Empreender é uma opção para você?

 Para iniciar essa jornada sobre a atividade empreendedora, você verá o que é empreendedorismo e qual é a

importância dele no mercado brasileiro.

As pessoas geralmente acham que empreender é criar um novo negócio ou tornar diferente algo que já

existe no mercado, ou seja, inovar. Além disso, muitos acreditam que para ser empreendedor é preciso ter

coragem para dar o primeiro passo, e para procurar novas oportunidades e novos nichos de mercado. Mas o

significado de empreender é muito mais amplo.

O termo empreendedorismo deriva da palavra francesa entrepreneur, que significa “aquele que assume

riscos”; é uma maneira de agir para identificar oportunidades e assumir o risco de implementar uma ideia

para aproveitar essas chances. O empreendedor é aquele que tem disposição ou capacidade de inovar, de

idealizar, de coordenar e de realizar projetos, serviços e negócios.

De acordo com alguns dos maiores pensadores do mundo dos negócios, como Peter Drucker, o empreendedorismo está ligado a um comportamento, uma forma de se relacionar com o trabalho com mais iniciativa,

autonomia e criatividade.

Portanto, empreender é um comportamento, e não um traço de personalidade.

O mais importante é que você compreenda o papel dessa atividade na sociedade e perceba que esse comportamento motiva pessoas a criar novos negócios, transformar atividades antigas, desenvolver, inovar e

gerar novos nichos de mercado capazes de atender necessidades reais das pessoas e da sociedade. 

O empreendedorismo no Brasil

Pesquisas sobre o empreendedorismo no Brasil demonstram que essa atividade está em expansão.

Um bom exemplo disso é a quantidade de pessoas que sonham ter um negócio próprio: três em cada dez

brasileiros! E há mais brasileiros que querem empreender do que brasileiros que desejam uma carreira em

uma empresa. Veja:

Na última década, a atividade empreendedora no país deu um salto: cresceu 50%. Hoje, dois em cada

cinco brasileiros entre 18 e 64 anos têm um negócio ou estão envolvidos na criação de um. São muitas

pessoas empreendendo!

Por isso mesmo, o Brasil é considerado hoje o país com maior número de empreendedores do mundo, e a

maioria em micro e pequenas empresas.

Esses dados revelam muitas coisas sobre a atividade empreendedora. Por exemplo, ajudam a perceber a importância crescente do empreendedorismo no Brasil nos últimos anos. Mas a que se deve esse crescimento

tão intenso nos últimos dez anos?

A resposta para essa pergunta tem ligação direta com as mudanças que estão acontecendo no mundo como

um todo e no Brasil, de forma específica. Essas mudanças estão relacionadas com o contexto político, econômico, social, regulatório, cultural e até educacional.

No Brasil dos últimos anos, muitos fatores foram favoráveis ao aumento da atividade empreendedora. Um

deles foi o acesso à informação sobre negócios e empreendedorismo. Outro fator importante foi a expansão

das organizações de serviços de apoio e de eventos voltados para essa área. E isso sem falar na criação de

políticas públicas e no incentivo à criação de um ecossistema empreendedor, como incubadoras e aceleradoras, e na iniciativa de algumas universidades que disponibilizam cursos, treinam professores e constroem um

ambiente empreendedor para seus alunos.

Aconteceu muita coisa positiva para o ambiente empreendedor, mas isso não quer dizer que existam, no

Brasil, as condições ideais para empreender. Ainda há muito a ser feito!

Há inúmeras limitações burocráticas e várias dificuldades de acesso ao crédito e a informações específicas

de qualidade. 

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