HISTÓRIA DO SURGIMENTO DA QUÍMICA COMO CIÊNCIA.

História do surgimento da Química

A Química é uma parte integrante do nosso dia-a-dia e, ao longo dos tempos, tem vindo a transformar as nossas vidas. Hoje em dia não é possível imaginar a nossa vida sem a Química.

Os nossos antepassados utilizavam o que a Natureza lhes dava. Porém, com o passar do tempo, eles foram aprendendo a modificar esses elementos da Natureza.

Por exemplo, aprenderam a extrair metais e a transformá-los em utensílios. Também aprenderam a produzir álcool através da fermentação de sucos de frutas. 
A maneira de produzir, por exemplo, os medicamentos, foi durante vários séculos, considerada uma arte misteriosa, muito embora não passasse de um resultado da curiosidade e da criatividade humana. 
A curiosidade e a criatividade humanas estão na base da criação da Química, pois estimulam o Homem a pesquisar continuamente formas úteis de transformar o que a Natureza fornece.

1. 2. 2 - As fases da história do surgimento da Química
A história do surgimento da Química como Ciência pode ser resumida em quatro fazes, a saber:
 
1ª - Fase: Antiguidade;
2ª - Fase: Idade média;
3ª - Fase: Idade moderna;
4ª - Fase: Idade contemporânea.
 

1ª – Fase: Antiguidade (Idade Antiga) → “ de 4000 anos a. C. até ao Séc. V e. C.”
É o período da história que é contado a partir do desenvolvimento da escrita, mais ou menos 4000 anos antes de Cristo, até a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 da Era Cristã.
O marco mais importante na antiguidade foi a descoberta do fogo. 
O homem usava o fogo para preparar os alimentos e transformar os metais, a pedra, a madeira e os ossos em utensílios domésticos (copos, colheres, pratos, panelas), objectos de utilidade agrícola (ancinhos, enxadas, etc.) e ferramentas para a construção de casas e para a caça.
Ainda na antiguidade, o homem usava o fogo para a produção de vidro, produtos de cerâmica entre outros.

2ª – Fase: Idade média (era da alquimia) → “ de Séc. V até Séc. XV”
É um período da história entre os séculos V e XV da nossa era. Inicia-se com a Queda do Império Romano do Ocidente e termina durante a transição para a Idade Moderna.
A Química desenvolveu-se a partir da Alquimia que foi praticada por muito na Europa, na China, na Índia e no Egipto. 
Alquimia – era uma arte mística conhecida como Química da antiguidade ou da idade média cujo principal objectivo era a transformação dos elementos em outros. 

Os três (3) objectivos da alquimia:
I - Transformar metais não nobres em ouro (Pedra filosofal);
II - Obter um remédio que curasse todas as doenças e dar uma longa vida (Elixir de longa vida);
III - Criar uma vida humana artificial (homúnculos).
A alquimia, apesar de não ter sido uma Ciência, permitiu o desenvolvimento de muitos procedimentos e conhecimentos que mais tarde foram utilizados actualmente na Química.

3ª – Fase: Idade moderna (surgimento da Química como Ciência) → “ de Séc. XV até Séc. XVIII”
Período entre os séculos XV a XVIII.
Foi um período cheio de mudanças e acontecimentos mundiais. Por volta do séc. XVIII por intermédio de Robert Boyle e Antoine Lavoisier, a Química passou a ser considerada uma Ciência. Passou a ter um objecto e métodos próprios de estudo.

4ª – Fase: Idade contemporânea → “ de Séc. XVIII até tempos actuais”
Carácteriza-se pelo facto de os cientistas usarem métodos modernos para descobrir substâncias através de Experiências Químicas. É um exemplo disso, a descoberta de Oxigénio por Pristley, a lei da conservação de massa que veremos mais tarde, entre outras descobertas.

A palavra Química deriva do grego “Khemia”, que significa arte de transformar os metais.
Assim, a Química desenvolveu-se da Alquimia. 

A Alquimia - era uma arte praticada na idade média que combinava elementos da medicina, astrologia, física, religião, etc. e apesar de não ter carácter científico contribuiu para o desenvolvimento de instrumentos e de técnicas que mais tarde passaram a ser usados na Química.

A Química como Ciência surgiu no século XVIII, através de Lavoisier (químico francês), hoje considerado “pai da Química”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui