O Treinamento Como Ferramenta Estratégica Na Gestação De Recursos Humanos Conceitos de treinamentos
Os treinamentos tem a finalidade de adequar a pessoa e cultura da empresa, mudar atitudes dos funcionários, desenvolver pessoas, adapta-las para lidar com a modernização da empresa, desfrutar da competência humana, ou seja, gozar da capacidade que o ser humano tem de aprender, maximizar o desenvolvimento profissional.
De acordo com Chiavenato (2009, p. 389) “ […] o treinamento é o processo
educacional focado no curto prazo e aplicado de maneira sistemática e
organizada através do qual as pessoas aprendem conhecimento, habilidades e
competências em função de objectos definidos”.
A firma que antes alguéns
especialistas em recursos Humanos consideravam o treinamento como meio para
adequar cada pessoa ao seu cargo, e com isso, desenvolver a força de trabalho
na organização a partir dos cargos preocupados “. Na área de recursos Humanos o
treinamento consiste no método de desenvolvimento para capacita-los, aumentado
a produtividade do individuo onde com isso o mesmo irá colocar da melhor forma
obtenção dos objectivos organizacionais. Ampliar a capacidade produtiva dos
individuo em suas funções, instigando suas condutas, sendo esta a finalidade do
treinamento.
Para Marcos (2009, p. 145) “[…] o treinamento corresponde a um processo
de assimilação da cultura em curto prazo que o objetiva repassar ou reciclar
conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente á exceção de
tarefas ou a sua otimização no trabalho “. O treinamento representa o meio
educativo no qual esta concentrado em um tempo determinado, administrado de
modo metódico por meio no qual os indivíduos assimilam aptidões visado
propósitos já definidos.
Objectivos de treinamento
O treinamento tem por objectivo capacitar os indivíduos e desempenhar de
forma rápida as várias actividades pertinentes a função ocupada, favorecer
chances para constante crescimento individual, não somente a actual função mais
em diversas outras funções elevado grau de complexidade. Modificar o costume
dos indivíduos consistente em conceder um ambiente agradável no meio deles ou
para acrescentar-lhes estímulo torna-os sensíveis ao novo métodos de
gerenciamento.
Para Chiavenato (2009, p. 390) “ os principais objectivos de treinamento
são:
Ø Preparar as pessoas para
execução e mediata das diversas tarefas do cargo;
Ø
Proporcionar oportunidades para contino desenvolvimento pessoal, não
apenas em seus cargos actuais, mais também para outras funções mais complexas e
elevadas;
Ø Mudar atividade das pessoas
seja para criar um clima mais satisfatório entre elas ou para aumentar-lhes a
motivação e torna-las mais receptivas as novas técnicas de gestão.
Para Carvalho, Nascimento e Serafim (2012, p. 186), “[…] os objectivos
de capacitação refletem as mudanças económicas, tecnológicas e sociais do
mercado em que a empresa actua, exigindo efectividade de planos de formação
profissional que seja flexíveis, dinâmicos e atualizados”.
O treinamento consiste na actividade responsável que se destina a
transmitir o conhecimento tendo como objectivo alcançar a eficiência,
desenvolvendo as habilidades alvejando o crescimento nos aspectos profissional
bem como a cultura do individuo como também da organização no que diz respeito
a aquisição e manutenção de uma mão-de-obra qualificada mais apta para
compreender e superar os desafios.