PERSPECTIVAS ACTUAIS DA AGRICULTURA EM MOÇAMBIQUE

INTRODUÇÃO A LIÇÃO: 

Estimado aluno, na lição anterior iniciamos o estudo sobre a agricultura, destacando o conceito, importância e a história do seu surgimento. Na presente lição, falaremos sobre as perspectivas actuais da agricultura em Moçambique, destacando o estágio actual da agricultura no nosso país.

OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM

Estimado aluno:
Ao terminar o estudo desta lição, deverás ser capaz de:
Indicar as perspectivas da agricultura em Moçambique; e
Caracterizar o estágio actual da agricultura em Moçambique.

Perspectivas actuais da agricultura em Moçambique 
Nos últimos anos, o sector da agricultura em Moçambique conheceu ligeirás mudanças, contudo, ainda prevalecem alguns desafios. Vamos nesta lição, conhecer o estágio actual da agricultura em Moçambique.
A situação actual da agricultura em Moçambique pode ser vista em cinco vertentes:

A nível do ambiente social
O governo pretende aumentar a produção e produtividade, com vista a garantir a segurança alimentar da população, face ao seu actual crescimento.

Ao nível de tecnologias
O governo está a introduzir novas tecnologias para melhoramento da produção, através da implementação de sementes melhoradas, adubos inorgânicos, uso de máquinas para a lavoura, sistemas de rega, variedades resistentes à seca e pragas, etc.

Ao nível de serviços de extensão
Estes serviços consistem no envio de técnicos do Ministério da Agricultura às zonas rurais, para mostrarem e aconselharem os agricultores do sector familiar sobre o uso de melhores tecnologias, com o objectivo de melhorar a produção.

Ao nível de programas de pesquisa
O governo tem fornecido conhecimentos técnicos e científicos aos camponeses do sector familiar e cooperativo, através de cursos de formação.

Ao nível de programas de ajuda
O governo tem estabelecido parcerias com as Nações Unidas e ONGs, com o objectivo de fornecer assistência técnica aos camponeses, através do envio de especialistas de países como o Vietname e a China, para a produção do arroz e do trigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui