Software

 Software de sistema ou programa de sistema é o software projetado para fornecer uma plataforma para outro software.

 Exemplos de software de sistema incluem sistemas operacionais como macOS, Ubuntu (uma distribuição Linux) e Microsoft Windows, software de computação científica, mecanismos de jogos, automação industrial e aplicativos de software como serviço.

Em contraste com o software de sistema, softwares que permitem aos usuários realizar tarefas orientadas ao usuário, como criar documentos de texto, jogar jogos de computador, ouvir música ou navegar na Web, são coletivamente chamados de software aplicativo.

Software aplicativo, aplicativo (português brasileiro) ou aplicação (português europeu) (abreviadamente, app), é o software projetado para executar um grupo de funções, tarefas ou atividades coordenadas para o benefício do usuário. Exemplos de um aplicativo incluem um processador de texto, uma planilha eletrônica, um aplicativo de contabilidade, um navegador web, um cliente de e-mail, um reprodutor de mídia, um visualizador de arquivos, um simulador de voo aeronáutico, uma consola de jogos ou um editor de fotos. O substantivo coletivo software aplicativo refere-se a todas as aplicações coletivamente. Isso contrasta com o software de sistema, que está principalmente envolvido na execução do computador.

As aplicações podem ser empacotadas com o computador e seu software de sistema ou publicadas separadamente, e podem ser codificadas como projetos proprietários, de código aberto ou universitários.Os aplicativos criados para plataformas móveis são chamados de aplicativos móveis.

 

Sistema operativo ou operacional (em inglês: Operating System - OS) é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Embora possa ser executado imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em uma memória não-volátil ROM chamado BIOS num processo chamado "bootstrapping", conceito em inglês usado para designar processos auto-sustentáveis, ou seja, capazes de prosseguirem sem ajuda externa. Após executar testes e iniciar os componentes da máquina (monitores, discos, etc), o BIOS procura pelo sistema operacional em alguma unidade de armazenamento, geralmente o Disco Rígido, e a partir daí, o sistema operacional "toma" o controle da máquina. O sistema operacional reveza sua execução com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.

Segundo Tanenbaum, pela perspectiva do usuário ou programador, existem dois modos distintos de conceituar um sistema operacional:

numa visão de cima para baixo (top-down): é uma abstração do hardware, fazendo o papel de intermediário entre os programas (software) e os componentes físicos do computador (hardware); ou

numa visão de baixo para cima (bottom-up): é um gerenciador de recursos, i.e., que controla as aplicações (processos) a executar, como, quando e com quais recursos (memória, disco, periféricos).

Um sistema operacional é projetado para ocultar as particularidades de hardware (ditas "de baixo nível") e, com sua atuação, criar uma máquina abstrata que fornece às aplicações serviços compreensíveis ao usuário (ditas "de alto nível")[2].

funções básicas: o fornecimento da interface do utilizador, a gestão dos recursos, a gestão dos arquivos, a gestão das tarefas e o serviço de suporte e funcionalidades.

Tipos de Sistemas operativos

Linux, Windows, Mac, OS.

Linux - Ubuntu

É um sistema operacional de código aberto, construído a partir do núcleo Linux;

É multiusuário, podendo ter varias conta de usuário no mesmo sistema, sem um interferir o outro;

É multitarefa, podendo fazer varias tarefas ao mesmo tempo;

Convivem sem nenhum tipo de conflitos com outros sistemas operacionais;

Tem conectividade com outros tipos de plataformas como o Apple, Macintosh, e Windows;

Tem suporte de nomes extensos de arquivos e diretórios;

Não é vulnerável a vírus;

É fácil, grátis e completo, pode ser instalado com um cd;

As versões do ubuntu são relacionadas com a sua data de lançamento, mo formato AA mm, ou seja o 1º digito é o ano e o 2º é o mês do lançamento;

Os nomes das versões são sempre usados o nome de um animal por exemplo: a versão 12.04 lts é: the precise pangolin, que em português é o pangolin preciso.

Mac iso

É totalmente gráfico e conhecido pela sua relativa simplicidade de operação;

É bastante semelhante ao sistema Windows;

Foi otimizado por chips, que tem mais velocidade;

Permite rodar um sistema Windows ou Linux, mas é necessário a averiguação de compatibilidade;

Só funciona em máquinas fabricadas pela própria Apple;

Os Mac os são feitos sob medidas para o sistema operacional, assim não costuma apresentar problemas de configurações, compatibilidade com acessório;

Tem os preços mais elevado que os demais sistemas.

Windows

·         É um sistema operacional criado pela Microsoft;

·         É um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões;

·         É o sistema operacional mais usado em computadores pessoais no mundo;

·         Muitas de suas copias são ilegais;

·         Sua interface é baseada em itens visuais, como ícones janelas, menus;

·         Para arquivar não poderá usar dois objetos com o mesmo nome na mesma pasta;

·         Não poderá usar os caracteres

·         Deve estar sempre a proteção de antivírus pois é muito vulnerável aos vírus;

·         Tem a grande vantagem de serem compatíveis com programas comerciais e jogos;

·         É monousuário, pode ate ter varias contas, mas poderá entrar somente com usuário de cada vez.

·          

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui