COMÉRCIO; TURISMO E DESPORTO
Comércio
O comércio baseia-se na troca
voluntária de produtos.
As trocas podem ter lugar entre dois parceiros (comércio bilateral) ou entre
mais do que dois parceiros (comércio multilateral). Na sua forma original, o
comércio fazia-se por troca directa de produtos de valor reconhecido como diferente pelos dois
parceiros, cada um valoriza mais o produto do outro. Os comerciantes
modernos costumam negociar com o uso de um meio de troca indirecta, o dinheiro. É
raro fazer-se troca directa hoje em dia, principalmente nos países
industrializados. Como consequência, hoje podemos separar a compra da venda.
A invenção do dinheiro (e subsequentemente do crédito, papel-moeda e dinheiro
não-físico) contribuiu grandemente para a simplificação e promoção do
desenvolvimento do comércio. Na Idade
Média, o comércio (Mercatura) era classificado como uma das artes mecânicas.
A maioria dos economistas aceita a teoria de que o comércio beneficia ambos
os parceiros, porque se um não fosse beneficiado, ele não participaria da troca
e rejeitam a noção de que toda a troca tem implícita a exploração de uma das
partes. O comércio, entre locais, existe principalmente porque há diferenças no
custo de produção de um determinado produto comerciável em locais diferentes.
Como tal, uma troca aos preços de mercado entre dois locais beneficia a ambos.
O comércio mundial é regulamentado pela Organização Mundial de Comércio.
O comércio pode estar relacionado à economia
formal, legalmente estabelecido, com firma registada, dentro da lei e pagando
impostos, ou pode ainda estar relacionado à economia informal, que são as actividades à margem da formalidade,
sem firma registada, sem emitir notas fiscais, sem pagar imposto.
Vendedor é o profissional da área de vendas responsável pela troca de um produto ou serviço por um determinado valor.
Estipula prazos e condições de pagamento e fornece
desconto nos preços. Planeia actividades de vendas e define itinerários. Compra,
prepara e transporta mercadorias para venda, visita fornecedores, faz
levantamento de preços e negoceia preços e condições. Também é conhecido como
"profissional de vendas".
Comércio nacional é a troca ou permuta que se restringe ao mercado doméstico.
No mercado doméstico, uma empresa confronta-se apenas
com um único conjunto de problemas económicos, competitivos e de mercado e
essencialmente precisa lidar com apenas um conjunto de consumidores, embora a
empresa possa ter vários segmentos neste mesmo mercado.
O comércio internacional é a troca de bens
e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos
países, ele representa uma grande percentagem do PIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da
humanidade mas a sua importância económica, social e política tornou-se
crescente nos últimos séculos. O avanço industrial dos transportes, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais, tiveram grande impacto no incremento deste
comércio. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o
fenómeno da globalização.
Turismo
Embora não haja uma definição única do que seja Turismo,
as Recomendações da Organização Mundial de Turismo/Nações Unidas
sobre Estatísticas de Turismo,
definem-no como "as actividades que as pessoas realizam durante suas
viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros."
Esta definição têm o inconveniente de privilegiar
o lado da procura e não relevar [u1] a oferta, incluindo no turismo as actividades
desenvolvidas pelos visitantes e colocando de lado todas as actividades
produtoras de bens e serviços criadas para servir directa e indirectamente os
visitantes.
Há uma definição mais completa, que considera "o
turismo como o movimento temporário de pessoas para destinos fora dos seus
locais habituais de trabalho e residência, as actividades desenvolvidas durante
a permanência nesses destinos e as facilidades criadas para satisfazer as suas
necessidades". Evidenciando, assim, a complexidade da actividade turística
e as relações que esta envolve.
Noutro ponto de vista, Turismo define-se a ciência
do turismo através da turismologia: "A Ciência Social de factos, obtida
por um processo consecutivo, o qual abrange várias medidas de movimento,
motivação e uso do espaço turístico, que é a base que suporta a estrutura e
super estrutura do homo turísticus.
Turista é um visitante que se desloca voluntariamente por
período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho (sem este ter por motivação, a obtenção de lucro) pernoitando nesse mesmo lugar. Já um excursionista é um visitante que,
embora visite esse mesmo lugar, não pernoita.
Moçambique, Pontos de interesse:
Ilha de
Moçambique: A Ilha de Moçambique é uma cidade
insular situada na província de Nampula, na região norte de Moçambique, que deu
o nome ao país do qual foi a primeira capital.
Arquipélago
de Bazaruto: O arquipélago de Bazaruto é um
grupo de ilhas no Oceano Índico, localizadas ao longo da costa de Moçambique.
As ilhas alongam-se de norte a sul por aproximadamente 55 km e estão a cerca de
uma quinzena de quilómetros do continente africano. Ilhas: Magaruque Island, Ilha de Santa Carolina,
Banque, Shell
Parque
Nacional da Gorongosa: Parque, safári,
elefante, acampamento e reserva de caça.
Quirimbas:
Grupo de ilhas em Moçambique
As Quirimbas são um arquipélago de ilhas coralinas do Oceano
Índico que se estendem ao longo da costa da província de Cabo Delgado, no norte
de Moçambique. Ilhas: Ilha do Ibo, Matemo, Quirimba, Quisiva, Ilha das Rolas
Lago Niassa:
O lago Niassa, mundialmente também chamado de lago Malawi é um dos Grandes
Lagos Africanos e está localizado no Vale do Rift, entre o Malawi, a Tanzânia e
Moçambique. Afluentes: Ruhuhu River; Peixe: Kampango, Tilapia rendalli; Ilhas: Ilha Likoma, Chizumulu Island.
Museu de História Natural de Moçambique.
Jardim Botânico Tunduru.
Desporto
Realizar exercício físico, seja em que idade for, traz
um conjunto de benefícios, não só a nível físico, como psíquico e social.
A nível físico é sabido que o desporto ajuda no
combate à obesidade, reduz o risco de doenças cardiovasculares, fortalece
músculos, ossos e articulações.
A nível psíquico, eleva a auto-estima dos
praticantes, pois este desenvolve um conjunto de habilidades que antes não
possuía e melhora o seu aspecto físico, tendo consequentemente uma melhor
imagem de si.
A nível social, o desporto assume-se como um lugar
privilegiado para se realizarem laços sociais de amizade, permitindo a partilha
de sentimentos e dando ao indivíduo a sensação de pertença a um grupo.
No Desporto pode-se aprender:
O valor da saúde, pois a prática desportiva apela
à adopção de um estilo de vida saudável;
O valor da cooperação, pois num desporto de equipa
só se conseguem atingir os objectivos quando todos unem esforços em torno de um
projecto comum;
O valor do respeito, ou reconhecimento que todos
erram e que o mais importante é apoiar os colegas nos maus momentos, para que
os colegas façam o mesmo;
O valor da amizade, pois a prática desportiva
favorece a possibilidade de se fazerem amigos;
O valor da justiça, recusando vantagens
injustificadas e reconhecendo no adversário um elemento indispensável sem o
qual não há competição;
O valor da multiculturalidade, pois na prática
desportiva, os mais jovens partilharão o mesmo espaço com crianças de
diferentes meios económicos e culturais, contribuindo para o respeito pelas
diferentes culturas;
O valor do empenho, pois aprenderão que para se
atingir um determinado objectivo é necessário, muito trabalho, esforço e
dedicação, sem os quais nunca obterão sucesso;
O valor da derrota. O desporto ensina as crianças
a compreenderem que a vida se faz de sucessos e insucessos e que é importante
aprender com os insucessos que vão surgindo ao longo da vida.