a atingir o consumidor nos pontos de venda, satisfazendo da melhor maneira possível as
necessidades de canais comerciais específicos e de clientes estratégicos.
Resumindo, o Trade busca maximizar o Marketing share:
Market share (e não marketing share) é participação de mercado. Nada a ver com posicionamento de produto que é onde o fabricante deseja posicionar (público, sexo, classe
social, área etc.).
Veja vários artigos sobre isso no Portal do Marketing:
Para isso, o profissional de marketing que atua diretamente no Trade é
exigido ao extremo e dele são cobrados conhecimentos multidisciplinares. Espera-se em primeiro lugar, que entenda o varejo como negócio.
“O Trade exige um profissional de marketing que entenda os compostos
mercadológicos”.
“Se o mercado é onde tudo acontece, é preciso que este profissional seja,
acima de tudo, um negociador”,
É verdade, afinal, o trade é o elo de comunicação entre o marketing e as
vendas. Dele se espera alinhar e potencializar os compostos de marketing
e as estratégias dos fornecedores.
O crescimento exponencial do comércio, o desenvolvimento e a aplicação de novas estratégias em logística que garantem maior agilidade
na entrega de bens de consumo, dão ainda mais importância ao Trade
Marketing. É preciso atender com eficiência um varejista mais bem
capacitado a negociar e um consumidor cada dia mais consciente e
exigente.
E daí? Daí que se você é uma agência de propaganda e atende ou pretende atender o segmento de Trade Marketing, é preciso se preparar para o
que os gerentes da área chamam de adequação e conhecimento. “Sendo
bastante sincero, pouquíssimas são as agências realmente capacitadas a
nos ajudar na elaboração de estratégias eficientes para motivar o consumo e bater metas de venda”.
“No entanto, a maior parte das agências é muito criativa, mas também
é, no fundo, uma executora de planos estratégicos”, diz Cícero. “O que
precisamos na realidade é de parceiros que entendam o negócio e desenvolvam conosco estratégias competitivas e eficientes”, completa.
A comunicação feita para este tipo de negócio visa atender os hábitos dos
consumidores para criar a comunicação e as estratégias de venda para
auxiliar o varejista a vender mais. Também precisa se preocupar com a
linguagem focada na força de venda dos clientes seja eles atacadistas ou
distribuidores. A força de venda e os varejistas formam o elo entre a indústria e o consumidor final.
Portanto, é para essa dupla que o pensamento criativo e estratégico deve
confluir.
Seguindo este raciocínio, chega-se a outro ponto fundamental: nem
sempre a “grande sacada” criativa é o que faz a diferença nesse tipo de
negócio. Talvez um bom plano estratégico – como um incentivo que envolva a força de vendas e os varejistas, por exemplo – pode fazer muito
mais pelo negócio.
O conceito Trade Marketing
• Alinhar as estratégias de marketing para os canais de distribuição;
• Gerenciar o relacionamento com os clientes, entendendo suas necessidades;
• Identificar oportunidades para alavancar o crescimento e lucratividade
dos negócios;
• Entender o consumidor como um shopper, atendendo suas necessidades;
• Gerar demanda no ponto de venda, através de táticas que agreguem valor;
• Fortalecer a marca no PDV e desenvolver relacionamento com os consumidores;
Competências Chaves para o
Trade Marketing
• Capacidade de construir relacionamentos de longo prazo;
• Estrategista: conhecimento de marketing, vendas e finanças;
• Habilidade de apresentação e trabalho em equipe;
• Foco no cliente e cultura de serviço;
• Compreender o varejo como negócio;
• Entender as motivações dos compradores;
• Coordenar as atividades da empresa para atender as necessidades do
varejo.
Os pilares de Trade Marketing
• Gerenciamento de Categorias;
• Treinamento de brigada;
• Gerenciamento de Espaço;
• Aplicação de tecnologia: EDI etc.;
• Estudo do composto do shopper;
• Apoios específicos para o canal;
• Serviços básicos (pedidos, entregas etc.);
• Parceria.
Resumo
O trade marketing é ainda uma disciplina nova e possui uma visão sistêmica
do todos envolvidos no processo de vendas e é composto por todos esforços de comunicação que são feitos nos canais de vendas, cujo objetivo é
aumentar a eficiência da distribuição e despertar o interesse do consumidor
em comprar um produto ou serviço.
