Empreender é uma opção para você?
Para iniciar essa jornada sobre a atividade empreendedora, você verá o que é empreendedorismo e qual é a
importância dele no mercado brasileiro.
As pessoas geralmente acham que empreender é criar um novo negócio ou tornar diferente algo que já
existe no mercado, ou seja, inovar. Além disso, muitos acreditam que para ser empreendedor é preciso ter
coragem para dar o primeiro passo, e para procurar novas oportunidades e novos nichos de mercado. Mas o
significado de empreender é muito mais amplo.
O termo empreendedorismo deriva da palavra francesa entrepreneur, que significa “aquele que assume
riscos”; é uma maneira de agir para identificar oportunidades e assumir o risco de implementar uma ideia
para aproveitar essas chances. O empreendedor é aquele que tem disposição ou capacidade de inovar, de
idealizar, de coordenar e de realizar projetos, serviços e negócios.
De acordo com alguns dos maiores pensadores do mundo dos negócios, como Peter Drucker, o empreendedorismo está ligado a um comportamento, uma forma de se relacionar com o trabalho com mais iniciativa,
autonomia e criatividade.
Portanto, empreender é um comportamento, e não um traço de personalidade.
O mais importante é que você compreenda o papel dessa atividade na sociedade e perceba que esse comportamento motiva pessoas a criar novos negócios, transformar atividades antigas, desenvolver, inovar e
gerar novos nichos de mercado capazes de atender necessidades reais das pessoas e da sociedade.
O empreendedorismo no Brasil
Pesquisas sobre o empreendedorismo no Brasil demonstram que essa atividade está em expansão.
Um bom exemplo disso é a quantidade de pessoas que sonham ter um negócio próprio: três em cada dez
brasileiros! E há mais brasileiros que querem empreender do que brasileiros que desejam uma carreira em
uma empresa. Veja:
Na última década, a atividade empreendedora no país deu um salto: cresceu 50%. Hoje, dois em cada
cinco brasileiros entre 18 e 64 anos têm um negócio ou estão envolvidos na criação de um. São muitas
pessoas empreendendo!
Por isso mesmo, o Brasil é considerado hoje o país com maior número de empreendedores do mundo, e a
maioria em micro e pequenas empresas.
Esses dados revelam muitas coisas sobre a atividade empreendedora. Por exemplo, ajudam a perceber a importância crescente do empreendedorismo no Brasil nos últimos anos. Mas a que se deve esse crescimento
tão intenso nos últimos dez anos?
A resposta para essa pergunta tem ligação direta com as mudanças que estão acontecendo no mundo como
um todo e no Brasil, de forma específica. Essas mudanças estão relacionadas com o contexto político, econômico, social, regulatório, cultural e até educacional.
No Brasil dos últimos anos, muitos fatores foram favoráveis ao aumento da atividade empreendedora. Um
deles foi o acesso à informação sobre negócios e empreendedorismo. Outro fator importante foi a expansão
das organizações de serviços de apoio e de eventos voltados para essa área. E isso sem falar na criação de
políticas públicas e no incentivo à criação de um ecossistema empreendedor, como incubadoras e aceleradoras, e na iniciativa de algumas universidades que disponibilizam cursos, treinam professores e constroem um
ambiente empreendedor para seus alunos.
Aconteceu muita coisa positiva para o ambiente empreendedor, mas isso não quer dizer que existam, no
Brasil, as condições ideais para empreender. Ainda há muito a ser feito!
Há inúmeras limitações burocráticas e várias dificuldades de acesso ao crédito e a informações específicas
de qualidade.