Trabalho

Trabalho 

O trabalho é, na verdade, uma necessidade natural e essencial do ser humano, sem a qual ele não existiria. É pelo trabalho que o ser humano se humaniza e também humaniza a natureza. Trabalha é o conjunto de actividades e acções feitos pelo homem com o objectivo de criar bens e servicos, visando suprir as suas necessidades humanas de sobrevivência (moradia, alimentação, proteção, etc), ou necessidades culturais e psíquicas (arte, educação, etc).

 De forma resumida pode se dizer que trabalho é toda actividade ou acção que necessita de capacidades físicas e mentais, destinada para a satisfazer as necessidades humanas.

A imagem ao lado mostra um senhor José, realizado um trabalho que consiste no fabrico de bloco. Este é apenas um exemplo de trabalho. Obviamente que existe várias formas de trabalho, podendo destacar o trabalho de ensinar, de construir, de gerir seu próprio negócio, entre outras.                                                        

Emprego 

O emprego é um conceito que surgiu na sociedade capitalista, por volta da segunda metade do século XVIII, no contexto da Revolução Industrial, como resultado diversos acontecimentos (advento da Revolução Industrial, êxodo rural, concentração dos meios de produção) que levaram a maior parte da população, que não possuía nenhuma ferramenta para trabalhar como artesãos, vender seu trabalho como única forma de sobreviver.


O conceito de emprego pode ser definido como sendo uma relação social de trabalho em que um ser humano vende sua força de trabalho para outrem em troca de um salário. Assim, a ideia de emprego pressupõe que a força de trabalho seja transformada em mercadoria e que ocupe um lugar como as outras no mercado capitalista. Na verdade, os próprios trabalhadores assumem caráter de mercadoria; sua força de trabalho é comercializada no mercado de trabalho, onde potenciais compradores possam comprar. 


Exemplo: O tio foi empregado da padaria da cidade, tendo vendido o seu trabalho ao proprietário da padaria em troca de salário. Entre o tio António e o proprietário da padaria da cidade existe uma relação de trabalhador e empregador. 


1.4.3. Diferença entre trabalho e emprego

No dia-a-dia, maior parte das pessoas fala de trabalho e emprego como se fossem a mesma coisa. Pela definição de trabalho e de emprego que tivemos, podemos concluir que trata-se de conceitos com significados diferentes, contudo com uma relação profunda. Trabalho é o conjunto de actividades e acções que homem realiza com o objectivo de criar bens e serviços, visando suprir as suas necessidades humanas de sobrevivência enquanto emprego é a relação social de trabalho em que o homem vende sua força de trabalho em troca de salário. 


Tal como se pode compreender, o trabalho pressupõe a realização de qualquer que seja actividade, visando apenas a produção de bens e serviços para atender as necessidades humanas de sobrevivência enquanto emprego pressupõe a realização de qualquer que seja actividade em troca de uma remuneração salarial. Para que exista emprego, é necessário que haja trabalho. Contudo, nem todo trabalho constituiu emprego. 


Exemplo: A tia Rosa é uma camponesa, e dedica-se a agricultura. Ela tem muitos hectares de terra, onde produz diversas culturas, desde o arroz, milho, cebola, cenoura e batata-doce. Ela é uma trabalhadora, pois, exerce actividade de cultivo da terra para obter alimentos para o seu consumo pessoal e inclusive vender para outras pessoas. Contudo, ela não é empregada, pois, não tem uma relação social de trabalho com outra pessoa, onde ela se obriga a prestar os serviços de cultivo da terra em troca de salário.  

Todavia, a tia Rosa, tem uma emprega que lhe ajuda no seu trabalho de cultivo da terra, a tia Isaura. Esta, tem uma relação social de trabalho com a tia Rosa, pois, obriga-se a prestar serviços de cultivo de terra a tia Rosa em troca de uma remuneração salarial.  


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui