FUNÇÕES DO QUE

Funções do que

A palavra que pode pertencer a várias categorias gramaticais, exercendo as mais diversas funções sintácticas: advérbio, substantivo, preposição, interjeição, partícula explicativa ou de realce, pronome relativo, pronome indefinido, pronome substantivo interrogativo e como conjunção (Coordenativa) – copulativa, explicativa, adversativa – e como conjunção (subordinativa) – integrante, causal, final, consecutiva, comparativa, concessiva e temporal.

Nesta lição, reservamo-nos para tratá-lo como pronome relativo, conjunção subordinativa integrante, causal e consecutiva.

Caro/a estudante! Lembre-se que você para além der ser estudante, você ‘e filho/a, mas também você é neto/a. Assim também é a palavra “que”.

Funções e classificações do “que”

Pronome relativo

O que é pronome relativo quando refere-se a um termo (por isso mesmo chamado antecedente), substantivo ou pronome, ao mesmo tempo que serve de conectivo subordinado entre orações. Geralmente o pronome relativo introduz uma oração subordinada adjectiva, nela desempenha uma função substantiva. Neste caso, pode ser substituído por qual, o qual, a qual, os quais, as quais.

Conjunção integrante, causal e consecutiva

A palavra que é uma conjunção subordinativa quando introduz orações subordinadas substantivas adverbiais. Essas orações são subordinadas porque desempenham, respectivamente, funções substantivas e advérbios em outras orações (chamadas principais).

Conjunção integrante

O que é conjunção subordinativa integrante quando introduz oração subordinada substantiva integrante.

Conjunção causal

O que é uma conjunção causal quando introduz orações adverbiais causais, possuindo o valor próximo a porque.

Conjunção consecutiva

O que tem o valor de conjunção subordinativa consecutiva, quando introduz as orações subordinadas adverbiais consecutivas, e é antecedido de tal, tanto.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui