TEXTO PUBLICITÁRIO: IMPRESSO; RADIOFÓNICO; TELEVISIVO
Conceito de texto publicitário
É texto escrito em vários
códigos, isto é, com recursos a imagem, palavras, sons, …
O texto publicitário pode
ser comercial ou não comercial (para o aprofundamento desta distinção veja o
módulo anterior - 4).
Os textos publicitários
visam sempre adequar a mensagem que pretende veicular aos diferentes meios de
comunicação social. Assim distinguem-se:
Publicidade impressa é
a publicidade veiculada pelos jornais, revistas, cartazes, folhetos,
panfletos….usa imagens e escrita (visual).
Publicidade radiofónica é
a publicidade veiculada pela rádio. Usa som como meio de transmissão da
mensagem (mensagem auditiva/áudio).
Publicidade televisiva é
a publicidade veiculada pela televisão, usa recursos a imagens, escrita e som
(áudio-visual).
Características
dos textos publicitários
Será que as características dos textos publicitários
se resumem na sua forma de apresentação? Com certeza que não! Elas vão além da
sua apresentação.
Os textos publicitários
caracterizam-se por:
- Não individualização do destinatário
(qualquer que seja é alvo da publicidade).
- Persuadir o receptor
(leva-o a estar ao par da publicidade – convencer, sem força-lo).
- Usa uma linguagem
conotativa e figurada (as palavras ganham outros sentidos).
- Captar a atenção,
despertar interesse e desencadear desejo do público.
- Levar a acção no sentido de mobilizar, dar
instruções ao destinatário para que satisfaça a necessidade desencadeada.
Função da publicidade
Qual é a função da publicidade? Será mesmo, a função
da publicidade dar a conhecer a existência de bens e serviços? O que lhe
parece?
A função da publicidade
deveria ser “dar as pessoas ensinamentos exactos sobre os produtos ou serviços
à venda, desenvolver exigências e gostos, promover a venda de novas categorias
e explicar a utilização do produto ou serviço aos consumidores”.
Estrutura do
texto publicitário
A mensagem publicitária é,
frequentemente, acompanhada da seguinte estrutura.
Frase guia ou slogan – apresenta o essencial da
mensagem e procura cativar a atenção do público. O slogan ou frase guia deve
ser curto, simples e poética. Facilitando assim a sua retenção.
Corpo do texto – informa, argumenta,
sintetiza e apela à acção (adquirir ou usufruir). Indica a identificação em que
o texto do anúncio se baseia. Explica a intenção do publicitário.
Imagem – seleccionada para
complementar o texto e para apelar à leitura do mesmo. Na linguagem
publicitária, uma imagem vale mais de mil palavras.
Tipo de linguagem
A linguagem publicitária é fortemente
conotativa: a palavra não se limita ao seu sentido primeiro, assume um valor
polissémico, as palavras dizem mais do que aquilo que parece: têm mais do que
um sentido deixam subentender isto e aquilo, insinuam. Visa despertar uma
sinfonia de sentido e emoções;
Frases de construção
inesperada e original, assim como estilos dirigidos à emoção.
Predomínio de figuras de
estilo de retórica: metáforas, hipérboles, personificações, comparações.
Linguagem icónica, que usa
ícone (imagem).
Usa frases de todos tipos,
sobretudo imperativas e exclamativas.
Linguagem com variadíssimas
funções.
Sobrevalorização dos
adjectivos (há predominância de adjectivos).