CURRICULUM VITAE (CV)
Apresentação do texto
Texto A
Curriculum vitae
Identidade
Nome:
Júlia Abílio Carimo
Data
de nascimento: 22 de Setembro de 1990
Filiação:
Abílio Luís Carimo e Francisca Cebola Aguiar.
BI
no: 11030089574B
Data
de emissão:30 de Dezembro de 2015
Estado
Civil: Solteira
Residência: Bairro Manhawa, Casa no 34, Q
6, Quelimane.
Perfil Académico
2007 – Concluiu
a 12a Classe, na Escola Secundária e Pré-universitária 25 de
Setembro – Quelimane.
2005
– concluiu a 10a classe, na Escola Secundária de Coalane, Quelimane.
2002
– Concluiu a 7a classe, na Escola Primária Completa de Coalane,
Quelimane
1996-2000 – concluiu a 5a classe na
escola primária completa de Coalane, Quelimane.
Formação profissional
2010
– Técnico de Informática, na área de Montagem e
reparação de computadores, pela Escola da TECNINFO (Técnica de Informática),
Nampula
Experiência Profissional
Sem nenhuma experiência profissional
Domínio de línguas
Português
- fala e escreve fluentemente
Changana
- fala e escreve razoavelmente
Emacua
- fala minimamente
Sena - compreende razoavelmente.
Disponibilidade
Imediata
Contacto
828195990 (Pessoal)
Anexos
Referências
Dados
para conferência do processo de ensino
-
Direcção da escola Secundária e Pré-universitária 25 de Setembro, Quelimane.
(24213453)
Dados
para a conferência de formação profissional:
- Direcção da TECNINFO (Técnica de Informática),
Nampula (26 4531335)
Texto B
Curriculum vitae
Dados
pessoais
António José Saraiva Manhique, nascido em Manjacaze,
a 28 de Agosto de 1980, casado, residente na Rua Acordos de Lusaka, 1o
andar esquerdo, casa 30, Maputo.
Formação académica
Licenciado
em Comunicação Social, com 18 valores, pela Universidade de Lúrio – UniLúrio –
Niassa, em 2017
Cursos
de Francês e Inglês realizados em 2008 e 2011, no Instituto de Línguas, Cidade
de Maputo.
Curso de Informática, de 320 horas, realizado no
Instituto Monitor, Cidade de Maputo.
Experiência Profissional
2013
ajudante mecânico na oficina dos TPM
2012
durante seis trabalhou numa empresa de exportação de tabaco
2011
– trabalhou em part-time numa
empresa de venda de acessórios de material informático
Situação profissional
Actualmente está disponível para qualquer oferta de
trabalho, já que terminou o curso há um mês.
Definição
O que é um curriculum vitae?
Na maior parte dos anúncios a oferecer emprego, exigem aos candidatos a
apresentação de um “curriculum vitae”,
pois através dele obtém-se uma visão rápida e clara das etapas mais importantes
da carreira profissional de uma pessoa.
Curriculum vitae é
uma expressão latina que significa “percurso da vida” e consiste no documento
em que um candidato a emprego se dá a conhecer a uma empresa ou instituição. É
um dos instrumentos a que os empregadores recorrem para seleccionar os seus
colaboradores.
Um curriculum vitae (CV)é um
breve resumo de aspectos da nossa biografia, da nossa formação académica e da nossa
vida profissional. Também é designado por currículo.
Um “curriculum vitae”, será
tanto mais rico quanto maior e mais variada for a nossa experiência e a nossa
participação no sector em que trabalhamos.
Um bom CV é aquele que
desperta no empregador a vontade de comunicar pessoalmente com o candidato, de
modo a conhecê-lo melhor; é aquele que, redigido (escrito) com verdade, revela
as marcas individuais da personalidade do candidato.
A primeira finalidade do CV é obter uma entrevista com os técnicos de
recrutamento de pessoal numa empresa.
O CV é um meio de comunicação com o mundo do trabalho e, portanto, deve,
se possível, ser escrito numa página; se não, nunca no verso.
Características do texto do CV
- Clareza, sem erros de ortografia; sem repetições;
- Deve ser escrito em folha branca em formato A4;
- Conter frases curtas e parágrafos bem definidos;
- As informações devem ser apresentadas pela mesma ordem (data, nome(s)
da empresa(s) ou organização);
- As siglas, se usadas devem ser descodificadas
Note: normalmente, o CV é acompanhado, em anexo, de uma carta oficial, das
referências (quando solicitado) e de outros documentos de confirmação de dados.
Como apresentar o curriculum vitae
Um “curriculum vitae” deve
apresentar as seguintes partes fundamentais:
1. Dados
pessoais
Nesta parte deve conter: Nome completo, apelido, data e local de
nascimento, estado civil, morada e número de telefone do candidato.
2. Formação académica
contém os níveis ou classes com a indicação do local onde foram
ministrados os estudos e a data em que obteve o grau;
3. Formação profissional
São apontados os cursos tirados pelo candidato, o grau que obteve a média
do curso; ou outros cursos que tenham ajudado a aprofundarem ou alargar os
estudos já realizados.
4. Experiência profissional
Coloca-se a experiência de trabalho. Na sua apresentação deve seguir-se
uma ordem cronológica e com referência a todos os cargos desempenhados.
5. Situação profissional
Indicar a situação
profissional actual do candidato
6. Domínio de línguas
Indicar as línguas que
domina, indicando os níveis deste domínio quer ao nível da leitura e escrita;
quer ao nível da fala e compreensão.
NOTA: a estes dados podem juntar-se
outros que se considerem importantes relativamente ao lugar a que a candidatura
é feita.