As fases da guerra (2ª e 3 fases)

As fases da guerra (2ª e 3 fases)

2ª Fase – Generalização da guerra – equilíbrio de forças (1941-1943)

A guerra desenvolve-se em grandes movimentos militares e em violentas batalhas na Europa, no Norte de África e na URSS.

Quando é os EUA entram para a guerra? Preste atenção à lição e não se esqueça de fazer anotações no seu caderno.

Apesar do rumo desfavorável que a guerra assumia, os aliados vão ver a situação equilibrar-se devido à entrada dos EUA na guerra, em consequência do ataque japonês á base naval americana de Pearl Harbor; à guerra germano-soviética que fez com que os alemães tivessem de dividir os seus exércitos para uma nova frente. Nesta fase, a guerra se torna mundial.

Querendo conquistar um império no Pacífico Meridional e ter acesso ao estanho e à borracha da Malásia e ao petróleo das Índias holandesas, no dia 07 de Dezembro de 1941, os japoneses atacaram a base naval americana de Pearl Harbor.

Neste ataque destruíram a frota naval americana que se encontrava situada no porto-base-americano de Pearl Harbor, no Havai, causando milhares de mortos americanos.

Este facto levou os americanos a declararem guerra aos japoneses. Com este ataque, o Japão apoderou-se das bases militares e regiões estratégicas, como Guam, Filipinas, Indonésia, Malásia e Hong-Kong.

Assim os aliados perdiam todas as fontes de abastecimento no pacífico.Hitler consciente de que, para vencer a Inglaterra, teria de se apoderar do petróleo e do manganês

russo e que era perigoso manter os exércitos soviéticos estacionados muito próximos das fronteiras alemãs, viu razões suficientes para a Alemanha invadir a Rússia.

 E através da Operação Barba Ruiva, em Junho de 1941 invadiu a URSS e Leninegrado foi cercada, mas Moscouvo resistiu à ocupação alemã.

 

Enquanto decorria a guerra noutros cantos do mundo, o que acontecia em África? Leia atentamente.

Na África, as divisões alemãs desembarcaram no Norte de África e dirigiram uma ofensiva contra o

Egipto, em Agosto de 1942, coma intenção de cortar ligações da Inglaterra com o seu império, prejudicando ainda a Europa aliada.

3ª Fase – Contra-ofensiva e vitória dos aliados (1943-1945)

A partir de 1942, a guerra entra numa fase decisiva para as forças aliadas, levando à contraofensiva e, finalmente, à vitória dos aliados. Entre os factos mais importantes deste período, destacam-se os seguintes:

        O abandono de África pelas forças do Eixo, em Maio de 1943;

        O desembarque americano em Marrocos e na Tunísia, nos finais de 1942, abrindo o caminho das tropas aliadas para a Itália levando à queda do Mussolini em Setembro de 1943;

        derrota das tropas nazis na frente russa, em Fevereiro de 1943 em Estalinegrado, deixando cerca de 300 mil mortos no campo de batalha e a derrota dos japoneses pelos americanos na guerra do pacífico, nas batalhas do mar do Coral e de Midway.

Assim, sentindo-se mais apertado no cerco e começando a perder os seus aliados do eixo, Hitler utilizou as bombas voadoras contra a Grã-Bretanha que atingiram Londres a partir das costas francesas e alemãs.

 Em 6 de Junho de 1944, deu-se a segunda frente, com o desembarque da Normandia de um corpo expedicionário que deu origem ao célebre “Dia D ou Dia Mais longo”

A Alemanha que retrocedia em todas as frentes, tentou uma contra-ofensiva procurando atingir Anvers pelas Ardenas e pela Alsácia em Dezembro de 1944, mas fracassou.

 A ofensiva final dos aliados iniciou em Fevereiro de 1945, quando os exércitos formados por norte-americanos, britânicos e franceses atingiram o território germânico, ocupando Hamburgo e Munique. Ao mesmo tempo os russos, avançaram até Berlim em Maio de 1945, tendo sido assinada a rendição incondicional nazi.

O lançamento de bombas atómicas e o fim da 2ª Guerra Mundial

Em que cidades foram lançadas as bombas atómicas? Presta atenção à sua leitura.

A guerra continuava no pacífico, mesmo com a afirmação da supremacia americana. Em Julho de 1945,os chefes do governo dos EUA, da Inglaterra e da China, respectivamente, Truman, Churchill e Chiang Kai-Chek, apelaram em conjunto para a rendição do Japão,mas este não aceitou ceder ao ultimato e que iria até ao último dos homens se isso fosse necessário.

Os japoneses continuavam com a guerra através dos seus pilotos suicidas – Kamikazes- que se lançavam sobre os navios com a bandeira do sol nascente. Foi neste contexto que o presidente Truman, no desejo de acabar com a guerra o mais rápido possível, e para evitar mais mortes norte-americanas, ordenou a utilização da bomba atómica.

A bomba atómica foi lançada sobre a cidade de japonesa de Hiroxima, no dia 6 de Agosto de 1945, e, três dias depois, uma segunda bomba atómica sobre a cidade de Nagasaqui.

Perante esta carnificina, o governo japonês aceitou render-se na madrugada de 14 de Agosto de 1945, assinando oficialmente a capitulação em 2 de Setembro de 1945.

Terminava a 2ª Guerra Mundial, mas para trás ficavam seis anos de mortes e de devastação na Europa e no Mundo.

Perante uma Europa esgotada e destruída, emergem na cena da História os dois grandes vencedores, os EUA e a URSS, separados por profundas divergências ideológicas e políticas, que comandarão, nas décadas seguintes, os destinos de um mundo bipolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui