TEXTOS DRAMÁTICOS (TRAGÉDIA)

 

Textos Dramáticos (Tragédia)

Apresentação do texto

Texto

TRÊS IRMÃOS EM VIAGEM

Há dia e meio que os três irmãos vão a caminho da cidade – Das-Sete-Torres-Douradas. Brás traz o seu tambor e toca um ritmo de marcha. Mas o calor aperta e a árvore de copa farta convida-os a um descanso. Tiram a trouxa das costas e sentam-se.

ESNESTINHO: Uff! Que estafadela. O pai tinha razão: ninguém nos dá boleia.

PAULINO (tirando os sapatos): Tenho os pés em brasa. E uma sede danada. Não haverá por aqui um poço ou uma nascente?

(Brás tira da saca um caderno e começa a escrever)

ERNESTINO: Ainda falta dia e meio para chegarmos à Cidade-Das-Sete-Torres-Douradas. A broa está quase no fim, do vinho já nem sombra duma pinguinha.

PAULINO: Oxalá a gente não venha a arrepender-se desta aventura em que nos metemos.

(Brás continua tranquilamente a escrever)

ERNESTINO: Lá está ele a tomar notas no caderno. Chama-lhe “diário”. Não sei onde arranja tanto assunto para contar.

PAULINO (para Brás): olha lá, Brás, o que é que estás a assentar hoje? Os quilómetros que já fizemos?

BRÁS: sim, isso também.

ERNESTINO: E que mais? Que se nos acabou a última pinga de vinho e que não sabemos onde ir buscar mais?

BRÁS: Sim, isso também.

PAULINO: e que pedimos boleia a cento e quarenta automobilistas, e que todos fizeram de conta que não nos viram?

BRÁS: Sim, isso também.

ERNESTINO: E que mais? Não aconteceu mais nada, pois não?

BRÁS: Pelo contrário: aconteceram muito mais coisas. Encontrei um bocado de mica como nunca tinha visto antes (tira-o do bolso e mostra-o aos irmãos). É para minha colecção. Logo pela manhã passou por nós uma mulher que perguntou “não me podem dizer as horas?”. Vimos também uma menina sentada numa pedra a chorar. Perguntámos-lhe o que é que tinha acontecido. Respondeu: “perdi o dinheiro que o patrão me deu para comprar cigarros”. Oferecemos-lhe um gole do nosso vinho.

PAULINO: Bem arrependido estou, podia agora tomá-lo eu.

BRÁS:E pela tarde um casal que passava num carro de bois parou para se rir de nós. Chamaram-nos palermas por andarmos com a trouxa às costas. Mas a mulher ofereceu um punhado de azeitonas a cada um de nós.

ERNESTINO: O que só serviu para nos fazer mais sede.

PAILINO: Quem ofereceu azeitonas deveria oferecer também uma bebida. Mas diz lá: assentas todas estas ninharias no teu caderno?

BRÁS: Não são ninharias, são acontecimentos de viagem.

ERNESTINO: Enfim, à falta de outros acontecimentos sempre servem para sujar folhas de papel.

PAULINO (trocista): Pode ser que disso venha a sair um livro de aventuras e viagens desses que pai gosta de ler.

Ilse Losa, A adivinha

Compreensão e interpretação do texto

O texto transcrito corresponde a um excerto de uma peça para teatro (texto dramático)

1. Através de que processo se distinguem as falas das personagem das indicações cénicas?

2. mMais do que em qualquer texto narrativo, é muito fácil saber quais personagens intervenientes. Porquê?

3. Neste texto há uma personagem que se distingue das outras pelo seu comportamento. Justifique.

4. Embora não haja narrador, nós tomamos conhecimento de alguns acontecimentos anteriores à acção. Como?

 

Texto Dramático

Certamente já assistiu uma peça teatral, ela faz parte do texto dramático.

Texto dramático - Obra literária destinada a ser representada. (texto que não foi feito para ser lido, mas sim para ser representado no palco).

O texto dramático é criado pelo dramaturgo e tem como finalidade última ser representado no palco, passando, então, a ser considerado texto teatral.

A característica principal é a inexistência de narrador (O texto dramático não tem narrador). É constituído pelo Discurso Dramático que no seu todo, integra: fala das personagens (em discurso directo, antecedido do nome da personagem); indicações cénicas (normalmente entre parênteses) relativas à movimentação e atitudes das personagens, ao cenário, ao guarda roupa, à iluminação, à música.

 

Tipos de textos dramáticos

Existem diversas espécies que caracterizam o texto dramático, pode afirmar-se, no entanto, que os principais são: a Tragédia, a Comédia e o Drama.

O Drama – trata-se de um género teatral surgido no século XVIII, em que se debatem conflitos trágico-cómicos da classe média, alterando-se as cenas trágicas e cómicas.

A Comédia – é a peça de teatro em que predomina o cómico da situação, ou de personagem, visando, ao mesmo tempo, a sátira e a diversão.

A tragédia – género teatral originário da Grécia Antiga que tem como foco o desenvolvimento de uma acção dramática, apresentando um desfecho funesto, isto é, terminando com a morte; o seu objectivo é provocar o terror e/ou piedade (despertar sentimento de pena).

Elementos do texto Dramático

São elementos do texto dramático a acção dramática, a representação (discurso dramático), os actos e cenas (Didascálias); a decoração, as personagens (actores) e espaço.

Acção Dramática – é o desenvolvimento dos acontecimentos, através do diálogo e da movimentação das personagens. Ela desenvolve-se segundo a mesma estrutura do texto narrativo (introdução, desenvolvimento e conclusão).

A Representação (discurso dramático) – compreende as falas, os gestos, as atitudes das personagens ou protagonistas; nela destaca uma linguagem que assume ora a forma de diálogo, ora de monólogo ou até mesmo de apartes (frase isolada para interromper quem fala).

Actos e cenas (didascálias / indicações cénicas) – actos na representação das peças, o fim de uma acto é determinado pela descida do pano. As personagens saem do palco.

Cenas - a passagem de uma cena para a seguinte é marcada pela saída ou entrada de uma ou várias personagens, o que dá “novo impulso” a acção dramática.

As personagens – são agentes da acção (actores), podendo desempenhar vários papéis. Estes podem ser classificados quanto ao relevo e quanto à composição. (têm a mesma classificação que nos textos narrativos).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui