Categorias taxonómicas - hierarquia
Os grupos hierárquicos estabelecidos por Lineu no seu sistema de classificação ainda hoje são usados.
A categoria mais restrita é a espécie - grupo natural – e a
mais vasta é o reino .
Espécies semelhantes agrupam-se e formam os géneros.
Géneros semelhantes formam as famílias.
de Biologia
Famílias semelhantes formam as ordens.
Ordens semelhantes agrupam-se em classes.
Classes semelhantes formam filos.
Filos semelhantes constituem os reinos.
É necessário que você saiba que além destes grupos
principais, os taxonomistas admitem se houver necessidade, outros grupos
adicionais. Por exemplo: o filo pode dividir-se em subfilos, a clase em
subclasse e assim em diante até as subespécies.
Também se admitem por vezes casos de super grupos como por
exemplo super famílias e super ordens.
O Homem, por exemplo, é classificado do seguinte modo:
Reino – Animal
Filo – Cordados
Subfilo – Vertebrados
Classe – Mamíferos
Ordem – Primatas
Família – Hominídeos
Género –
Homo
Hierarquia das categorias taxonómicas
Espécie – Homo sapiens
Amigo estudante deve
saber que a espécie é a unidade fundamental de classificação pelo facto
deste grupo taxonómico existir na natureza independentemente da interpretação
do Homem.
Todas as restantes categorias
taxonómicas são formadas pelo Homem.
Conceito de espécie
É importante que você se
lembre quena realidade, não há um critério único para definir espécie. Contudo
o conceito mais adequado de espécie é aquele que considera a espécie como uma
população activa de organismos que têm em comum muitas características
anatómicas, fisiológicas e de comportamento, podendo normalmente cruzar-se
entre si e originar descendentes férteis.
A seguir leia sobre as regras de nomenclatura.
Regras de nomenclatura
Lineu, além de ter apresentado sistemas de classificação
para as plantas e animais inovou as regras de nomenclatura onde apresenta um
critério de nomenclatura que, por ser mais simples, foi imediatamente adoptado
e ainda hoje é usado de entre elas vamos referir com maior ênfase a
nomenclatura da espécie.
Cada espécie é designada por dois termos – designação
binominal.
O primeiro termo identifica o género a que a espécie
pertence e é sempre escrito com inicial maiúscula.
O segundo termo é aplicado, nesse género apenas a essa
espécie – restritivo específico - e é sempre escrito em letra minúscula. Os
dois termos que compõem o nome da espécie devem ser latinizados, isto é, terão
de ter terminação latina Ex: Canis
vulgaris (designação científica do
cão) ; Homo sapiens (designação de
espécie humana).
Para distinguir as duas espécies acrescenta-se ao nome da
espécie um terceiro termo também em latino ou latinizado – restritivo sub
específico - a designação da sub espécie
é portanto trinominal. Exemplo:
Garrulus glandarios faciatus.
(termo genérico ) (restritivo específico) (restritivo sub específico)
Todas as categorias taxonómicas superiores a espécie são
designadas por um único termo – designação uninominal assim, por exemplo a
classificação da rã será:
Em latim ou português;
Filo – Chordata ou Cordados
Biologia
Sub
filo – Vertebrata ou Vertebrados
Classe – Batrachia
ou Batráquios
Ordem – Anura ou
Anuros
Família – Ranidae ou Ranídeos
Recapitule o que
aprendeu nesta lição
Nesta
lição você aprendeu que:
Resumo Num
sistema de classificação existe uma hierarquia em que as espécies estão
agrupadas em géneros, os géneros em famílias, as famílias em ordens, as ordens
em classes, as classes em filos e os filos em reinos;
• Espécie
é uma população activa de organismos que têm em comum muitas características
anatómicas, fisiológicas e de comportamento, podendo normalmente cruzar-se
entre si e originar descendentes férteis;
• Lineu,
inovou as regras de nomenclatura da espécie;
• Cada
espécie é designada por dois termos latinizados – designação binominal;
• O
primeiro termo indica o nome genérico e deve ser sempre escrito com inicial
maiúscula e o segundo indica o restritivo específico e deve ser sempre escrito
em letra minúscula.
Agora vamos
realizar conjuntamente as actividades que se seguem para que possa aprender
como usar o conhecimento que acaba de adquirir.