O Inquérito (cont.)

 Passos a seguir na produção de um inquérito

 Reunir o estado dos conhecimentos (documentação) sobre a

questão;

 Encontrar uma boa pergunta;

 Levantar hipóteses;

 Verificar as hipóteses levantadas;

 Apresentar a conclusão.

Objectivos do inquérito

 Estimar grandezas absolutas

Exemplo: se se pretender realizar um trabalho de pesquisa sobre o

HIV/SIDA em Moçambique, é aconselhável inquirir um número grande

de instituições ligadas a esta doença que possam fornecer dados

estatísticos sobre o número total de doentes com SIDA.

 Estimar grandezas relativas.

Exemplo: Nas províncias, esse estudo pode ser feito, através de

inquérito às Direcções Provinciais de Saúde.

 Descrever uma população ou subpopulação.

Exemplo: Determinar as características dos portadores do

HIV/SIDA.

 Levantar e verificar hipóteses.

Exemplo: Constituirão as mulheres o grupo mais vulnerável ao

HIV/SIDA?

Exemplo: serão as zonas fronteiriças os locais favoráveis ao

HIV/SIDA?

 Depois, verificar se as hipóteses correspondem à realidade

através de respostas dos inquiridos.

Caro aluno, de certeza que sabe o que é uma pergunta. Aliás você próprio

já fez várias perguntas, na vida. O que você deve não saber é o tipo de

perguntas que podem ser formuladas no inquérito, não é verdade?

Como sabe, um inquérito é, basicamente, um conjunto de perguntas.

Então quais são os tipos de perguntas a serem colocadas num inquérito?

Ora, quanto ao conteúdo, distinguem-se duas grandes categorias de

questões:

a) Aquelas que se debruçam sobre factos – cuja resposta é

objectiva e verificável de outra forma.

Exemplo: A que novela assistiu ontem?

b) Aquelas que se debruçam sobre opiniões, atitudes,

preferências, isto é, questões carregadas de uma certa

subjectividade.

Exemplo: Acha que a linguagem usada neste texto é objectiva?

Quanto à forma, as perguntas podem dividir-se em dois grupos:

a) Questões abertas – que são aquelas que a pessoa responde como

quer, fazendo uso do seu vocabulário pessoal e tecendo

comentários que julgar pertinentes.

b) Questões fechadas – neste caso, depois de colocada a questão, o

inquirido deve escolher uma resposta de entre um conjunto de

respostas que o inquiridor lhe fornece.

Vantagens de inquéritos

É uma forma eficiente de colectar informação de um grande número de

respondentes. São possíveis grandes amostras. Podem ser usadas para

determinar a validade, a fiabilidade de dados.

Os inquéritos são flexíveis no sentido em que uma grande variedade de

informação pode ser recolhida. Eles podem ser usados para estudar

atitudes, valores, crenças e comportamentos passados.

São relativamente fáceis de ministrar.

Há uma economia da colecta de dados devido à focalização

providenciada por questões padronizadas.

Apenas questões de interesse para o pesquisador são colocadas, gravadas,

codificadas e analisadas. Tempo e dinheiro não são gastos em questões

tangenciais.

Desvantagens do inquérito

Eles dependem da motivação dos sujeitos, a sua honestidade, e

capacidade de resposta. Os inquiridos podem não estar conscientes das

suas razões para qualquer acção. Eles podem não estar motivados para

dar respostas correctas.

Os inquéritos não são apropriados para estudar fenómenos sociais

complexos;

Os inquéritos com questões fechadas podem ter baixa validade quando

pesquisam variáveis afectivas.

Muito bem, caro estudante! Está de parabéns por estar a progredir com

sucesso no estudo deste módulo! Preste atenção ao resumo desta unidade

temática, para que você possa consolidar o que acabou de aprender.

Texto Como vai a sua escrita? 1. Escreve para além do que é exigido pelo professor de Português? 

Sim ___ Não ____ 2. Se sim, as preferências vão para: Cartas ____ Poemas ____ Diário ____ 3. Se não, é porque: Não vê utilidade ___Considera a escrita inútil ___ Pensa que ninguém o leria ____Sente dificuldade em se expressar___ Não tem tempo ___ Outra razão ___ 4. Na sociedade actual, saber escrever é: Desnecessário ____ Útil ____ Indispensável ____


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