Oportunidade de negócio

Oportunidade de negócio

Uma oportunidade refere-se a uma ocasião, situação, e acontecimento favorável que seja capaz de melhor o estado actual das cosias ou dos indivíduos[i]. Também pode entender por oportunidade a falta de determinados produtos num determinado mercado em termos.

Todavia, a falta de produtos num determinado mercado só se torna oportunidade de negócio, quando um empreendedor, consegue visualizar a possibilidade de realização de seu sonho de introduzir uma ideia de negócio visando obter lucros e suprir o problema de desemprego, insatisfação. Prestamos atenção no exemplo abaixo:

O senhor António mora no bairro do Intaka. Este é um bairro de expansão, sendo por isso, notável a falta de alguns produtos (bens e serviços). No caso concreto do Intaka, tinha problemas de falta de água, pois, o Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água (FIPAG) ainda não estendeu os seus serviços para aquele bairro. Para o senhor António, a lacuna de água, foi uma oportunidade para ele usar a sua motivação e capacidade empreendedora, abrindo um furo de água, e com ajuda de motobomba, conseguiu fazer ligações de água a todo bairro do Intaka, passando a cobrar taxas de consumo mensal a cada família, mediante a quantidade consumida durante o mês.

Então, já viu, como a falta de produtos (bens e serviços) no bairro onde vivemos pode ser uma oportunidade de negócio? Agora, pense na situação do teu bairro de residência, distrito, província ou país, e procure um produto que ainda não existe ou que é servido de forma deficitária, contudo possuindo potencias clientes. Essa lacuna pode ser uma oportunidade para você desenvolver o seu negócio. Fique de olho nas oportunidades, você também pode ser um grande empreendedor. Todavia, uma oportunidade de negócio deve satisfazer certas necessidades. 

 Necessidades

O termo necessidade é utilizado muito frequentemente no nosso quotidiano e designa, geralmente, um estado de carência ou de  falta de qualquer coisa ou pela não realização de  qualquer acto, por exemplo, a necessidade de comer  ou de ir ao cinema.  Contudo, na terminologia económica, a noção de necessidade engloba tudo aquilo que se deseja, desde uma refeição num restaurante até ao trelogio mais mais caro[ii].

O conceito de necessidades também podem ser definido como sendo o conjunto de coisas que indivíduos singulares e coletivos (pessoas e empresas) precisam para a sua vida de diária[iii].

As necessidades dos indivíduos podem se situar em diferentes níveis, tendo em conta o nível de vida de cada indivíduo. No âmbito geral, as necessidades humanas vão desde a alimentação, saúde, protecção, educação, trabalho e emprego, melhor salário, segurança, de aflição ou amor, de estima e de auto-realização.

Tanto quanto se sabe, todas estas necessidades precisam serem satisfeitas. Contudo, para a satisfação das mesmas há uma necessidade de se criar bens e serviços para cada tipo de necessidade. Na próxima lição, falaremos sobre como podemos identificar as oportunidades de negócio.



 

 

Arantes, Elaine Cristina (2012). Ética empresarial. Instituo Federal do Paraná, Brasil.

Chiaveneto, Idalberto (2007). Empreendedorismo: dando asas ao espirito empreendedor. 2 Ed, Saraiva, São Paulo.

Dornelas, José Carlos Addis (2008). Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3 Ed, Elsiver editora, Rio de Janeiro.

Dos Santos, Luciano (2012). Sociologia do trabalho. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Brasil

Duarte, Carlos e Esperança, José Paulo (2012). Empreendedorismo e planeamento financeiro. 1ª Ed. Edições Sílabo. Lisboa.

Estevão, Adelino Novais (2009). In INDE (2009). Noções de Empreendedorismo: Empreendedorismo e dignidade do trabalho. Modulo 1, Ensino Secundário Geral e Ensino Técnico Profissional.

Gomes, Roberto Kern et al (s/d). A geração e o desenvolvimento de ideias em organizações empreendedoras.

Novais, Estevão Adelino et al (2009). Livro de Noções de Empreendedorismo 11ª classe-Moçambique.

Pessoa, Sónia (s/d). Comunicação Empresarial. Centro Universitário de Belo Horizonte, Brasil

Polônio, Carlos (2013). Comunicação Empresarial. Secretaria de Educação de Pernambuco, Brasil

Teixeira, Sebastião (2013). Gestão das organizações. 3ª Ed. Escolar Editora. Lisboa.

 

 

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