Passos para elaboração de um plano de negócio

 Passos para elaboração de um plano de negócio

Elaborar um plano de negócio ou empresarial exige tempo e recursos. Todavia, vale a pena gastar esse tempo e recursos na sua elaboração, pois, será seu mapa de vigam no seu negócio. E sem ele, as possibilidades de se perder serão tantas.

Existe vários modelos e passos para elaboração de um plano de negócio ou empresarial. Contudo, aqui procuramos trazer um modelo simples e com passos simplificados, visando facilitar a sua compreensão. Seguem abaixo os passos a seguir para elaboração de um plano de empresarial simples. 

 

Titulo do plano de negócio ou empresarial

O título de um plano de negócio deve ser curto e simples, traduzindo o que você pretende fazer como negócio. Por exemplo, a ideia da Júlia é vender roupas femininas no seu bairro. Para tal ela escolheu como título do seu plano empresarial o seguinte:

 

Júlia’s Fashion

 

Apresentação do proponente do plano empresarial  

O segundo passo consiste na apresentação do dono do plano de negócio ou empresarial. Neste passo, o indica o seu nome, idade, estado civil, nível académico, sua experiência e conhecimentos sobre o negócio que propõe a desenvolver, e a sua função no negócio. Deve apresentar os dados dos sócios, caso existam. Seguindo o exemplo da Júlia, elaborou a sua apresentação da seguinte forma:

 

Júlia Arlindo, de 25 anos de idade, solteira, natural e residente da cidade de Chimoio. Possui o nível académico de 12ª classe do ensino secundário geral. Trabalhou 4 anos como vendedora de roupas femininas em calamidade no mercado da cidade de Chimoio. A Júlia vai ocupar o cargo de gestora da loja.

Descrição do plano de negócio ou empresarial

Neste passo você precisa dizer o que pretende fazer como negócio, seu objectivo, sua localização, produtos ou serviços a produzir ou prestar, os benefícios que seu negócio vai trazer para si e para comunidade local. Deve indicar também as forças e as oportunidades para seu negócio com base na análise FOFA. 

 

O negócio da Júlia consiste em abrir uma loja para venada de roupas feminais na periferia da cidade de Chimoio. A loja terá o nome de Julias’ Fashion com o objectivo de oferecer uma diversidade de roupas femininas, com alta qualidade, a população que vive nos bairros periféricos da cidade de Chimoio.

Os bairros periféricos da cidade de Chimoio não possui lojas que oferecem roupas de alta qualidade, sendo que maior parte dos moradores deslocam a cidade para comprar roupas.

 

Descrição de Mercado

 Neste passo, você deve caracterizar os consumidores dos bens e serviços que seu negócio vai oferecer em termos de idade, sexo, nível de educação, hábitos de consumo, nível de rendimento, residência. Deve também indicar os seus concorrentes, se existirem, suas forças e fraquezas. É também importante descrever os fornecedores, sua localização, produtos que cada um oferece assim como os preços aplicados. 

A Júlia, depois de fazer o estudo do mercado, definiu o seu mercado da seguinte forma: 

 

Os clientes da loja Júlias’ Fashion são compostos por pessoas de rendimento alto, na sua maioria residentes nos bairros periféricos da cidade Chimoio. São pessoas que seguem as tendências de moda. Perto do local onde será instalada a loja da Júlia não existe outras lojas com características similares a sua loja. Os fornecedores da Júlia encontram-se na cidade de Maputo, e os preços por eles praticados são razoáveis e com capacidade de entrega dos produtos estimado em uma semana.

Plano de produção ou de operação

 No plano de produção ou de operação você precisa de indicar a estrutura da sua empresa em termos departamentos, repartições e secções, descrevendo a função deles. Deve também mostrar a capacidade de produção da empresa durante um período de tempo e a capacidade dos armazéns.

 

A loja terá uma área de 30 m2, sendo que vai possuir um armazém, dois vestuários para experimentar roupas, uma sala de vendas e um espaço para servir de montra. A Júlia vai adquirir dos seus fornecedores quantidades elevadas de roupas, sendo que algumas estarão na sala de venda e outras no armazém. A medida que vai vendendo as roupas, ele vai solicitar que os fornecedores lhe mandem mais artigos para reforçar o seu stock e garantir que a loja tenha sempre roupas. Para minimizar os custos das operações, a Júlia vai combinar com os fornecedores dela para que lhe mandem as roupas via correios de Moçambique.

 

Plano de Marketing

No plano de marketing deve descrever quatro elementos importantes denominados de 4P de marketing, nomeadamente: produto, praça, promoção e preço. Os 4P de marketing são também chamados de marketing mix.

 

O primeiro P diz respeito ao produto. O produto é que a empresa ou negócio pretende oferecer ou vender aos clientes. Aqui, deve mostrar as características dos produtos que a empresa pretende vender em ternos de qualidade e benefícios que vão proporcionar aos clientes.

 

O segundo P refere a praça. Praça é o local onde o produto será vendido. Interessa aqui, indicar onde e como os produtos da sua empresa serão vendidos. Localização da loja, entrega ao domicílio.

 

O terceiro P é de promoção. Este, diz respeito a como vai fazer para que os consumidores saibam que existe o seu negócio ou empresa. Aqui, descreve-se os canais de divulgação dos seus produtos, tais como, publicidade, organização de eventos para venda dos produtos.

O quarto e último P é inerente ao preço. Aqui, o empreendedor deve indicar o preço que vai aplicar nos seus produtos e serviços.

 

Produto

A Júlia vai oferecer aos seus consumidores diversas roupas femininas. São roupas que podem ser usadas para ocasiões diferentes. Roupas formais para quem trabalha, roupas para festas particulares, roupas para o verão e inverno.

As roupas, variam entre saias, blusas, calcas, sapatos, chinelos e bolsas. Todos artigos são de alta qualidade, e estarão disponíveis em quase todos os tamanhos.

Praça

A loja estará localizada no bairro de

Promoção

Para a divulgação dos produtos, a Júlia vai usar as redes sociais (facebook, twiiter, instagram). Ela vai criar contas nas redes sociais, onde vai postar fotografias dos artigos vendidos na sua loja.

Vai usar organizar algumas campanhas promocionais, sobretudo, no meio do mês. As campanhas promocionais vão consistir no estabelecimento de dias onde os produtos estão a preços promocionais, isto é, com um desconto. 

Preço

Os preços dos artigos da loja da Júlia variam entre 800 a 2500 meticais.

A loja oferece possibilidade de pagamento em prestações.

A loja possui um sistema de pagamento eletrónico (POS).

 

Plano Financeiro

 O plano financeiro diz respeito ao planeamento financeiro. Aqui, deve descrever todo o valor necessário para que a sua empresa ou negócio funcione. Inclui também a previsão do rendimento dentro um período de tempo, podendo ser diário, semanal, mensal ou anual. 

O valor necessário para que a empresa ou negócio exista e funcione, pode tomar duas designações, nomeadamente: capital fixo, capital circulante. Em seguida vamos definir e demostrar como se determina cada um destes capitais.

 

Capital fixo

O capital fixo representa os bens duradouros que a sua empresa vai precisar para sua criação e funcionar. Os bens douradores são aqueles que podem ser usados durante muito tempo, isto é, 1 ano ou mais que um ano. Exemplo: computador, telefone, terreno, casa, maquinas, entre outros. Neste contexto, é importante que o empreendedor liste todos bens duradouros que vai precisar na sua empresa e as quantidades necessárias, assim como fazer o levantamento dos preços de cada um. Em baixo, veja o exemplo de cálculo do capital fixo da loja da Júlia

Ordem

Designação do bem/serviço

Quantidade

Preço por produto

Preço total

1

Concessão de espaço 

1

7000,00

7.000,00

2

Construção da loja

1

50.000,00

50.000,00

3

Computador

1

15.000,00

15.000,00

4

Manequins

10

500,00

5.000,00

6

Espelhos

3

100.00

300,00

7

Duas cadeiras de tipo sofá 

2

1.000,00

2.000,00

8

Custos de licenciamento

1

3.000,00

3.000,00

9

Custos de instalação dos equipamentos e experimental

1

2.000,00

2.000,00

 

Total do capital fixo necessário

84.300,00

.

O capital fixo da Júlia é de 84.300,00 MT (oitenta e quaro mil e trezentos meticais) que devera ser pela compra e contração de bens e serviços douradores.

 

 Capital circulante

Em qualquer negócio ou empresa há sempre uma serie de despesas frequentes ou rotineiras. Por exemplo, se for uma fábrica ou uma prestação de serviços, você precisa comprar matérias-primas antes de iniciar a venda dos produtos. Se for comércio, tem que comprar stocks antes de começar a vender. Muitas empresas gastam dinheiro e tempo em publicidade antes de obter clientes. Gastam em salários e rendas durante certo período antes de começar a vender.

 

Por esta razão, depois de adquirir e instalar os bens de capital fixo, você precisa imediatamente dum capital circulante para costear as despesas rotineiras do seu negócio.

 

Capital circulante: é no valor necessário para custear as despesas do dia-a-dia do negócio ou empresa.

Para determinação do capital circulante você precisa de listar as despesas rotineiras do seu negócio, incluindo os preços por cada despesa. São exemplos de despesas rotineiras as seguintes: salário de trabalhadores, despesas com telefone, combustível, reparação e manutenção de equipamentos, manutenção de stocks, entre outras. Mostramos a baixo, o exemplo do capital circulante necessário para o funcionamento da loja da Júlia durante um mês.

 

Ordem

Designação de bens/serviços

Quantidade

Preço por unidade 

Preço total

1

Gerente da loja

1

6.000,00

6.000,00

2

Trabalhadores (vendedoras)

2

3.000,00

6.000,00

3

Compra das roupas

1

15.000,00

15.000,00

4

Manutenção de stock

1

7.500,00

7.500,00

5

Água, energia e telefone

1

800,00

800,00

6

Produtos de limpeza

1

200,00

200,00

7

Reparação de manutenção de equipamentos

1

1. 000,00

1.000,00

 

Total do capital circulante necessário para um mês

36.500,00

 

O capital circulante necessário para a loja da Júlia funcionar durante um mês é 30.500,00 MT (trinta e seis mil e quinhentos meticais).

 

A proprietária da loja Júlias Fashion prevê conseguir rendimentos suficientes para cobrir as despesas rotineiras do seu negócio em dois meses. Para tal, é preciso ter um capital circulante capaz de cobrir os dois meses em que o negócio ainda não será capaz de produzir rendimentos suficientes para cobrir as despesas de funcionamento.   

 

Sendo assim, é preciso calcular o capital circulante para o período de espera. Ou seja, para todo o período em que o negócio estará a funcionar, sem que ainda produza rendimentos suficientes para custear as despesas rotineiras.

Usando a fórmula indicada abaixo:

No de meses necessários para gerar rendimentos suficientes capazes de custear as despesas rotineiras

Capital circulante Total

Capital Circulante do 1º mês

=

*

 

 

 

 


Para o caso da Júlia, o capital circulante total necessário será:

36.500, 00 MT * 2 = 73.000, 00 MT

 

Assim, o capital circulante necessário para o funcionamento da loja da Júlia até que começa a produzir rendimento suficiente para custear as despesas de funcionamento é de 73.000,00MT (setenta e três mil meticais).

 

Capital total necessário para o negócio

O capital total refere a todo dinheiro necessário para custear as despesas fixas e rotineiras do negócio ou empresa. Isto é, é representado pela soma do capital fixo e capital circulante.

Capital total = capital fixo + capital circulante

 


Olhando para o caso da Júlia, o capital total para o seu negócio fica:

Designação

Valor em MT

Capital fixo

84.300,00

Capital circulante

61.000,00

Capital total = capital fixo + capital circulante

145.300,00

 

Assim, o capital total para instalação e funcionamento do negócio da Júlia é de 142.500,00 MT (cento e quarenta e dois mil, quinhentos meticais).


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui