Fontes para a identificação de ideias de negócios
Fontes para a identificação de ideias de negócios
Identificar ideias de negócios pode
não ser tarefa fácil para algumas pessoas. Contudo, isso não quer dizer que as
oportunidades não de negócios não existam. Elas existem em todo sítio e podem
ser identificadas por quaisquer pessoas, bastando prestar atenção em alguns
aspectos da vida no bairro, no distrito e na província.
Os aspectos da vida do teu bairro,
do teu distrito e da tua província pode ser fontes para identificarem ideias de
negócios. Alguns desses aspectos são: necessidades não ou mal satisfeitas, observação
de novas tendências de consumo, insatisfação na ocupação actual, canais de distribuição,
regulamentações governamentais e pesquisa e desenvolvimento.
As necessidades dos homens são
vários. Nessa variedade, é comum existir alguma necessidade que não encontre no
mercado produtos que lhe satisfaçam, e ainda que existam, não satisfazem de
forma plena. Acontecendo esta situação, para um indivíduo características de
capacidades empreendedoras, pode ser uma gerar uma de uma ideia de negócio,
introduzindo um produto capaz de satisfazer na plenitude a necessidade não ou
mal atendida identificada no mercado.
O
senhor António viu que no bairro Mulotana, uma zona de expansão localizada no
município de Matola, não havia nenhuma padaria, sendo que os moradores do
bairro, percorriam mais de 5 quilómetros até ao bairro de Mahlampsene para
comprar pão todos os dias. Mediante este problema, o senhor António, com base
na sua criatividade e visão empreendedora, identificou uma oportunidade para
criar uma padaria no bairro de Mulotana como uma forma de diminuir a
distância percorrida pelos moradores para aquisição do pão. O senhor António,
envidou esforços de modo a conseguir dinheiro para comprar espaço, os
equipamentos e matérias necessários, e abriu a sua própria padaria, tendo
baptizado com nome “Padaria e Pastelaria Tio António”. |
Identificação de oportunidades com base na observação de novas tendências de
consumo:
Tendências constituem novos hábitos
de consumo no mercado. Isto é, indivíduos que consumiam um determinado produto,
mas de um tempo para outro decidem consumir outro produto, diferente daquele
que vinham consumindo. Esta situação, pode favorecer a geração de ideias de
negócios, pois, as novas tendências de consumo precisa serem satisfeitas
também, o que abre espaço para o desenvolvimento de novos produtos.
Exemplo: A senhora Tânia
observou que as mulheres do seu bairro têm uma nova tendência de consumo de
serviços de beleza, o que não acontecia nos anos atras. Tendo se apercebido
desta situação, a senhora Ana idealiza criar um salão. |
Caro estudante, acreditamos que com o exemplo
da senhora Tânia ficou claro que é possível criar uma ideia de negócio a partir
das tendências de consumo do mercado.
Geralmente as pessoas que estão insatisfeitas
com as suas ocupações actuais, tende a desenvolver ideias de negócios, como
forma de suprir as necessidades insatisfeitas. Por exemplo, um trabalhador que
não está feliz com seu trabalho actual pode, através das falhas ou limitações
da empresa onde trabalha, identificar uma oportunidade de negócio, de ir
desenvolver melhor a ideia e oferecer produtos de alta qualidade aos
clientes.
O senhor António era trabalhador
da padaria da cidade. Ele não concordava com algumas políticas implementadas
pelo gestor, situação que lhe deixa insatisfeito. Para tal, desenvolveu uma
ideia de negócio de criar sua própria padaria. |
Identificação de oportunidades com base nos canais de distribuição
Os canais de distribuição são os
meios usados para fazerem os produtos chegar ao consumidor final. Eles podem ser
a fonte para geração de ideias de negócios, pois, hoje em dia as pessoas andam
muito ocupas, não dispondo de tempo para ir a loja escolher e se calhar comprar
os produtos que desejam. Eles querem fazer tudo, estando em casa ou no local de
trabalho. Por isso, pessoas empreendedoras com ideias criativas, desenvolvem
ideias de negócios, visando atender este tipo de clientes, levando os seus
produtos ao encontro do cliente, quer através de vendas online por via de internet, quer através de vendedores ambulantes
que vão ao encontro do encontro na sua casa ou no seu local de trabalho.
Refere-se a introdução de novas leis, regulamentos e outras medidas que alterem a forma como os produtos são produzidos, distribuídos e vendidos. Para o olho de empreendedor, essas alterações pode ser a fonte de criação de uma nova ideia de negócio, visando responder a medida tomada pelo governo.
