Passos para elaboração de um plano de negócio
Passos para elaboração de um plano de negócio
Elaborar
um plano de negócio ou empresarial exige tempo e recursos. Todavia, vale a pena
gastar esse tempo e recursos na sua elaboração, pois, será seu mapa de vigam no
seu negócio. E sem ele, as possibilidades de se perder serão tantas.
Existe
vários modelos e passos para elaboração de um plano de negócio ou empresarial.
Contudo, aqui procuramos trazer um modelo simples e com passos simplificados,
visando facilitar a sua compreensão. Seguem abaixo os passos a seguir para
elaboração de um plano de empresarial simples.
Titulo
do plano de negócio ou empresarial
O
título de um plano de negócio deve ser curto e simples, traduzindo o que você
pretende fazer como negócio. Por exemplo, a ideia da Júlia é vender roupas
femininas no seu bairro. Para tal ela escolheu como título do seu plano
empresarial o seguinte:
Júlia’s Fashion |
Apresentação do
proponente do plano empresarial
O
segundo passo consiste na apresentação do dono do plano de negócio ou
empresarial. Neste passo, o indica o seu nome, idade, estado civil, nível
académico, sua experiência e conhecimentos sobre o negócio que propõe a
desenvolver, e a sua função no negócio. Deve apresentar os dados dos sócios,
caso existam. Seguindo o exemplo da Júlia, elaborou a sua apresentação da
seguinte forma:
Júlia Arlindo, de 25 anos de idade, solteira, natural e
residente da cidade de Chimoio. Possui o nível académico de 12ª classe do
ensino secundário geral. Trabalhou 4 anos como vendedora de roupas femininas
em calamidade no mercado da cidade de Chimoio. A Júlia vai ocupar o cargo de
gestora da loja. |
Descrição do plano de negócio ou empresarial
Neste
passo você precisa dizer o que pretende fazer como negócio, seu objectivo, sua
localização, produtos ou serviços a produzir ou prestar, os benefícios que seu
negócio vai trazer para si e para comunidade local. Deve indicar também as
forças e as oportunidades para seu negócio com base na análise FOFA.
O negócio da Júlia consiste em abrir uma loja para venada de roupas
feminais na periferia da cidade de Chimoio. A loja terá o nome de Julias’ Fashion com o objectivo de
oferecer uma diversidade de roupas femininas, com alta qualidade, a população
que vive nos bairros periféricos da cidade de Chimoio. Os bairros periféricos da cidade de Chimoio não possui lojas que
oferecem roupas de alta qualidade, sendo que maior parte dos moradores
deslocam a cidade para comprar roupas. |
Descrição de
Mercado
Neste passo, você deve caracterizar os
consumidores dos bens e serviços que seu negócio vai oferecer em termos de
idade, sexo, nível de educação, hábitos de consumo, nível de rendimento,
residência. Deve também indicar os seus concorrentes, se existirem, suas forças
e fraquezas. É também importante descrever os fornecedores, sua localização,
produtos que cada um oferece assim como os preços aplicados.
A
Júlia, depois de fazer o estudo do mercado, definiu o seu mercado da seguinte
forma:
Os clientes da loja Júlias’ Fashion são compostos por
pessoas de rendimento alto, na sua maioria residentes nos bairros periféricos
da cidade Chimoio. São pessoas que seguem as tendências de moda. Perto do
local onde será instalada a loja da Júlia não existe outras lojas com
características similares a sua loja. Os fornecedores da Júlia encontram-se
na cidade de Maputo, e os preços por eles praticados são razoáveis e com
capacidade de entrega dos produtos estimado em uma semana. |
Plano de produção ou de operação
No plano de produção ou de operação você
precisa de indicar a estrutura da sua empresa em termos departamentos,
repartições e secções, descrevendo a função deles. Deve também mostrar a
capacidade de produção da empresa durante um período de tempo e a capacidade
dos armazéns.
A loja terá uma área de 30 m2, sendo que vai
possuir um armazém, dois vestuários para experimentar roupas, uma sala de
vendas e um espaço para servir de montra. A Júlia vai adquirir dos seus
fornecedores quantidades elevadas de roupas, sendo que algumas estarão na
sala de venda e outras no armazém. A medida que vai vendendo as roupas, ele
vai solicitar que os fornecedores lhe mandem mais artigos para reforçar o seu
stock e garantir que a loja tenha
sempre roupas. Para minimizar os custos das operações, a Júlia vai combinar
com os fornecedores dela para que lhe mandem as roupas via correios de
Moçambique. |
Plano de Marketing
No
plano de marketing deve descrever quatro elementos importantes denominados de
4P de marketing, nomeadamente: produto, praça, promoção e preço. Os 4P de
marketing são também chamados de marketing mix.
O
primeiro P diz respeito ao produto. O produto é que a empresa ou negócio
pretende oferecer ou vender aos clientes. Aqui, deve mostrar as características
dos produtos que a empresa pretende vender em ternos de qualidade e benefícios
que vão proporcionar aos clientes.
O
segundo P refere a praça. Praça é o local onde o produto será vendido.
Interessa aqui, indicar onde e como os produtos da sua empresa serão vendidos. Localização
da loja, entrega ao domicílio.
O
terceiro P é de promoção. Este, diz respeito a como vai fazer para que os
consumidores saibam que existe o seu negócio ou empresa. Aqui, descreve-se os
canais de divulgação dos seus produtos, tais como, publicidade, organização de
eventos para venda dos produtos.
O
quarto e último P é inerente ao preço. Aqui, o empreendedor deve indicar o
preço que vai aplicar nos seus produtos e serviços.
Produto |
A Júlia vai oferecer aos seus consumidores diversas roupas
femininas. São roupas que podem ser usadas para ocasiões diferentes. Roupas
formais para quem trabalha, roupas para festas particulares, roupas para o
verão e inverno. As roupas, variam entre saias, blusas, calcas, sapatos,
chinelos e bolsas. Todos artigos são de alta qualidade, e estarão disponíveis
em quase todos os tamanhos. |
Praça |
A loja estará localizada no bairro de |
Promoção |
Para a divulgação dos produtos, a Júlia vai usar as redes
sociais (facebook, twiiter, instagram).
Ela vai criar contas nas redes sociais, onde vai postar fotografias dos
artigos vendidos na sua loja. Vai usar organizar algumas campanhas promocionais,
sobretudo, no meio do mês. As campanhas promocionais vão consistir no
estabelecimento de dias onde os produtos estão a preços promocionais, isto é,
com um desconto. |
Preço |
Os preços dos artigos da loja da Júlia variam entre 800 a
2500 meticais. A loja oferece possibilidade de pagamento em prestações. A loja possui um sistema de pagamento eletrónico (POS). |
Plano Financeiro
O plano financeiro diz respeito ao planeamento
financeiro. Aqui, deve descrever todo o valor necessário para que a sua empresa
ou negócio funcione. Inclui também a previsão do rendimento dentro um período
de tempo, podendo ser diário, semanal, mensal ou anual.
O
valor necessário para que a empresa ou negócio exista e funcione, pode tomar duas
designações, nomeadamente: capital fixo, capital circulante. Em seguida vamos
definir e demostrar como se determina cada um destes capitais.
Capital fixo
O
capital fixo representa os bens duradouros que a sua empresa vai precisar para
sua criação e funcionar. Os bens douradores são aqueles que podem ser usados
durante muito tempo, isto é, 1 ano ou mais que um ano. Exemplo: computador,
telefone, terreno, casa, maquinas, entre outros. Neste contexto, é importante
que o empreendedor liste todos bens duradouros que vai precisar na sua empresa
e as quantidades necessárias, assim como fazer o levantamento dos preços de
cada um. Em baixo, veja o exemplo de cálculo do capital fixo da loja da Júlia
Ordem |
Designação do bem/serviço |
Quantidade |
Preço por produto |
Preço total |
1 |
Concessão de espaço
|
1 |
7000,00 |
7.000,00 |
2 |
Construção da loja |
1 |
50.000,00 |
50.000,00 |
3 |
Computador |
1 |
15.000,00 |
15.000,00 |
4 |
Manequins |
10 |
500,00 |
5.000,00 |
6 |
Espelhos |
3 |
100.00 |
300,00 |
7 |
Duas cadeiras de tipo sofá
|
2 |
1.000,00 |
2.000,00 |
8 |
Custos de licenciamento |
1 |
3.000,00 |
3.000,00 |
9 |
Custos de instalação dos equipamentos e experimental |
1 |
2.000,00 |
2.000,00 |
|
Total do capital fixo necessário |
84.300,00 |
.
