O Treinamento Como Ferramenta Estratégica Na Gestação De Recursos Humanos Conceitos de treinamentos

Os treinamentos tem a finalidade de adequar a pessoa e cultura da empresa, mudar atitudes dos funcionários, desenvolver pessoas, adapta-las para lidar com a modernização da empresa, desfrutar da competência humana, ou seja, gozar da capacidade que o ser humano tem de aprender, maximizar o desenvolvimento profissional.

De acordo com Chiavenato (2009, p. 389) “ […] o treinamento é o processo educacional focado no curto prazo e aplicado de maneira sistemática e organizada através do qual as pessoas aprendem conhecimento, habilidades e competências em função de objectos definidos”.

 A firma que antes alguéns especialistas em recursos Humanos consideravam o treinamento como meio para adequar cada pessoa ao seu cargo, e com isso, desenvolver a força de trabalho na organização a partir dos cargos preocupados “. Na área de recursos Humanos o treinamento consiste no método de desenvolvimento para capacita-los, aumentado a produtividade do individuo onde com isso o mesmo irá colocar da melhor forma obtenção dos objectivos organizacionais. Ampliar a capacidade produtiva dos individuo em suas funções, instigando suas condutas, sendo esta a finalidade do treinamento.

Para Marcos (2009, p. 145) “[…] o treinamento corresponde a um processo de assimilação da cultura em curto prazo que o objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente á exceção de tarefas ou a sua otimização no trabalho “. O treinamento representa o meio educativo no qual esta concentrado em um tempo determinado, administrado de modo metódico por meio no qual os indivíduos assimilam aptidões visado propósitos já definidos.

 

Objectivos de treinamento

O treinamento tem por objectivo capacitar os indivíduos e desempenhar de forma rápida as várias actividades pertinentes a função ocupada, favorecer chances para constante crescimento individual, não somente a actual função mais em diversas outras funções elevado grau de complexidade. Modificar o costume dos indivíduos consistente em conceder um ambiente agradável no meio deles ou para acrescentar-lhes estímulo torna-os sensíveis ao novo métodos de gerenciamento.

Para Chiavenato (2009, p. 390) “ os principais objectivos de treinamento são:

Ø  Preparar as pessoas para execução e mediata das diversas tarefas do cargo;

Ø  Proporcionar oportunidades para contino desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos actuais, mais também para outras funções mais complexas e elevadas;

Ø  Mudar atividade das pessoas seja para criar um clima mais satisfatório entre elas ou para aumentar-lhes a motivação e torna-las mais receptivas as novas técnicas de gestão.

Para Carvalho, Nascimento e Serafim (2012, p. 186), “[…] os objectivos de capacitação refletem as mudanças económicas, tecnológicas e sociais do mercado em que a empresa actua, exigindo efectividade de planos de formação profissional que seja flexíveis, dinâmicos e atualizados”.

O treinamento consiste na actividade responsável que se destina a transmitir o conhecimento tendo como objectivo alcançar a eficiência, desenvolvendo as habilidades alvejando o crescimento nos aspectos profissional bem como a cultura do individuo como também da organização no que diz respeito a aquisição e manutenção de uma mão-de-obra qualificada mais apta para compreender e superar os desafios.

 

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