Unidades de saída (output)

 Unidades de saída (output)

Os periféricos de saída– são órgãos responsáveis pela saída da informação, nomeadamente monitor e as respectivas placas gráficas, impressora, e projectores de vídeo e imagens de computador.

O Monitor

O Monitor do computador é o dispositivo de saída mais utilizado e permite a visualização da informação. Podemos considerar a janela principal de comunicação entre o usuário e o computador.

Dimensão – é geralmente dada pela medida, em polegadas, da diagonal do ecrã. Os valores, actualmente, mais utilizados pelos fabricantes são: 15, 17 e 21 polegadas. A escolha do monitor depende essencialmente da sua utilização.

Resolução gráfica – tal como numa  televisão, a imagem que vemos no ecrã é composta a partir de uma combinação de pontos, chamada “pixels” ( elementos da imagem). A resolução do ecrã expressa pelo total de pixels existentes na horizontal e na vertical (640×480, por exemplo), contituem uma medida importante de qualidade.

As normas actualmente mais utilizadas são VGA (Video Graphics Array), que prevê uma resolução de 640×480 e SVGA (Super Video Graphics Array) que, com uma resolução base de 800×600, permite ainda outras combinações, tais como 1024×768,1280×1024 ou 1600×1200.

Projector de vídeo e de imagens 

O Projector de Vídeo também designado por “Datashow”, permite a visualização das imagens num ecrã de grandes dimensões, como o de cinema. É um dos mais utilizados nas salas de aulas, em congressos ou conferências.

A impressora

 As impressoras: são dispositivos de saída que têm por finalidade imprimir, em papel ou filme plástico, os resultados de um processamento. Da mesma forma que os monitores, a imagem impressa é o resultado de muitos pontos impressos individualmente que no conjunto formam o texto ou a imagem desejada. Também de forma semelhante aos monitores, as impressoras evoluíram a partir de dispositivos que imprimiam apenas caracteres numa única cor para as modernas impressoras capazes de reproduzir imagens sofisticadas, de alta resolução gráfica, em milhares de cores. Hoje existem vários tipos de impressoras, dependendo do método de impressora. Mas as mais usadas são: impressoras de jacto de tinta e impressoras “laser”.

Como deve estar a perceber, os dispositivos de saída de dados são vários porém descrevemos os três, mas o estudante pode aprofundar o seu leque de conhecimentos consultando outros materiais disponíveis incluindo a internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui