NOTAÇÃO DENTÁRIA

 É uma fórmula prática de registrar e/ou determinar a posição de cada unidade dentária no arco, assim como suas respectivas características anatômicas, especificando qual é o elemento a que se refere, em que arcada este se encontra e a qual dentição ele pertence (temporária ou permanente).

Divisão de Dentes por Quadrantes

É o modo de registro em que duas linhas perpendiculares entre si dividem o plano em quadrantes, uma linha vertical que equivale à linha mediana e uma linha horizontal que representa a linha de oclusão. Estas linhas dividem o arco dental em hemiarcada. Cada dente de uma hemiarcada é representado por um número específico, sendo este em algarismo romano para a dentição decídua e em algarismo arábico para a dentição permanente.

Sistema de Dois Dígitos

É um método proposto por Jochem Viehl, de Berlim, Alemanha, foi aprovado pela Federação Dental Internacional, Federation Dentaire Internationale (FDI), e aceitado pela Organização Internacional de Normas na Forma de Identificação de Vítimas de Catástrofes da Interpol. O sistema de dois dígitos serve como um método padronizado e torna fácil a sua compreensão, uso e ensino.

O sistema consiste na enumeração dos dentes permanentes e decíduos com dois algarismos arábicos representando cada elemento de um hemiarco. O primeiro dígito corresponde ao quadrante em que o elemento dental se situa, e o segundo ao número do dente no arco, seguindo a quadro de codificação das unidades dentárias abaixo. A numeração dos quadrantes direciona-se no sentido horário a partir do correspondente ao quadrante superior direito, reservando os dígitos de 1 a 4 aos dentes permanentes e de 5 a 8 para os temporários.

O quadrante 1 corresponde ao lado superior direito da dentição permanente. Todos os dentes deste lado são numerados por dois dígitos, sendo que o primeiro é o número 1 e o segundo dígito é o número do dente do quadrante, relacionando, assim, o incisivo central superior direito (dente 11), o incisivo lateral superior direito (dente 12), e assim sucessivamente, até o 18, que se refere ao 3º molar superior direito.

 O quadrante 2 corresponde ao lado superior esquerdo. Todos os dentes deste quadrante são numerados primeiramente com o dígito 2 e, em seguida, com o número correspondente ao dente. Exemplo: a unidade dentária 22 que corresponde ao incisivo lateral esquerdo. 

O quadrante 3 corresponde ao lado inferior esquerdo, seguindo a mesma regra. Exemplo: a unidade dentária 33 corresponde ao canino inferior esquerdo. 

O quadrante 4 corresponde ao lado inferior direito. Por exemplo: a unidade dentária 45 corresponde ao 2º pré-molar inferior direito.

Para a dentição decídua: Segue o mesmo raciocínio

Quadrante 5 - quadrante superior direito

Quadrante 6 - quadrante superior esquerdo

Quadrante 7 - quadrante inferior esquerdo

Quadrante 8 - quadrante inferior direito.

Os periodontistas costumam dividir a boca em seis partes, cada uma delas.

chamada de sextante. As numerações utilizadas para cada sextante são as mesmas para dentição permanente e decídua. Desta forma, os sextantes são divididos em: molares e pré-molares superiores direito (1); incisivos centrais, laterais e caninos superiores (2); molares e pré-molares superiores esquerdos (3); molares e pré-molares inferiores esquerdos (4); incisivos centrais, laterais e caninos inferiores (5); molares e pré-molares inferiores direito (6).


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui