Sistema Respiratório

 A respiração é considerada uma das funções básicas dos seres vivos. É a função vital e, por isso, é um dos sinais mais visíveis de que um ser está vivo. 

Consiste na troca de gases entre o corpo e o meio ambiente, ou seja, na absorção de gás oxigênio (O2) e na eliminação de gás carbônico (CO2). 

O oxigênio é fornecido a todas as partes do corpo, por ser uma necessidade constante do organismo, juntamente com os alimentos, que auxiliarão na produção de energia para o corpo. 

O sangue é um elemento auxiliar que serve como condutor desses gases. 

De acordo com Dangelo e Fattini (2007), o sistema respiratório pode ser dividido em duas partes: porção de condução e porção respiratória. A porção de condução pertence aos órgãos tubulares, cuja função é a de levar o ar inspirado até a porção respiratória, representada pelos pulmões que, por sua vez, conduz o ar expirado, eliminando o CO2 para o meio exterior (GOMES, 2008). O processo de respiração começa pelo nariz que, através de minúsculos pelos que existem em seu interior, filtra a poeira do ar. 

O ar filtrado segue para a cavidade nasal, onde é aquecido. O processo continua pela faringe, laringe e traquéia, em seguida divide-se em dois ramos que chamamos de brônquios. Cada brônquio leva o ar para um dos pulmões, através do hilo. No interior dos pulmões, o gás oxigênio é absorvido e o gás carbônico é liberado para ser eliminado na expiração. 

O músculo da base da cavidade torácica, chamado diafragma e os músculos intercostais são responsáveis pelos movimentos respiratórios, ou seja, pela inspiração e expiração.

Atenção

A respiração bucal é prejudicial ao indivíduo. Nós vimos que o ar passa por um processo de filtração e aquecimento quando passa pelo nariz. O ar respirado pela boca não passa pelo processo de filtração, umidificação e aquecimento chegando ao organismo com impurezas, seco e mais frio, deixando o sistema respiratório mais vulnerável a doenças respiratórias e alergias. O fato de não respirar pelo nariz acaba interferindo também na alimentação, pois há uma diminuição no olfato e, consequentemente, no apetite. É a sensação causada quando uma pessoa está gripada e não sente o gosto do que come (MOTA, 2006).

Curiosidade 

Você sabia que se você beber ou comer demais, o estômago dilatado irrita o diafragma, que se contrai abruptamente. Como resultado começa o soluço (MOTA, 2006).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui