O caso dos EUA ate 1929

Para os EUA este é considerado de periodo de prosperidade e tudo nos EUA decoria as maravilhas.A Europa, em especial e grande parte dos paises do mundo no geral dependia na economia Americana.

1.Enquanto a Europa e outras partes do mundo sofriam com as destruiçoes da primeira mundial , os EUA não sofreram porque não se emvolveram directamente a sua industria não foi afectada nem as suas imfra-estruturas.

2.De tudo isto resultou que a sua economia torna-se forte e saudavel, e, os EUA garatiam emprestimos aos paises europeus em especial a Alemanha, que com etes pagava as indeminizaçoes de guerra a França e Inglaterra, por sua vez usavam o dinheiro para pagar as dividas de guerra dos EUA tornando-se desta forma os EUA os maiores credores dos estados europeus.

3.Do ponto de vista politico, os EUA não contavam com nenhum inimigo do presente e futuro não enxistiam classes sociais privilegiadas.Todos os cidadoes tinham as mesmas possibilidades socialmente, embora que não pratica , não fosse real devido aos problemas de descriminaçao racial.

4.Os sectores economicos de grande desenvolvimento dos EUA neste eramː

-A rede ferroviaria,

-Industria automavel,

-As industrias de maquinas e equipamentos,

-A produçao de petroleo, do carvao, do asso, do ferro, do aluminio, do enxofre do algodao, ocupando os primeiros lugares da produçao mundial.

II O Caso da Alemanha

Ao contrario dos EUA a Alemanha no mesmo periodo vivia uma situaçao de profunda crise atabilidade politica, economica e social resultante das destruiçoes de derrotas da I mundial guerra e as pesadas indeminizaçoes que era forçada a pagar em funçao do tratado de versalhes por isso a situaçao na alemanha era caracterizada porː

*Elevada infacçao,

*Alta taxa de desemprego,

*A grande desvalorizaçao da moeda,

*Elevado numero de desempregados.

O que provocava a insatisfaçao e o descontetamento levado a grandes manifestaçoes e ate tentativas de golpes de estado.

A crise da economia levou a chanceler (primeiro ministro) alemao, Gustav Stresemann, a lançar em novembro de 1923 uma nova moeda entre outras medidas para controlar a imper-flaçao.Essas medidas tiveram algum exito pos em 1928 a produçao alema regreçou aos mesmos niveis de 1913 ou seja aos niveis inferiores a primeira guerra mundial.

Nesse mesmo mês de novembro de 1923, ocorreu em Munique uma tentativa de golpe de estado que fracassou.O seo lider era Adolfo Hitler, que fez assim a sua apariçao nacena politica alema.

Em Otubro de 1925, Alemanha, França, Belica, Inglaterra e Italia assinaram o Tratado de Locarno , que reconhecia as fronteiras entre a franca, Belica e Alemanha.

A Inglaterra, a Italia e a Belgica comprometiam-se a ajudar a França se, enventualte, as tropas alemas viessem a recuperar a regiao de Renania.

 

O caso da Italia

A Italia foi um dos paises onde mais se fiseram sentir as dificuldades depois da guerra e onde a conflitualidade social se tornou de facto um problema serio as razoes pela qual foram a grande  imflaçao ː

*Alta taxa de desemprego ,

*Desvalorizaçao constante da sua moeda,

*Elevado numero de desmobilizados da guerra que regresso a vida civil emprego.

Durante esse periodo surgira em italia importantes surtos grevitas e ocupaçao de fabricas e de grandes propriedades agricolas.Esste acontecimento demostrara a radicalizaçao de movimento operario, cuja a unidade se rompeo com divisao do partido socialista em tres formaçoes politicas , entre as quais o partido comunista italiano.

Consequenciasː

*Manifestaçao nas ruas,

*Greves e ocupaçoes de fabricas de grandes propriedades agricolas provocando o aumento de clima de tençao e o descotentameto em relaçao ao regima em vigor.

CONCLUSÃO

Depois de uma pesquisa feita concluimos que os EUA era considerado de periodo da prosperidade porque tudo nos EUA decoria as maravilhas e a situaçao socio plititica da Italia esta decoria tambem na Alemanha  porque o Densevolvimento Socio-Politica destacou-se mais na Italia e Alemanha.

 

BIBLIOGRAFIA

Ø  Firoza Bicá Bijal e Ilidio Mahilene, Longman, Maputo-2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui