Vírus

 Origem dos Vírus

A origem dos Vírus não é ainda conhecida, existindo várias hipóteses. Uma delas sustenta que sejam fragmentos de ácido nucleico e proteína que se desligaram duma célula primitiva, adquirindo independência por qualquer factor incontrolável.

Outra hipótese sustenta que são formas que degeneraram de microorganismos mais avançados devido à fácil disponibilidade de nutrientes dentro da célula hospedeira, tornando-se não só parasitas mas perdendo também a capacidade de viver fora de uma célula viva.

Uma terceira hipótese supõe que os vírus descendem directamente dos proto-vírus ancestrais, partículas primitivas constituídas por ácido nucléico e proteína; isto é, os vírus foram sempre vírus. Passemos a ler sobre a morfologia.

 Morfologia

Com o microscópio electrónico foi possível a observação dos vírus. A sua morfologia é diversa.

 Muitos, como os da febre aftosa e poliomielite, são esféricos ou ovais: alguns são compridos, semelhantes a cilindros, como o do mosaico do tabaco; outros parecem blocos ou possuem outra forma geométrica regular, como o que produz herpes e ainda alguns têm forma semelhante a girinos com uma cabeça esférica ou oval e uma cauda fina. Estão neste grupo os bacteriófagos, os vírus parasitas das bactérias.

O tamanho dos vírus é variável. O mais pequeno, que provoca a febre aftosa, mede 10nm. Alguns chegam até 300nm. 

Composição química

A composição química dos diversos vírus é muito simples. Os mais pequenos são formados somente por ácido nucléico e proteínas enquanto os maiores e mais complexos, possuem várias proteínas, lípidos, hidratos de carbono, vestígios de metais e uma ou duas substâncias semelhantes a vitaminas. Os bacteriófagos contêm uma proteína especial nas fibras da cauda, com a qual se agarram à célula hospedeira.

Geralmente, os vírus têm um só ácido nucléico, os que parasitam animais e bactérias, o ácido nucléico é o ADN (Adenovírus); os que parasitam plantas, o ácido nucleico é ARN (Retrovírus). Actualmente sabe-se já que nalguns vírus existem conjuntamente os dois ácidos nucléicos.

Resume

Nesta lição você aprendeu que:

       Os vírus são partículas submicroscópicas, cuja origem é ainda desconhecida e parecem fazer a transição entre o mundo vivo e o

Resumo        mundo inanimado;

       São parasitas intracelulares obrigatórios, de composição química muito simples;

       Geralmente são constituídos por um só ácido nucléico: ADN (Adenovírus) ou ARN (Retrovírus).

 

Agora vamos realizar conjuntamente as actividades que se seguem para que possa aprender como usar o conhecimento que acaba de adquirir. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui