TEXTO PUBLICITÁRIO: IMPRESSO; RADIOFÓNICO; TELEVISIVO

 Conceito de texto publicitário

É texto escrito em vários códigos, isto é, com recursos a imagem, palavras, sons, …

O texto publicitário pode ser comercial ou não comercial (para o aprofundamento desta distinção veja o módulo anterior - 4).

Os textos publicitários visam sempre adequar a mensagem que pretende veicular aos diferentes meios de comunicação social. Assim distinguem-se:

Publicidade impressa é a publicidade veiculada pelos jornais, revistas, cartazes, folhetos, panfletos….usa imagens e escrita (visual).

Publicidade radiofónica é a publicidade veiculada pela rádio. Usa som como meio de transmissão da mensagem (mensagem auditiva/áudio).

Publicidade televisiva é a publicidade veiculada pela televisão, usa recursos a imagens, escrita e som (áudio-visual).

 

Características dos textos publicitários

Será que as características dos textos publicitários se resumem na sua forma de apresentação? Com certeza que não! Elas vão além da sua apresentação.

Os textos publicitários caracterizam-se por:

- Não individualização do destinatário (qualquer que seja é alvo da publicidade).

- Persuadir o receptor (leva-o a estar ao par da publicidade – convencer, sem força-lo).

- Usa uma linguagem conotativa e figurada (as palavras ganham outros sentidos).

- Captar a atenção, despertar interesse e desencadear desejo do público.

- Levar a acção no sentido de mobilizar, dar instruções ao destinatário para que satisfaça a necessidade desencadeada.

Função da publicidade

Qual é a função da publicidade? Será mesmo, a função da publicidade dar a conhecer a existência de bens e serviços? O que lhe parece?

A função da publicidade deveria ser “dar as pessoas ensinamentos exactos sobre os produtos ou serviços à venda, desenvolver exigências e gostos, promover a venda de novas categorias e explicar a utilização do produto ou serviço aos consumidores”.

Estrutura do texto publicitário

A mensagem publicitária é, frequentemente, acompanhada da seguinte estrutura.

Frase guia ou slogan – apresenta o essencial da mensagem e procura cativar a atenção do público. O slogan ou frase guia deve ser curto, simples e poética. Facilitando assim a sua retenção.

Corpo do texto – informa, argumenta, sintetiza e apela à acção (adquirir ou usufruir). Indica a identificação em que o texto do anúncio se baseia. Explica a intenção do publicitário.

Imagem – seleccionada para complementar o texto e para apelar à leitura do mesmo. Na linguagem publicitária, uma imagem vale mais de mil palavras.

Tipo de linguagem

 A linguagem publicitária é fortemente conotativa: a palavra não se limita ao seu sentido primeiro, assume um valor polissémico, as palavras dizem mais do que aquilo que parece: têm mais do que um sentido deixam subentender isto e aquilo, insinuam. Visa despertar uma sinfonia de sentido e emoções;

Frases de construção inesperada e original, assim como estilos dirigidos à emoção.

Predomínio de figuras de estilo de retórica: metáforas, hipérboles, personificações, comparações.

Linguagem icónica, que usa ícone (imagem).

Usa frases de todos tipos, sobretudo imperativas e exclamativas.

Linguagem com variadíssimas funções.

Sobrevalorização dos adjectivos (há predominância de adjectivos).

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