O
capital fixo da Júlia é de 84.300,00 MT (oitenta e quaro mil e trezentos
meticais) que devera ser pela compra e contração de bens e serviços douradores.
Capital circulante
Em qualquer negócio ou empresa há sempre uma serie de
despesas frequentes ou rotineiras. Por exemplo, se for uma fábrica ou uma
prestação de serviços, você precisa comprar matérias-primas antes de iniciar a
venda dos produtos. Se for comércio, tem que comprar stocks antes de começar a
vender. Muitas empresas gastam dinheiro e tempo em publicidade antes de obter
clientes. Gastam em salários e rendas durante certo período antes de começar a
vender.
Por esta razão, depois de adquirir e instalar os bens de
capital fixo, você precisa imediatamente dum capital circulante para costear as
despesas rotineiras do seu negócio.
Capital circulante: é no valor necessário para
custear as despesas do dia-a-dia do negócio ou empresa. |
Para determinação do capital circulante você precisa de listar as despesas rotineiras do seu negócio, incluindo os preços por cada despesa. São exemplos de despesas rotineiras as seguintes: salário de trabalhadores, despesas com telefone, combustível, reparação e manutenção de equipamentos, manutenção de stocks, entre outras. Mostramos a baixo, o exemplo do capital circulante necessário para o funcionamento da loja da Júlia durante um mês.
Ordem |
Designação de bens/serviços |
Quantidade |
Preço por unidade |
Preço total |
1 |
Gerente da loja |
1 |
6.000,00 |
6.000,00 |
2 |
Trabalhadores (vendedoras) |
2 |
3.000,00 |
6.000,00 |
3 |
Compra das roupas |
1 |
15.000,00 |
15.000,00 |
4 |
Manutenção de stock |
1 |
7.500,00 |
7.500,00 |
5 |
Água, energia e telefone |
1 |
800,00 |
800,00 |
6 |
Produtos de limpeza |
1 |
200,00 |
200,00 |
7 |
Reparação de manutenção de equipamentos |
1 |
1. 000,00 |
1.000,00 |
|
Total do
capital circulante necessário para um mês |
36.500,00 |
O capital circulante necessário para a loja da Júlia funcionar
durante um mês é 30.500,00 MT (trinta e seis mil e quinhentos meticais).
A proprietária da loja Júlias
Fashion prevê conseguir rendimentos suficientes para cobrir as despesas
rotineiras do seu negócio em dois meses. Para tal, é preciso ter um capital
circulante capaz de cobrir os dois meses em que o negócio ainda não será capaz
de produzir rendimentos suficientes para cobrir as despesas de
funcionamento.
Sendo assim, é preciso calcular o capital circulante para o
período de espera. Ou seja, para todo o período em que o negócio estará a
funcionar, sem que ainda produza rendimentos suficientes para custear as despesas
rotineiras.
Usando a fórmula indicada abaixo:
No de meses
necessários para gerar rendimentos suficientes capazes de custear as
despesas rotineiras Capital circulante Total Capital Circulante do 1º mês = *
Para o caso da Júlia, o capital circulante total necessário
será:
36.500, 00 MT * 2 = 73.000, 00 MT |
Assim, o capital circulante necessário para o funcionamento
da loja da Júlia até que começa a produzir rendimento suficiente para custear
as despesas de funcionamento é de 73.000,00MT (setenta e três mil meticais).
Capital
total necessário para o negócio
O capital total refere a todo dinheiro necessário para
custear as despesas fixas e rotineiras do negócio ou empresa. Isto é, é
representado pela soma do capital fixo e capital circulante.
Capital total = capital fixo + capital circulante
Olhando
para o caso da Júlia, o capital total para o seu negócio fica:
Designação |
Valor em MT |
Capital fixo |
84.300,00 |
Capital circulante |
61.000,00 |
Capital total = capital fixo + capital circulante |
145.300,00 |
Assim,
o capital total para instalação e funcionamento do negócio da Júlia é de
142.500,00 MT (cento e quarenta e dois mil, quinhentos meticais).