CURRICULUM VITAE (CV)

 Apresentação do texto

Texto A

Curriculum vitae

Identidade

Nome: Júlia Abílio Carimo

Data de nascimento: 22 de Setembro de 1990

Filiação: Abílio Luís Carimo e Francisca Cebola Aguiar.

BI no: 11030089574B

Data de emissão:30 de Dezembro de 2015

Estado Civil: Solteira

Residência: Bairro Manhawa, Casa no 34, Q 6, Quelimane.

Perfil Académico

2007 – Concluiu a 12a Classe, na Escola Secundária e Pré-universitária 25 de Setembro – Quelimane.

2005 – concluiu a 10a classe, na Escola Secundária de Coalane, Quelimane.

2002 – Concluiu a 7a classe, na Escola Primária Completa de Coalane, Quelimane

1996-2000 – concluiu a 5a classe na escola primária completa de Coalane, Quelimane.

Formação profissional

2010 – Técnico de Informática, na área de Montagem e reparação de computadores, pela Escola da TECNINFO (Técnica de Informática), Nampula

Experiência Profissional

Sem nenhuma experiência profissional

Domínio de línguas

Português - fala e escreve fluentemente

Changana - fala e escreve razoavelmente

Emacua - fala minimamente

Sena - compreende razoavelmente.

Disponibilidade

Imediata

Contacto

828195990 (Pessoal)

Anexos

Referências

Dados para conferência do processo de ensino

- Direcção da escola Secundária e Pré-universitária 25 de Setembro, Quelimane. (24213453)

Dados para a conferência de formação profissional:

- Direcção da TECNINFO (Técnica de Informática), Nampula (26 4531335)

 

Texto B

Curriculum vitae

Dados pessoais

António José Saraiva Manhique, nascido em Manjacaze, a 28 de Agosto de 1980, casado, residente na Rua Acordos de Lusaka, 1o andar esquerdo, casa 30, Maputo.

Formação académica

Licenciado em Comunicação Social, com 18 valores, pela Universidade de Lúrio – UniLúrio – Niassa, em 2017

Cursos de Francês e Inglês realizados em 2008 e 2011, no Instituto de Línguas, Cidade de Maputo.

Curso de Informática, de 320 horas, realizado no Instituto Monitor, Cidade de Maputo.

Experiência Profissional

2013 ajudante mecânico na oficina dos TPM

2012 durante seis trabalhou numa empresa de exportação de tabaco

2011 – trabalhou em part-time numa empresa de venda de acessórios de material informático

Situação profissional

Actualmente está disponível para qualquer oferta de trabalho, já que terminou o curso há um mês.

 

Definição

O que é um curriculum vitae? Na maior parte dos anúncios a oferecer emprego, exigem aos candidatos a apresentação de um “curriculum vitae”, pois através dele obtém-se uma visão rápida e clara das etapas mais importantes da carreira profissional de uma pessoa.

Curriculum vitae é uma expressão latina que significa “percurso da vida” e consiste no documento em que um candidato a emprego se dá a conhecer a uma empresa ou instituição. É um dos instrumentos a que os empregadores recorrem para seleccionar os seus colaboradores.

Um curriculum vitae (CV)é um breve resumo de aspectos da nossa biografia, da nossa formação académica e da nossa vida profissional. Também é designado por currículo.

Um “curriculum vitae”, será tanto mais rico quanto maior e mais variada for a nossa experiência e a nossa participação no sector em que trabalhamos.

Um bom CV é aquele que desperta no empregador a vontade de comunicar pessoalmente com o candidato, de modo a conhecê-lo melhor; é aquele que, redigido (escrito) com verdade, revela as marcas individuais da personalidade do candidato.

 Fins do curriculum

A primeira finalidade do CV é obter uma entrevista com os técnicos de recrutamento de pessoal numa empresa.

O CV é um meio de comunicação com o mundo do trabalho e, portanto, deve, se possível, ser escrito numa página; se não, nunca no verso.

 Características do texto do CV

- Clareza, sem erros de ortografia; sem repetições;

- Deve ser escrito em folha branca em formato A4;

- Conter frases curtas e parágrafos bem definidos;

- As informações devem ser apresentadas pela mesma ordem (data, nome(s) da empresa(s) ou organização);

- As siglas, se usadas devem ser descodificadas

Note: normalmente, o CV é acompanhado, em anexo, de uma carta oficial, das referências (quando solicitado) e de outros documentos de confirmação de dados.

 Como apresentar o curriculum vitae

Um “curriculum vitae” deve apresentar as seguintes partes fundamentais:

1. Dados pessoais

Nesta parte deve conter: Nome completo, apelido, data e local de nascimento, estado civil, morada e número de telefone do candidato.

2. Formação académica

contém os níveis ou classes com a indicação do local onde foram ministrados os estudos e a data em que obteve o grau;

3. Formação profissional

São apontados os cursos tirados pelo candidato, o grau que obteve a média do curso; ou outros cursos que tenham ajudado a aprofundarem ou alargar os estudos já realizados.

4. Experiência profissional

Coloca-se a experiência de trabalho. Na sua apresentação deve seguir-se uma ordem cronológica e com referência a todos os cargos desempenhados.

5. Situação profissional

Indicar a  situação profissional actual do candidato

6. Domínio de línguas

Indicar  as línguas que domina, indicando os níveis deste domínio quer ao nível da leitura e escrita; quer ao nível da fala e compreensão.

NOTA: a estes dados podem juntar-se outros que se considerem importantes relativamente ao lugar a que a candidatura é feita.


Falta informação

documento em que se reúnem dados relativos às características pessoais, formação, experiência profissional e/ou trabalhos realizados por um candidato a emprego, actividade de autónomo, cargo específico etc.; curriculum vitae

 

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