Quando o governo de Moçambique, em
2017, aprovou o decreto que estabelece as regras para a produção,
comercialização, importação e uso de sacos plásticos com espessura inferior a
30 micrómetros, para melhorar a gestão ambiental e ainda proibir a produção
de sacos plásticos a partir de material reciclado, para salvaguardar a saúde pública, o senhor Pangwene teve uma ideia de produzir sextos
usando o material local (palha). |
Repara que o senhor Pangwene gerou a
sua ideia de negócio como forma de responder a regulamentação do governo.
Contudo, a sua ideia visa aproveitar os recursos existentes na sua comunidade.
Caro estudante, fique atento, você também pode ter a sua ideia de negócio,
aproveitando os recursos que existe na sua comunidade.
As instituições de pesquisa de
pesquisa como escolas, universidades, centros de pesquisas são a fonte de
geração de novas formas de produção, distribuição e comercialização de
produtos. Estas instituições se
dedicam a procura de melhores formas de produção, distribuição que não poluem o
meio ambiente e a baixos custos de produção, visando tornar o negócio mais
rentável e saudável. Caro estudante, juntamento com seus colegas da escola pode
pesquisar novas formas de utilização dos recursos locais, e criar novos
produtos.
Identificação de oportunidades com base em projectos e feiras escolares
As feiras escolares são eventos
realizados em um local e data determinada como uma forma de proporcionar um
encontro entre estudantes de diferentes províncias e distrito do país, visando
a partilha de ideias, experiências, sabres e conhecimentos. Essas feiras são
muitíssimo importantes, pois, os estudantes têm a oportunidade de apresentar as
suas de ideias de negócios aos seus colegas com conhecimentos, habilidades e
experiências diferentes, que eu pode contribuir para a criação de parcerias com
vista a implementação das suas ideias de negócios. Nas feiras escolares, os
estudantes pode conseguir apoios de empresários, pois, estes costumam procurar
nesses eventos, estudantes com conhecimentos, habilidades voltadas para a
criação de ideias de negócios.
Alguns estudantes que participam das
feiras escolares e apresentam ideias brilhantes de negócios são apadrinhados
quer pelo governo quer pelos empresários, como forma de permitir que as ideias
se tornem uma realidade. Outros estudantes são conceitos bolsas de estudantes
para continuarem com seu estudos em escolas nacionais e internacionais, visando
capacita-los cada vez mais, para serem empreendedores de sucesso.
Algumas pessoas queixam-se da falta
de criatividade e que nunca tem boas ideias de negócio, acomodando-se e
aceitando esse facto como normal. Caro estudante, você não pode entrar nessa
onda. Precisa de abrir olhos e seguir em frente a busca de ideias e
oportunidades de negócios, porque elas existe em todo sítio e qualquer pessoa
pode identificá-las.
Elas existem no teu bairro, no teu
distrito, na tua província. Contudo, é preciso ficar atento à sua volta,
buscando informações sobre o que está acontecendo no seu bairro, o que existe e
não existe, inclusive conversar com seu amigos, pessoas mais velhas e com mais
experiências em relação a si, pois, é a partir dai que você pode ter ideias de
negócios. Lembre-se que a informação é a chave para gerar novas ideias.
Avaliação de ideias e oportunidades de negócio
Uma ideia de negócio é uma
representação mental do que se pode fazer. Contudo, nem todas ideias que temos
em mente, são realizáveis. Para tal, depois de você ter uma ideia de negócio, é
preciso passar para fase seguinte que é avaliar se sua ideia pode ser executa
ou não, olhando para os custos benefícios que você vai ter com a implementação
da mesma.
Para avaliar a sua ideia, você
precisa, em primeiro lugar, responder as seguintes questões[i]:
- Existe um problema que precisa de solução no seu
bairro, distrito ou província?
- Existe um produto que pode resolver esse problema?
- Existe clientes para os produtos que a minha ideia de
negócio pretende oferecer?
- Existe recursos (pessoas para trabalhar na
concretização da ideia, material necessário para produção dos produtos, e
dinheiro para pagar todas despesas necessárias)?
- Existe algumas pessoas que se dedicam a produção dos
mesmos produtos que sua ideia pretende oferecer? Se sim, em que aspectos
eles estão fazendo melhor ou pior do que você pensa fazer?
- O que você vai trazer ou fazer para os seus produtos serem
melhor?
Bom, estes são apenas alguns aspectos que vai lhe auxiliar na avaliação das suas ideias de negócio. Conseguindo responder as questões acima apresentas sobre a sua ideia de negócio, e inclusive conversar com seus amigos e outras pessoas experiência, você vai concluir que a sua ideia de é na verdade uma oportunidade de negócio, pois, ao implementar vai permitir obter benefícios em dinheiro, satisfação pessoal e comunitária.