A formação das alianças e blocos militares e os primeiros conflitos entre as potências imperialistas

A formação das alianças e blocos militares e os primeiros conflitos entre as potências imperialistas

Para melhor compreender a formação de alianças e blocos militares, é importante primeiro definir o conceito de alianças militares.

Aliança é um pacto entre duas ou mais partes objectivando a realização de fins comuns. As alianças militares são celebradas formalmente por meio de tratado diplomático que assegura a mútua assistência em casos de ataque a qualquer um dos membros.

 

i.                    A Formação de Alianças e Blocos Militares

Muito bem. Já sabe o que é uma aliança militar. Preste atenção à formação dessas alianças militares.

As contradições políticas e ideológicas entre diversos países da Europa contribuíram para a busca de alianças diplomáticas e de blocos militares. A situação de paz que vinha desde o fim da guerra franco-prussiana (1870-71) era irreal e o equilíbrio podia romper-se a qualquer momento.

Constantemente as potências europeias ameaçavam-se devido a:rivalidades políticas internacionais; colonialismo imperialista; nacionalismo exacerbado de algumas potências e à concorrência entre as grandes potências industrializadas.

Estas situações provocaram a corrida ao armamento, e para se fortalecerem, os países formaram alianças de acordo com seus interesses: Tríplice Aliança e Tríplice Entente.

 

ii.                  Como estavam constituídas essas alianças militares?

A Tríplice Aliança foi um acordo militarcriado em 1882 e renovado em 1912 entre o império alemão, império Áustro-Húngaro e o Reino da Itália formando assim um grande bloco de países aliados no centro da Europa.

Tríplice Entente foi um acordo militar criado em 1884 por acordos entre a França e a Rússia. Mas, para resistir e contestar a tríplice Aliança, junta-se no inicio do século XX, em 1907 a Inglaterra, completando o trio – Rússia, França e Inglaterra.

Observa o mapa abaixo da divisão política da Europa nas vésperas da 1ª Guerra Mundial e veja como estavam formadas as alianças militares

O sistema de alianças (blocos militares) trazia consigo ameaças a paz que se vivia na Europa porque a formação dos dois blocos provoca a corrida aos armamentos. 

As grandes potências imperialistas procuravam reforçar o seu potencial bélico através do aumento do fabrico de armas de guerra, dinamizaçãoda construção naval e prolongamento do serviço militar. 

Vivia-se na Europa uma “paz armada” (momento de acalmia que se viveu na Europa antes do inicio da 1ª Guerra Mundial, mas que, no entanto, era uma calma fictícia porque cada país já tinha armamento para iniciar a guerra) e um pequeno incidente poderia desencadear um conflito de dimensões incalculáveis.

A Tríplice Aliança e a Tríplice Entente dividiam o continente em dois blocos. Esse sistema de alianças que tinha fins diplomáticos foi justamente o precursor da Primeira Guerra Mundial


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui