Conceito de Geografia
Caro estudante, a medida que for aprofundando os seus conhecimentos na disciplina de Geografia vai entender que não é fácil defini-la devido a complexidade de conteúdos que estuda, porém, a origem etimológica da palavra Geografia vem dos gregos da Antiguidade, a mais de 2000 anos, onde: Geo (Terra) + grafia (descrição) = descrição da Terra.
Assim, inicialmente a descrição da Terra era feita duma forma simples e pura, hoje o campo de estudo da Geografia é complexo; A Geografia pode ser definida como sendo a ciência que localiza, distribui, interpreta, analisa e correlaciona factos e fenómenos fisico-naturais e humanos que ocorrem à superfície da Terra, atendendo as relações causa-efeito ligadas a interacção natureza-sociedade.
Objecto de Estudo da Geografia
O objecto de estudo da Geografia é o espaço ou a superfície terrestre onde ocorrem os diversos fenómenos tanto físico-naturais como humanos. Importa referir que na superfície coexistem a natureza e a sociedade.
As interacções natureza – sociedade podem ser: Positivas: por exemplo, os recursos naturais indispensáveis para a existência material da sociedade. No processo de produção de bens materiais, o Homem exerce a sua influência sobre a natureza ao utilizá-la, modifica-a e transforma-a para o seu aproveitamento, transformando-se a si próprio.
Negativas: por exemplo as cheias, as secas que são fenómenos naturais têm impacto muito negativo na sociedade, provocam mortes, fome, migrações, instabilidade social e económica, etc.; As queimadas, o desflorestamento que são práticas da sociedade têm impactos negativos na natureza tais como a destruição dos solos, desaparecimento de espécies, alterações climáticas, entre outros. Há toda uma necessidade de mudança de atitude e comportamento com vista a conservação do meio.
As Grandes Divisões da Geografia
Como você acabou de saber, o campo de estudo da Geografia é muito
vasto, daí a necessidade da divisão da ciência geográfica em dois grandes
ramos:
- Geografia Física – que investiga os factos e fenómenos físiconaturais;
- Geografia Humana – que investiga os factos e fenómenos da
sociedade.
Cada um destes ramos pode ser estudado de uma forma geral ou regional.
Entre a Geografia Física e Geografia Humana existem inter-relações
mútuas; não é possível estudar a natureza (Geografia Física) sem nos
referirmos a influência que a sociedade exerce sobre ela, assim como não
se podem realizar estudos sobre a sociedade (Geografia Humana) sem
considerar a natureza.