Unidades de entrada (input)

Unidades de entrada (input)

Os periféricos de entrada – são órgãos de entrada de dados do exterior para o computador, nomeadamente: teclado, rato, scanner, caneta óptica, monitor, microfone, câmara digital, etc.

O Rato
O Rato (mouse) é um dispositivo de entrada que permite ao utilizador percorrer e seleccionar itens na tela do monitor. Este dispositivo envia ao computador as coordenadas do cursor relativas aos movimentos no ecrã e ainda comandos activados pela secção de itens.

Teclado

O teclado é um periférico que permite introduzir dados no computador.Nele identificamos três grupos de teclas:
Teclado principal, que permite a escrita de qualquer carácter do alfabeto.
Teclado numérico, que contém teclas existentes no anterior e que geralmente é utilizado na inserção repetitiva de dados numéricos.
Teclado de funções especiais, que inclui um conjunto de teclas que podem ser utilizadas de maneira distinta por qualquer programa.

Joystick
O Joystick (alavanca de controlo) – é uma alavanca com, pelo menos, duas opções e que serve de dispositivo de entrada, normalmente como indicador de coordenadas quando realizamos jogos em computadores.

Microfone
O microfone é um dispositivo de entrada que permite introduzir o som no computador, para posterior edição e/ou armazenamento. Este dispositivo encontra-se em sistemas multimédia.

Scanner
O Scanner ou digitalizador de imagens, é um dispositivo que efectua a leitura óptica de imagens ou textos impressos (em papel ou noutro suporte, como os diapositivos e negativos fotográficos), convertendo – os em formato digital. Existem hoje diferentes tipos de scanners, alguns deles multifuncionais, podendo servir também de fotocopiadora, impressora e fax. 
 
Câmara digital ou WebCam
A câmara digital de imagem é utilizada para gravar imagens estáticas ou dinâmicas (vídeos) e o som, como também podem ser ligadas ao computador para a comunicação em directo através da internet.
De salientar que os periféricos de saída abordados nesta lição não são os únicos, apenas seleccionamos alguns de tantos outros pela sua relevância.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui