COMÉRCIO; TURISMO E DESPORTO

 Comércio

O comércio baseia-se na troca voluntária de produtos. As trocas podem ter lugar entre dois parceiros (comércio bilateral) ou entre mais do que dois parceiros (comércio multilateral). Na sua forma original, o comércio fazia-se por troca directa de produtos de valor reconhecido como diferente pelos dois parceiros, cada um valoriza mais o produto do outro. Os comerciantes modernos costumam negociar com o uso de um meio de troca indirecta, o dinheiro. É raro fazer-se troca directa hoje em dia, principalmente nos países industrializados. Como consequência, hoje podemos separar a compra da venda. A invenção do dinheiro (e subsequentemente do crédito, papel-moeda e dinheiro não-físico) contribuiu grandemente para a simplificação e promoção do desenvolvimento do comércio. Na Idade Média, o comércio (Mercatura) era classificado como uma das artes mecânicas.

A maioria dos economistas aceita a teoria de que o comércio beneficia ambos os parceiros, porque se um não fosse beneficiado, ele não participaria da troca e rejeitam a noção de que toda a troca tem implícita a exploração de uma das partes. O comércio, entre locais, existe principalmente porque há diferenças no custo de produção de um determinado produto comerciável em locais diferentes. Como tal, uma troca aos preços de mercado entre dois locais beneficia a ambos.

O comércio mundial é regulamentado pela Organização Mundial de Comércio.

O comércio pode estar relacionado à economia formal, legalmente estabelecido, com firma registada, dentro da lei e pagando impostos, ou pode ainda estar relacionado à economia informal, que são as actividades à margem da formalidade, sem firma registada, sem emitir notas fiscais, sem pagar imposto.

 

Vendedor é o profissional da área de vendas responsável pela troca de um produto ou serviço por um determinado valor.

Estipula prazos e condições de pagamento e fornece desconto nos preços. Planeia actividades de vendas e define itinerários. Compra, prepara e transporta mercadorias para venda, visita fornecedores, faz levantamento de preços e negoceia preços e condições. Também é conhecido como "profissional de vendas".

 

Comércio nacional é a troca ou permuta que se restringe ao mercado doméstico.

No mercado doméstico, uma empresa confronta-se apenas com um único conjunto de problemas económicos, competitivos e de mercado e essencialmente precisa lidar com apenas um conjunto de consumidores, embora a empresa possa ter vários segmentos neste mesmo mercado.

 

O comércio internacional é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande percentagem do PIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade mas a sua importância económica, social e política tornou-se crescente nos últimos séculos. O avanço industrial dos transportes, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais, tiveram grande impacto no incremento deste comércio. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenómeno da globalização.

Turismo

Embora não haja uma definição única do que seja Turismo, as Recomendações da Organização Mundial de Turismo/Nações Unidas sobre Estatísticas de Turismo, definem-no como "as actividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros."

Esta definição têm o inconveniente de privilegiar o lado da procura e não relevar [u1] a oferta, incluindo no turismo as actividades desenvolvidas pelos visitantes e colocando de lado todas as actividades produtoras de bens e serviços criadas para servir directa e indirectamente os visitantes.

Há uma definição mais completa, que considera "o turismo como o movimento temporário de pessoas para destinos fora dos seus locais habituais de trabalho e residência, as actividades desenvolvidas durante a permanência nesses destinos e as facilidades criadas para satisfazer as suas necessidades". Evidenciando, assim, a complexidade da actividade turística e as relações que esta envolve.

Noutro ponto de vista, Turismo define-se a ciência do turismo através da turismologia: "A Ciência Social de factos, obtida por um processo consecutivo, o qual abrange várias medidas de movimento, motivação e uso do espaço turístico, que é a base que suporta a estrutura e super estrutura do homo turísticus.

Turista é um visitante que se desloca voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho (sem este ter por motivação, a obtenção de lucro) pernoitando nesse mesmo lugar. Já um excursionista é um visitante que, embora visite esse mesmo lugar, não pernoita.

 

Moçambique, Pontos de interesse:

Ilha de Moçambique: A Ilha de Moçambique é uma cidade insular situada na província de Nampula, na região norte de Moçambique, que deu o nome ao país do qual foi a primeira capital.

Arquipélago de Bazaruto: O arquipélago de Bazaruto é um grupo de ilhas no Oceano Índico, localizadas ao longo da costa de Moçambique. As ilhas alongam-se de norte a sul por aproximadamente 55 km e estão a cerca de uma quinzena de quilómetros do continente africano. Ilhas: Magaruque Island, Ilha de Santa Carolina, Banque, Shell

Parque Nacional da Gorongosa: Parque, safári, elefante, acampamento e reserva de caça.

Quirimbas: Grupo de ilhas em Moçambique

As Quirimbas são um arquipélago de ilhas coralinas do Oceano Índico que se estendem ao longo da costa da província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique. Ilhas: Ilha do Ibo, Matemo, Quirimba, Quisiva, Ilha das Rolas

Lago Niassa: O lago Niassa, mundialmente também chamado de lago Malawi é um dos Grandes Lagos Africanos e está localizado no Vale do Rift, entre o Malawi, a Tanzânia e Moçambique. Afluentes: Ruhuhu River; Peixe: Kampango, Tilapia rendalli; Ilhas: Ilha Likoma, Chizumulu Island.

Museu de História Natural de Moçambique.

Jardim Botânico Tunduru.

Desporto

Realizar exercício físico, seja em que idade for, traz um conjunto de benefícios, não só a nível físico, como psíquico e social.

A nível físico é sabido que o desporto ajuda no combate à obesidade, reduz o risco de doenças cardiovasculares, fortalece músculos, ossos e articulações.

A nível psíquico, eleva a auto-estima dos praticantes, pois este desenvolve um conjunto de habilidades que antes não possuía e melhora o seu aspecto físico, tendo consequentemente uma melhor imagem de si.

A nível social, o desporto assume-se como um lugar privilegiado para se realizarem laços sociais de amizade, permitindo a partilha de sentimentos e dando ao indivíduo a sensação de pertença a um grupo.

No Desporto pode-se aprender:

O valor da saúde, pois a prática desportiva apela à adopção de um estilo de vida saudável;

O valor da cooperação, pois num desporto de equipa só se conseguem atingir os objectivos quando todos unem esforços em torno de um projecto comum;

O valor do respeito, ou reconhecimento que todos erram e que o mais importante é apoiar os colegas nos maus momentos, para que os colegas façam o mesmo;

O valor da amizade, pois a prática desportiva favorece a possibilidade de se fazerem amigos;

O valor da justiça, recusando vantagens injustificadas e reconhecendo no adversário um elemento indispensável sem o qual não há competição;

O valor da multiculturalidade, pois na prática desportiva, os mais jovens partilharão o mesmo espaço com crianças de diferentes meios económicos e culturais, contribuindo para o respeito pelas diferentes culturas;

O valor do empenho, pois aprenderão que para se atingir um determinado objectivo é necessário, muito trabalho, esforço e dedicação, sem os quais nunca obterão sucesso;

O valor da derrota. O desporto ensina as crianças a compreenderem que a vida se faz de sucessos e insucessos e que é importante aprender com os insucessos que vão surgindo ao longo da vida.


revelar???

Super incompleto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui